Impactos da transformação digital: conheça os 6 principais

Os impactos da transformação digital chegaram com tudo e foram sentidos por todos os setores da economia. Essa iniciativa já vinha ganhando destaque há anos, mas a pandemia impôs aos negócios uma “guinada” à cultura e à mentalidade digital.

Dada a importância desse tema, que pode contribuir até mesmo para a sobrevivência de organizações, escrevemos este artigo onde os principais impactos sentidos pelas empresas são explicados. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital pode ser definida como uma cultura organizacional direcionada à construção de processos ágeis, inovadores, flexíveis e focados no consumidor. A tecnologia entra como aliada para otimizar esses fatores. Porém, ela não é o pilar central como costuma se pensar. Não se trata apenas de implementar tecnologias, mas, sim, de melhorar a experiência dos usuários da solução.

E como assim ela é uma cultura? Essa questão também pega no ponto da transformação digital não ser meramente um conjunto de tecnologias. Ela pode ser considerada uma cultura porque depende que a equipe da organização tenha uma mentalidade voltada a extrair o melhor da tecnologia. Assim, a companhia pode tornar os seus processos mais ágeis e melhorar a experiência dos clientes.

Ressaltamos que, por exemplo, implementar um armazenamento em nuvem ou uma inteligência artificial no seu negócio não significa que ele passou por uma transformação digital. A equipe precisa entender o valor dessas tecnologias e saber como aplicá-las no dia a dia para que a diferença seja sentida na “ponta”, pelo consumidor final.

6 impactos da transformação digital nas empresas

Agora que você já sabe o que é transformação digital, fique com os seis maiores impactos que ela provocou nas organizações:

1. Digitalização e automação de processos

A digitalização e a automação de processos é um dos mais claros impactos da transformação digital nas empresas. Há inúmeras tecnologias que possibilitam executar processos de forma totalmente digital, e até mesmo automática, que estão se tornando cada vez mais acessíveis.

Por exemplo, hoje em dia existem plataformas para criação de lojas virtuais onde todos os processos são realizados de maneira digital: cadastro de produtos, pagamento, informações logísticas, entre outros.

Além disso, essas plataformas costumam permitir a automação de uma série de procedimentos, seja de forma nativa ou com a ajuda de outro aplicativo. O caso da cobrança e envio da nota fiscal é algo que costuma ser totalmente automático, assim como algumas comunicações via e-mail e SMS sobre a atualização da compra.

2. Busca constante por inovação

Outro claro impacto da transformação digital nas empresas é a procura constante por maneiras de inovar. Importante destacar que não queremos dizer que as organizações buscam criar algo totalmente diferente e único, isso não é algo simples de se conseguir nem acontece com muita frequência.

Aqui, nos referimos à procura por inovação como uma busca constante por melhorar os processos e a experiência dos consumidores com iniciativas nunca implementadas pela companhia.

Essa questão também está muito relacionada a uma cultura de testes que a transformação digital traz consigo. O acesso a tecnologias avançadas e a mentalidade digital incentiva a equipe a testar com frequência mudanças capazes de trazer impactos significativos. Nem sempre pode funcionar (maioria das vezes), mas quando funciona a melhora no negócio é perceptível.

3. Complexidade para se diferenciar

Um dos impactos da transformação digital nas empresas que não é necessariamente positivo é a dificuldade para se diferenciar no mercado. Em questão tecnológica, dificilmente os negócios ficam muito na frente um dos outros. Afinal, as tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis.

Nos dias atuais, a diferenciação de uma organização está mais relacionada ao seu posicionamento diante os consumidores e a experiência que ela entrega aos usuários.

Uma maior robustez tecnológica não significa que o produto é melhor e que terá mais usuários. Um produto simples, mas funcional e bem posicionado pode ser capaz de atrair mais clientes.

4. Atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel é um conceito recente usado para definir a comunicação descentralizada entre empresas e clientes que ocorre em canais digitais.

Hoje em dia, as pessoas não costumam entrar em contato com uma organização apenas por um meio de comunicação. Existem diversos canais para contato, como site, redes sociais, WhatsApp, telefone, e-mail, entre outros.

Diante disso, a empresa deve contar com a tecnologia e a preparação necessária para fornecer uma boa experiência aos consumidores que entram em contato por diferentes canais. Assim, é possível construir uma conversa contextual, humanizada e personalizada.

5. Foco na experiência dos consumidores

Como já destacamos algumas vezes, um dos mais relevantes impactos da transformação digital nas empresas está relacionado à melhora da experiência dos consumidores. A tecnologia é utilizada de maneira capaz de beneficiar a experiência da “ponta”, das pessoas que usam a solução. De nada adianta implementar tecnologias se elas não forem trazer benefícios relevantes.

Por mais que algumas iniciativas de transformação digital tragam um benefício direto à equipe interna, isso acaba indiretamente melhorando a experiência dos clientes. Por exemplo, imaginemos que uma loja virtual tenha processos logísticos analógicos. Ao digitalizá-los, os beneficiários diretos serão os trabalhadores. Porém, muito provavelmente os consumidores irão receber seus produtos mais rápido.

6. Cultura de dados

O meio digital possui a vantagem de facilitar a coleta e o armazenamento de dados. E as empresas podem se beneficiar muito disso, pois existe a possibilidade de analisar dados de clientes, processos internos, performance da equipe e muito mais.

A partir dessas análises, é possível criar hipóteses e tomar decisões mais assertivas. Por exemplo, os dados podem ajudar a entender profundamente o perfil dos consumidores, contribuindo para a construção de uma comunicação adequada e a criação de campanhas de marketing eficientes.

A cultura de dados chegou para ficar, pois a probabilidade de você tomar uma decisão equivocada após analisar dados confiáveis é muito baixa.Este artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.

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