Indústria 4.0: tecnologias e tendências da transformação digital na indústria

Presente na era da tecnologia, a indústria 4.0 aparece para modificar as relações que envolvem produção e inovação.

Durante toda a história da humanidade, avanços na forma como a indústria produz e se relaciona com matérias-primas foram motores importantíssimos de transformação na sociedade.

Explorar novas oportunidades para evolução de processos é um cenário antigo, afinal, quando os primeiros Homo erectus descobriram a existência de um elemento que os protegia do frio, trouxeram a utilização do fogo para a humanidade.

Dessa forma, não seria diferente com os meios de produção. Desde o momento em que o homem passa de possuir o status de consumir apenas aquilo que caça ou planta para aplicar o beneficiamento de matéria-prima, as inovações tornaram-se constantes.

Desse estágio para a primeira Revolução Industrial, ainda em 1760, muita coisa já havia mudado. Nesse momento, o uso de máquinas na indústria e a energia a vapor eram a grande tecnologia aplicada.

E como o próprio nome diz, esse acontecimento revolucionou em todo o mundo as possibilidades de produção, levando a outras que apostaram, por exemplo, no uso de uma fábrica de cilindros para acelerar a produção.

O mundo ainda passaria por alguns outros marcos de evolução, como a segunda revolução com o descobrimento da energia elétrica e a possibilidade de produzir através de linhas de montagem já no século 19.

Uma terceira revolução aconteceu no século 20, onde programas de computadores começaram a ser aplicados dentro da produção.

A terceira revolução já era um indicativo que a indústria caminhava para um momento cada vez mais autônomo e tecnológico, assim como o momento atual, conhecido como indústria 4.0.

O que é a indústria 4.0?

Também conhecida como Quarta Revolução Industrial, essa nova forma de produzir traz em seu DNA a inovação em sua forma mais dinâmica. A grande diferença entre esta e as demais revoluções é para onde o foco da produção está direcionado.

Na produção anterior à indústria 4.0, o foco era justamente o beneficiamento dos produtos, focando o uso de máquinas de qualidade, como um furador de chapas, por exemplo, para que a qualidade aumentasse.

Já na fase atual, a indústria passa a focar nas necessidades do cliente final, buscando atender os anseios e proporcionar comodidade, aplicando essa visão em cada passo da produção.

Buscando encontrar saídas para executar essa facilitação, que é o objetivo da indústria 4.0, o implemento de novas tecnologias, técnicas e automações.

A produção que beneficia a sociedade não deixa de acontecer nessa nova revolução, contudo esses benefícios são frutos de diversos estudos e análises, que trazem resultados diretos na qualidade final.

Um exemplo desse melhoramento da produção pode ser dado pelo uso de uma peneira molecular, onde sua implementação, além de facilitar a produção como um todo, é resultado de estudos e adaptações técnicas para uso.

Por ter tamanha importância dentro da forma como lida com a produção, a indústria 4.0 tem um grande impacto na sociedade atual.

Impactos da indústria 4.0

Em um primeiro momento, a primeira mudança que pode ser notada na passagem da terceira para a quarta Revolução Industrial é o aumento da aplicabilidade tecnológica na produção.

Contudo, os impactos dessa introdução tecnológica podem afetar positivamente a indústria de diversas outras maneiras. A questão da competitividade no mercado pode aumentar e ser um fator decisivo na escolha do cliente para uma determinada marca.

Se uma empresa que realiza manutenção de chiller, terá maior impacto se adaptar em suas ações formas de atendimento com novas técnicas, tecnologias e estudos na área em que presta serviço.

Em resumo, o mercado como um todo será favorecido não apenas na fase de produção. Isso trará diversos benefícios para a sociedade, afinal a régua de qualidade seguirá aumentando e todos os setores precisarão crescer e adaptar suas práticas.

Alguns estudiosos apontam, inclusive, que as inovações no campo da indústria 4.0 poderão revolucionar as relações socioeconômicas, proporcionando um aumento da igualdade social.

O fato é que, mesmo com todos os desafios, os resultados que surgirão dessa revolução irão percorrer um caminho passando pela evolução dos já conhecidos racks metálicos, por exemplo, até chegar em mudanças permanentes na sociedade.

Conheça abaixo alguns benefícios que se configuram como tendências que vem ganhando força cada vez mais.

Benefícios da indústria 4.0

Transformações constantes, que são a marca dessa nova fase da indústria, ocorrem cada vez de forma mais rápida.

Essa evolução provoca benefícios novos a cada passo, porém muitos deles já podem ser identificados de forma bem consolidada como resultados da indústria 4.0. Seguem alguns deles:

  • Aumento de atitudes sustentáveis;
  • Automação de processos;
  • Foco nas necessidades do cliente;
  • Personalização da produção;
  • Melhorias na relação com a mão de obra.

Conheça as relações benéficas que esses fatores possuem com as práticas de produção.

Aumento de atitudes sustentáveis

Pensar em atitudes sustentáveis para formas de produção é um desafio que vem inerente às novas práticas da indústria atual.

Muitas ações práticas são aplicadas dentro do universos de fábricas e demais produções. Utilizar de recursos naturais, minimizando o impacto sobre elas, é a principal saída para garantir a manutenção da produção verde.

Garantir o bom funcionamento de máquinas que conduzem materiais naturais, como a água, é uma outra atitude dessa tendência. Introduzir peças de controle como uma válvula esfera, por exemplo, é uma forma de garantir essa saída.

Garantir destinação correta de resíduos industriais é mais uma opção de evolução nesse setor, afinal a operação fabril foi responsável pela emissão de gases nocivos à atmosfera durante muitos anos.

Aplicar a vantagem de possuir tecnologia disponível a esse tipo de produção não é uma tarefa difícil, há espaços para melhorias em materiais, processos e mão de obra.

Automação de processos

Agilidade, eficiência e produtividade podem ser consideradas palavras-chave da indústria 4.0. O uso de utilidades que garantam a automação de alguns processos que podem levar tempo da produção vem como uma das maiores tendências desse período.

Diversos materiais podem facilitar a automação, como um sensor indutivo, por exemplo. Entre estes métodos, os mais comuns ainda são o uso de máquinas autônomas.

Estas máquinas colaboram para a aceleração da produção, proporcionando uma otimização de recursos, mão de obra e principalmente tempo.

A qualidade dos produtos também será altamente beneficiada com estas tecnologias de automação. Encaixar em um produto todas as necessidades que irão proporcionar melhoria para o consumidor é possível através das técnicas refinadas e inovadoras da automação.

Foco nas necessidades do cliente

Durante as buscas por um produto, serviço ou atendimento, o cliente sempre dará preferência àquilo que atende às suas expectativas sobre o assunto.

E a indústria 4.0 tem essa preocupação como centro de seus estudos e novas criações, buscando sempre as melhores saídas para colocar em prática todas as etapas essenciais para a realização dessas questões.

Essa relação de beneficiamento vai além da produção, em processos de fábrica. O atendimento online a clientes ganha grande força nesse sentido, o uso de chatbots e interações de inteligência artificial são bons exemplos de aplicação da autonomia.

Com as tecnologias crescendo a cada dia, as relações entre indústria e cliente final, que podem ser beneficiadas por esse melhoramento de processo, só estreitam-se a cada dia.

Personalização da produção

Com a necessidade do cliente estando cada vez mais em foco na indústria 4.0, o uso de materiais que garantem personalização também acompanham o crescimento.

Muitas máquinas precisam de materiais que proporcionam o funcionamento de acordo com a necessidade, uma válvula direcional, por exemplo, vai garantir que os fluídos em uma máquina siga o fluxo necessário para a função.

Essa personalização do processo de produção entra em todas as etapas, pois cada passo dado precisa ser pensado na forma final do produto, que foi pensado inteiramente para uma necessidade específica do cliente.

Essa é uma característica que proporciona um crescimento exponencial de um determinado produto no mercado, afinal os clientes buscam aquilo que melhor se enquadra no que buscam.

Melhorias na relação com a mão de obra

Um dos fatores com maior peso e importância dentro dos processos de produção na indústria é a mão de obra usada nessas etapas.

Diversos profissionais podem estar envolvidos em qualquer uma das fases, sendo então afetados diretamente pelas inovações trazidas pela indústria 4.0.

As relações podem ser modificadas em diversos níveis, desde afetar o nível de envolvimento direto com a ação, até criar novos postos de trabalho.

Quando máquinas automatizadas e novas tecnologias são inseridas, é necessário que existam profissionais qualificados para operar muitas delas, por esse motivo pode haver uma expansão das vagas de trabalho na área.

Do mesmo modo, essas inserções conseguem reduzir o risco de algumas operações de risco, como soldadores, por exemplo. Portanto, a aproximação da tecnologia com os processos entregam à indústria 4.0 um peso de importância considerado indispensável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts