Funil de Vendas: entenda o que é e como usar a favor do seu negócio

O funil de vendas é o processo de vendas sistematizada que acontece por etapas, onde é possível que uma pessoa que não estava interessada chegue a ser uma cliente através de estratégias e gatilhos mentais, utilizados para despertar o subconsciente do consumidor. 

De maneira simples, o funil de vendas inicia-se a partir do momento em que o cliente é conduzido a entrar em um site em que ele se interesse por um produto ou assunto, passando por etapas em que inconscientemente se vê na necessidade de consumir.

Como funciona o funil de vendas?

A venda pode ser um processo longo e complicado, mas a partir do momento em que o cliente entra na sua página de compra pode ser que ele tenha interesse prévio ou não, assim se tornando um possível lead. 

O funil de vendas é definido por etapas: topo, meio e fundo. São essas etapas que vão definir se a venda será ou não fidelizada, se houve um real interesse do cliente pelo seu produto.

De antemão, essa técnica pode ser visualizada em um app funil de vendas, assim oferecendo uma visão mais técnica do que será aplicado na sua empresa.

Da curiosidade até o momento final da decisão da compra, chegando à finalização da venda. Vamos entender como funciona cada etapa do processo do funil. 

  1. Topo do funil ou ToFu (Top of the funnel) 

Quando o cliente se interessa por um produto e pesquisa no site de busca, provavelmente ele encontrará o seu conteúdo, e nesse momento de descoberta em que começa a etapa do funil de vendas.

Caso esse não seja o primeiro acesso do cliente, os dados dele já podem estar salvos no crm.

O interesse surgiu, então tenha um conteúdo de qualidade, e-books ou qualquer material que desperte o subconsciente dele e que faça-o avançar para a próxima etapa do funil, o transformando em lead.

  1. Meio do funil ou MoFu (Middle of funnel) 

O meio do funil é para aqueles clientes que já tiveram contato com o seu produto de alguma forma, que em algum momento já obtiveram interesse e cadastraram dados para receber informações, assim se tornando um lead.

A partir dessa etapa, o atendente (ou o plug-in do site) já podem reunir essas informações e a aplicarem em sistemas de crm gratuitos.

O lead pode estar interessado porém indecisos e é nesse instante que você mostra a solução para o problema dele, tirando dúvidas, mandando conteúdos de qualidade sobre os produtos até que ele finalmente chegue na conclusão definitiva e na etapa final: fundo do funil.

  1. Fundo do funil ou Bofu (Bottom of the funnel)

Finalmente chegamos no fundo e se o cliente conseguiu descer pelo funil até essa etapa, é porque alcançou a parte principal: a negociação.

O possível consumidor que depois da indecisão, percebeu que a solução era realmente a compra. Esse cliente é chamado de MQls (Marketing Qualified Lead), isto é, que passou por todo o processo e aceitou o contato com o vendedor para finalizar a venda. 

Depois de finalizar, continue o processo para conquistar o consumidor, tornando-o alguém fiel à sua marca. Para que você obtenha êxito no seu marketing digital, tenha crm plano, existem muitos sistemas no mercado que atendem tudo o que sua empresa precisa para vender bem.

Como é um funil de vendas na prática?

O funil de vendas na prática funciona de uma forma bem comum na internet.

Provavelmente você já deve ter entrado em um site a procura de um celular para fazer uma pesquisa de preços, nenhum interesse em comprar até aquele momento, entretanto você encontra um blog falando sobre as 10 vantagens deste produto.

Coincidentemente era o aparelho celular em que você estava buscando informações. Ao final da página, se sente encantado com toda aquela informação e como tudo foi abordado de uma maneira da qual você se sentiu encantado.

Ali você se depara com uma outra página da loja, no qual o preço está mais acessível do que nas outras buscas que fez anteriormente.

Então você analisa bem e vê que a loja é a mesma do blog em que estava conferindo, lê os feedbacks e começa a pensar se deve ou não comprar aquele celular.

Incrível não é? Até aquele momento você estava apenas pesquisando e de repente já está pensando se compra ou não aquele aparelho. Então você está em busca de mais informações para se cadastrar no site da loja, e se tornar um lead para a empresa.

Esse processo de pesquisa para contato se localiza no meio do funil de vendas, a quase um passo de se tornar um possível comprador.

Ainda falta um pouco, então você recebe um email da loja com variedades e preços, conteúdos do blog em que você se cadastrou, e começa a se sentir mais familiarizado com a loja. Comparou os preços com os concorrentes e percebeu que está na hora de comprar. 

Na prática, o funil de vendas funciona desta forma.

É muito importante ter uma ferramenta de funil de vendas na sua empresa para que tenha resultados de vendas satisfatórias, então obtenha um crm preço baixo que te faça atingir o que deseja o empreendimento. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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