Golden Retriever: conheça raça favorita para cão-guia

Obediente e de temperamento tranquilo, a raça é uma das mais indicadas para se tornar um cão-guia

Ele é um cão brincalhão, enérgico e bastante inteligente. Esses são alguns dos aspectos que tornam o Golden Retriever uma raça tão especial e querida por muitas pessoas, sendo uma das melhores escolhas para famílias que têm filhos ou mesmo para quem mora sozinho.

Entretanto, também existem características que tornam os animais dessa raça em um dos melhores candidatos para ser um cão-guia. Abaixo, entenda mais sobre a personalidade dos Golden Retriever e como funciona o adestramento de cães-guias.

Características do Golden Retriever

Fisicamente, o Golden Retriever é um cachorro robusto e musculoso, que tem um peso médio de 32 Kg e altura de 61 cm. Essa é uma raça que se caracteriza por ser muito ativa e, por isso, exige a prática regular de atividades físicas, sendo recomendado que ele pratique de 40 a 60 minutos de exercícios por dia.

De uma maneira geral, a imagem que as pessoas têm dele é a de um cão feliz e bastante brincalhão. Apesar de haver exceções, normalmente ele é descrito como uma raça tranquila e que tem latidos contidos.

Outro ponto que se destaca nessa raça é a sua inteligência, característica que facilita o adestramento — aspecto que também o torna em um candidato mais apropriado para ser um cão-guia. O adestramento também é importante para controlar o ímpeto destruidor dos Goldens, que pode ser despertado se ele não gastar a sua energia com brincadeiras e exercícios ao ar livre.

Além da inteligência, a obediência é mais um fator que faz com que eles sejam aptos para o posto de cão-guia, uma vez que eles têm tendência a obedecer o seu dono. Claro, leva certo tempo para que os cães alcancem o nível de obediência desejado, mas isso é muito vantajoso, sobretudo se ele ainda é filhote.

Em relação ao temperamento, também se destaca o fato de ele se comportar bem com estranhos, consequência do seu temperamento tranquilo. Porém, o Golden Retriever tem a predisposição a querer dominar o seu território, aspecto que pode tornar mais difícil que ele se acostume com outro animal — mas que pode ser contornado por meio de treinamento especializado.

Como funciona o adestramento do cão-guia?

Uma das primeiras instruções que o cão aprende é andar em linha reta e manter-se parado. Por meio de comandos verbais e com a orientação usando a mão, o adestrador ensina ao cão que ele deve andar ao lado esquerdo do seu dono e um pouco mais à frente, para que possa guiá-lo.

O treinamento também exercita a paciência do animal, tornando-o menos afoito. Por exemplo, é orientado para que ele sempre pare junto à escada. Em seguida, ele sobe ou desce percorrendo lentamente os degraus, acompanhando o ritmo do dono. Nesse treinamento, toma-se o cuidado para que o cachorro aprenda que não deve pular os degraus.

Outro ponto do treinamento do cão-guia os ensina a sempre andar no centro da calçada. Quando ele encontra algum obstáculo, como um buraco, árvore ou poste, o treinamento faz com que ele se desvie para a parte de dentro, mantendo o dono longe da rua. Nessa fase, ele também é treinado para procurar sempre por um espaço em que caibam dois, ele e o seu dono.

Uma parte importante do adestramento é a travessia de ruas. Assim, treina-se o cachorro para que ele siga a faixa de pedestres. Na ausência deles, o treinamento foca em ensiná-lo a atravessar a partir do meio do quarteirão. Para facilitar esse momento crucial, ensina-se o cão a ouvir e ver carros, para que ele aborte a travessia em caso de risco.

Há treinamento até para que o cachorro possa acompanhar o seu dono dentro do carro. Nesses casos, o proprietário começa sentando-se na poltrona da frente, colocando primeiro a perna esquerda para dentro. Depois, é o momento do cão entrar e se acomodar junto aos pés do dono, que coloca a outra perna antes de fechar a porta.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + onze =