Gestão da qualidade e satisfação do cliente: qual a relação?

Gestão da qualidade é um conjunto de práticas voltadas para a otimização de processos, produtos e serviços, de modo que atendam às padronizações e normas legais e, ao mesmo tempo, correspondam às expectativas dos clientes.

Neste sentido, a gestão da qualidade está diretamente relacionada à satisfação do cliente, contribuindo para melhorar sua percepção a respeito da marca.

Mas como isso funciona na prática? 

Quer aprender? Então, venha com a gente!

Neste post, explicamos o que é gestão da qualidade, qual a sua função, como é aplicada, quais são seus pilares e que tipo de vantagens ela gera. Boa leitura!

O que é gestão da qualidade?

Gestão de qualidade é um conjunto de estratégias e ações que visa à melhoria contínua de processos, ao mesmo tempo que assegura um padrão de qualidade, seja no funcionamento da companhia ou nos produtos e serviços que ela oferece.

Gestão da qualidade e satisfação do cliente: qual a relação?
Gestão da qualidade e satisfação do cliente: qual a relação?

Uma gestão voltada ao cliente, por exemplo, visa garantir que suas expectativas em relação à empresa sejam atendidas de forma plena.

Fica evidente, então, que o gerenciamento da qualidade em projetos é um processo contínuo, que requer acompanhamento constante, a fim de assegurar a conformidade de tudo aquilo que é produzido e entregue aos consumidores.

Quais são os principais componentes do gerenciamento da qualidade em projetos?

Para garantir a satisfação do cliente, a gestão da qualidade é dividida em quatro áreas distintas. São elas:

  1. planejamento da qualidade: tem como função identificar qual é o padrão de qualidade a ser atingido, além de definir como alcançá-lo;
  2. melhoria da qualidade: estratégias voltadas para a otimização de processos, visando atingir determinado objetivo;
  3. controle de qualidade: envolve o monitoramento constante de processos, produtos e serviços, a fim de identificar falhas e aprimorar as entregas;
  4. garantia de qualidade: assegura o cumprimento das normas, garantindo o padrão de qualidade preestabelecido.

Qual a função da gestão da qualidade?

O propósito da gestão da qualidade é estabelecer e monitorar parâmetros, de modo a garantir que a atuação da companhia, bem como tudo o que ela produz e oferta, estejam dentro das normas definidas por lei e atendam às expectativas dos clientes.

Ou seja, trata-se de um processo de melhorias contínuas, que confere mais consistência para as ações desenvolvidas pela organização, atendendo às normas e pré-requisitos do mercado, ao passo que promove a satisfação do cliente.

Como a gestão da qualidade é aplicada na prática?

Se você está achando que, para implementar a gestão de qualidade na sua empresa, basta ficar de olho nos produtos fabricados, fique sabendo que não é bem por aí.

A execução do gerenciamento da qualidade em projetos deve seguir um conjunto de normas internacionais, definidas pela American Society for Quality (ASQ).

A norma de referência para tal é a ISO 9001, cuja versão brasileira é a ABNT NBR ISO 9001, que, por sua vez, estabelece os requisitos para os sistemas de gestão da qualidade.

Quais são os 7 pilares da gestão de qualidade?

Os pilares da gestão da qualidade nada mais são do que princípios, isto é, um conjunto de regras, normas e valores, desenvolvidos por especialistas da ISO, que servem como base para orientar as melhorias de desempenho de companhias. São eles:

1. Foco no cliente

Como estamos falando de uma gestão voltada ao cliente, nada mais natural do que ele ser o foco da estratégia. Afinal, uma empresa só será capaz de alcançar o sucesso se conquistar a confiança e lealdade de sua clientela, concorda?

Logo, gerar valor para o consumidor e trabalhar para atender às suas expectativas deve ser sua prioridade, sempre buscando a satisfação do cliente.

2. Liderança

O líder é um elemento-chave neste processo, tendo em vista que alcançar e manter um padrão de qualidade depende do engajamento de todos os agentes envolvidos.

Assim, é papel do líder comunicar a estratégia, transmitir os valores e inspirar o time, mantendo-os unidos e motivados em prol das metas de qualidade da companhia.

3. Engajamento das pessoas

Não é segredo para ninguém que o bom desempenho de um negócio se deve, em grande parte, aos talentos que compõem sua estrutura.

Quando essas pessoas estão engajadas com os propósitos da organização, tendem a gerar resultados ainda mais significativos. Mas, para que isso seja possível, é preciso que a empresa reconheça, valorize e invista em tais indivíduos.

4. Compromisso com a melhoria contínua

Conforme vimos anteriormente, a gestão da qualidade é um processo contínuo.

Isso significa que jamais estará concluída. Pelo contrário. Trata-se de uma busca  constante por melhorias, otimizando processos com foco em elevar os resultados.

Dessa forma, além de manter uma evolução constante, a companhia sempre está preparada para se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado.

5. Tomada de decisão baseada em evidências

Tomar decisões com base em “achismos” não é, nem de longe, a melhor maneira de gerenciar uma empresa, pois tende a gerar resultados imprevisíveis.

O gerenciamento da qualidade em projetos requer assertividade. Só assim será capaz de atingir, com segurança, as normas e os padrões recomendados. 

Portanto, as decisões devem ser tomadas com base em evidências confiáveis, que podem ser obtidas por meio de um sistema de gestão integrado.

6. Gestão de relacionamento

A menos que uma empresa seja autossuficiente — o que é pouco provável — para crescer e se desenvolver, ela precisará cultivar um bom relacionamento com toda a cadeia de fornecedores, parceiros, clientes e demais stakeholders.

7. Abordagem de processo

Tenha em mente que todos os setores e processos de uma organização funcionam de forma interligada. Ou seja, a empresa é como um organismo, cujas partes dependem umas das outras para operar de forma plena. 

Logo, gestores devem desenvolver uma visão sistêmica, compreendendo que seus resultados dependem do todo, para, finalmente, ser capazes de utilizá-los.

5 benefícios de uma gestão voltada ao cliente

O gerenciamento da qualidade com foco no cliente pode propiciar uma série de vantagens para as organizações. Confira algumas das principais:

  1. traz maior previsibilidade e consistência na qualidade de produtos, serviços e processos;
  2. viabiliza o aumento da satisfação do cliente, o que contribui diretamente para sua fidelização;
  3. eleva a performance dos colaboradores, aumentando sua produtividade;
  4. possibilita o alinhamento de processos e da comunicação, o que reduz os retrabalhos e alavanca os resultados da empresa;
  5. melhora do desempenho geral da organização.

Qual a importância da gestão da qualidade para o seu negócio?

Uma empresa pode fazer o melhor marketing e contar com o melhor time de vendas, mas, se não for capaz de entregar qualidade, isso não fará diferença alguma.

É a consistência nas entregas que faz com que uma companhia se torne referência no mercado. E é claro que isso não cai do céu.

Para alcançar tais resultados, é crucial adotar um sistema de gestão da qualidade, implementando normas e parâmetros bem definidos, além de um trabalho constante de acompanhamento de tais práticas.

Em outras palavras, uma boa gestão da qualidade sempre deve estar entre suas prioridades.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em sua empresa, e mostre a todos a importância da gestão da qualidade para os resultados da companhia.

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