Importância da certificação ISO 9001 para empresas: 4 pontos 

Se formos resumir a importância da certificação ISO 9001 para empresas, podemos dizer que ela contribui para alcançar padrões de excelência na fabricação de produtos e/ou entrega de serviços.

Com isso, os negócios conseguem atender com mais precisão as necessidades dos seus stakeholders e, por consequência, melhorar a imagem da marca, participação no mercado e lucratividade.

O motivo de chegar a resultados como esses é que a ISO 9001 é considerada um selo de qualidade, conferido apenas a companhias que seguem normas e diretrizes que objetivam a melhoria contínua e o aumento da eficiência de seus processos.

Essa certificação está diretamente relacionada à implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), metodologia que dá parâmetros para o alcance de padrões internacionais de qualidade.

Ao ter essa certificação, seus clientes, investidores e parceiros de negócio, têm a certeza de que sua empresa opera seguindo princípios que levam à entrega de soluções mais perfeitas possíveis.

No que se refere à contratação de fornecedores que contam com essa certificação, é a sua companhia que tem a garantia de estar se relacionando com outros negócios que seguem essa mesma premissa de alto padrão de qualidade.

Com isso, parte dos riscos desse tipo de relacionamento é mitigado, contribuindo para a obtenção de mais e melhores resultados para a marca.

Por todos esses motivos, confira agora, neste artigo, os detalhes sobre a importância da certificação ISO 9001 para empresas e quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio.

Qual a ​​importância da certificação ISO 9001 para empresas?

O certificado ISO 9001 é importante porque comprova que a empresa se preocupa com a qualidade de seus produtos e/ou serviços e que, por isso, segue diversas normas e diretrizes internacionais.

Por essa razão, é possível dizer que ter essa certificação é importante para o bom andamento e crescimento de um negócio, pois:

  • garante a excelência das soluções comercializadas;
  • ajuda a elevar o nível de confiabilidade da marca;
  • contribui para a conquista de reconhecimento internacional;
  • fomenta o aprimoramento contínuo do fluxo produtivo da companhia.

Garante a excelência das soluções comercializadas

A ISO 9001 é uma certificação relacionada ao Sistema de Gestão de Qualidade adotado por uma empresa. Entre os diversos princípios que a rege estão:

  • foco no atendimento às necessidades dos clientes;
  • melhoria contínua de processos, bem como no tratamento dessas etapas como parte estratégica para o crescimento do negócio;
  • fomento à tomada de decisões baseadas em evidências;
  • estruturação de boa gestão de relacionamento com os stakeholders da marca.

Por conta dessas diretrizes é que esse certificado contribui para o alcance de um padrão de qualidade de excelência na entrega das soluções comercializadas.

Ajuda a elevar o nível de confiabilidade da marca

Quanto mais qualidade um produto ou serviço tem, mais os consumidores tendem a confiar na marca. Um dos principais motivos é que eles sabem que não terão problemas com suas aquisições.

Trazendo isso para um mercado B2B, contratar fornecedores certificados com a ISO 9001 protege a sua empresa de diversos tipos de riscos característicos dessa contratação, a exemplo dos operacionais, estratégicos, regulatórios, financeiros, entre outros.

Contribui para a conquista de reconhecimento internacional

Se o seu negócio tem como objetivo romper barreiras territoriais, ter a certificação ISO 9001, e contar com fornecedores que também tenham, contribui para essa expansão.

A principal razão é que esse certificado é reconhecido internacionalmente, ajudando a sua empresa a entregar soluções para outros países.

Fomenta o aprimoramento contínuo do fluxo produtivo da companhia

Outro ponto que comprova a importância da certificação ISO 9001 para empresas, é que suas diretrizes fomentam o aprimoramento contínuo dos processos.

Assim, para não perder a certificação, os gestores precisam reavaliar constantemente as operações e metodologias adotadas, a fim de garantir o nível de qualidade entregue. 

Nesse trajeto, pode ser necessária a adoção de novos protocolos, sistemas e recursos tecnológicos, os quais ajudam a companhia a se manter atualizada e competitiva.

Quais benefícios podem ser alcançados com a certificação ISO 9001?

Outra forma de compreender a importância da certificação ISO 9001 para empresas é conhecendo os benefícios que podem ser alcançados com esse selo de qualidade.

Quanto a isso, os que mais se destacam são:

  • aumento do poder de atração e de fidelização de clientes;
  • potencial para elevar o volume de vendas e a lucratividade;
  • melhora da imagem da empresa no mercado de atuação;
  • crescimento do nível de engajamento dos colaboradores;
  • garantia de estar se relacionamento com fornecedores capacitados.

Aumento do poder de atração e de fidelização de clientes

Como dissemos, quanto mais qualidade tem uma solução, maior tende a ser o interesse dos consumidores por ela. Esse é um dos motivos pelos quais empresas certificadas com a ISO 9001 conseguem aumentar seu poder de atração e de fidelização de clientes.

Esse padrão, por sua vez, se torna mais fácil de ser atingido quando a companhia segue diretrizes criadas especificamente para esse fim.

Potencial para elevar o volume de vendas e a lucratividade

A vantagem anterior leva a esta, que é o aumento do potencial da marca para vender mais e, por consequência, gerar mais receita.

Ao seguir o conceito de melhoria contínua dos processos é possível, por exemplo, encontrar meios de reduzir custos operacionais, de aproveitar melhor os recursos e de elevar constantemente o padrão de qualidade das soluções comercializadas.

Com isso, a companhia pode aumentar sua capacidade produtiva e de venda, obtendo mais lucros.

Melhora da imagem da empresa no mercado de atuação

Produtos e serviços de qualidade são extremamente bem-vistos por consumidores e investidores. Afinal, esses dois grupos buscam o melhor custo-benefício no relacionamento firmado com a empresa.

Ao atingir esse patamar, o seu negócio conquista melhor posicionamento no mercado, visto que a imagem da marca estará relacionada à satisfação e ao atendimento pontual e com excelência das necessidades dos clientes. 

Crescimento do nível de engajamento dos colaboradores

Para atender às diretrizes da certificação ISO 9001 e manter esse selo, é essencial que todos da empresa entendam essa importância.

Por isso, quando os gestores deixam claro e apresentam os resultados alcançados para seus times, a tendência é que os colaboradores enxerguem a relevância de suas atuações e aumentem suas participações e engajamento. 

Garantia de estar se relacionamento com fornecedores capacitados

Por fim, não podemos deixar de citar o quanto é importante verificar esse tipo de certificação durante o processo de homologação de fornecedores

Assim como mencionamos ao longo deste artigo, contratar fornecedores que têm o certificado ISO 9001 é uma das maneiras de mitigar os riscos desse relacionamento. 

Não que esse selo seja imprescindível para firmar esse tipo de parceria. Entretanto, ele é uma garantia de que a sua empresa estará se relacionando com fornecedores que se comprometem com a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, condição que beneficia toda a sua cadeia de suprimentos e produtiva.
Este artigo foi escrito pela Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, a fim de ajudar as empresas a aumentarem suas qualificações.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts