Homens! precisamos falar sobre como anda nossa saúde!

Quando foi a última vez que você foi ao médico?

Historicamente após o término do acompanhamento com o pediatra, o homem cai num limbo de esquecimento nos cuidados com a sua saúde. Muito diferente do que acontece com as meninas, que saem do pediatra, e são logo conduzidas para o acompanhamento com o ginecologista. Onde prontamente se inicia uma série de cuidados preventivos e conscientização.

Homens de todas as idades devem pensar em sua saúde. O risco aumenta com a idade para alguns problemas de saúde, mas as decisões que você toma ao longo da vida contribuem para sua saúde agora e no futuro. Aqui estão algumas coisas sobre a saúde masculina que todo homem deveria saber. Jovens, adultos e idosos precisam pensar em sua saúde! As decisões que você toma na vida hoje afetam sua saúde agora e no futuro!!

Câncer de próstata afeta apenas homens

Muitas vezes há sobreposição entre as necessidades de saúde de homens e mulheres, mas alguns problemas de saúde são específicos para homens. O câncer de próstata afeta exclusivamente homens e é um dos tipos mais comuns de câncer. Representa 29% dos diagnósticos da doença no país.  E de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

Manter um peso saudável por meio de exercícios regulares e uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir o risco de câncer de próstata.

O câncer colorretal é altamente evitável

Homens e mulheres podem desenvolver câncer de cólon ou reto. É o terceiro câncer mais comum – excluindo câncer de pele – diagnosticado no Brasil. No entanto, o câncer colorretal é quase totalmente evitável. Os pólipos colorretais pré-cancerosos podem ser removidos antes que se tornem cancerosos. A triagem para esses pólipos reduz significativamente o risco de câncer colorretal.

Homens são mais propensos a ter um ataque cardíaco

É mais provável que você tenha um ataque cardíaco se for homem do que se for mulher. Quanto mais fatores de risco você tiver, maior será o risco de ataque cardíaco. 

Fatores de risco que aumentam o risco de ataque cardíaco:

  • Sendo mais velho;
  • Ser homem;
  •  Uma história familiar de doença cardíaca;
  •  Homens negros estão em maior risco;
  •  Fumar;
  •  Colesterol alto;
  •  Pressão alta;
  •  Estilo de vida sedentário;
  •  Estar acima do peso ou obeso;
  •  Diabetes;
  •  Estresse
  • Beber muito álcool

Homens têm maior risco de câncer de pulmão

Os homens são estatisticamente mais propensos a usar produtos de tabaco do que as mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% dos homens no mundo fumam, contra apenas 9% das mulheres.

Quase todos os casos de doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, e câncer de pulmão são causados ​​pelo tabagismo. No Brasil, os homens vivem sete anos a menos do que as mulheres.  

Os homens são mais propensos a beber em excesso

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, quase um quarto dos homens adultos relataram consumo excessivo de álcool cinco vezes por mês. Os homens são quase duas vezes mais propensos a beber em excesso do que as mulheres.

O consumo excessivo de álcool está associado a vários riscos à saúde a longo e a curto prazo. E contribui para a impotência sexual.

Os três maiores riscos para a saúde dos homens

As três principais causas de morte de homens em nos últimos foram doenças cardíacas, câncer e acidentes (lesões não intencionais).

Embora essas ameaças à saúde não sejam totalmente evitáveis, as mudanças no estilo de vida podem diminuir o risco de morte por doenças cardíacas, câncer e lesões não intencionais.

Os homens são menos propensos a visitar seu médico ou procurar atendimento médico

Embora não seja uma das principais causas de morte dos homens, não procurar cuidados médicos é uma séria armadilha para a saúde de um homem. Estudos mostram que as mulheres são mais propensas a consultar um médico ou a procurar cuidados médicos do que os homens.

Preocupações com dinheiro, não ter um médico de cuidados primários, inconveniência ou resistência são desculpas comuns, mas a realidade é que visitar um profissional médico pode melhorar muito sua saúde. Você pode contar com o suporte da consulta com urologista online.

Suas escolhas de estilo de vida têm uma influência direta na sua saúde

 Compreender os fatores de risco ajuda você a tomar decisões informadas e sóbrias sobre sua saúde. Escolhas de estilo de vida saudáveis ​​podem ajudar a combater as maiores ameaças à saúde dos homens.

Escolhas de estilo de vida saudável que podem melhorar diretamente a saúde dos homens:

  • Faça exercícios físicos regulares;
  • Tenha uma dieta mais saudável;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Evite o cigarro;
  •  Limite o consumo de álcool;
  •  Busque fazer exercícios de relaxamento e gerenciamento de estresse;

Procure ajuda médica! Faça visitas regulares ao médico!

Não visite seu médico apenas quando estiver doente. Crie o hábito de agendar um exame anual de bem-estar. Isso garante que você fique em boa saúde e detecte problemas de saúde antes que eles se tornem sérios.

Lembre-se de que o foco na saúde dos homens não começa em uma certa idade. É importante que os meninos e os adultos também tomem decisões saudáveis.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *