Fulfillment: quais os seus benefícios?

Os e-commerces conquistaram o seu espaço no mercado. Não à toa, cada vez mais surgem novas lojas virtuais dentro dos mais diversos nichos. Diante disso, o Fulfillment é um conceito que vem ganhando destaque no setor, dados os seus benefícios.

É cada vez mais perceptível que a quantidade de empresários que decidiram atuar pela internet aumentou. E isso ainda tende a crescer bastante, graças às vantagens que trabalhar com um e-commerce pode trazer.

No entanto, é preciso reconhecer que, da mesma forma que uma companhia tradicional, o e-commerce dá um grande trabalho para ser bem gerenciado. Isso porque apenas as boas lojas é que conseguem a confiança do seu público para permanecer atuando na internet.

Para que a gestão da loja virtual seja eficiente, todo o seu processo interno precisa estar de acordo. Caso contrário, é possível ter prejuízos e ainda perder clientes pela insatisfação com os pedidos realizados.

Por isso, tal como uma clínica de reabilitação para viciados em álcool precisa oferecer um atendimento de excelência para que possa cumprir o tratamento dos seus pacientes, um e-commerce depende de uma série de ações para se tornar uma referência na internet.

Nesse cenário é que surge o Fulfillment, uma estratégia essencial para garantir a melhor operação e resultados mais satisfatórios dentro do comércio eletrônico. De fato, ele envolve questões bastante específicas para atrair e fidelizar clientes no mundo todo.

Neste artigo, será possível encontrar informações importantes sobre a estratégia, entender melhor o conceito, como ela funciona e as vantagens que ela é capaz de trazer para quem se manter na internet.

O que é Fulfillment?

Order Fulfillment, ou apenas Fulfillment, é um recurso fundamental para lojas virtuais, por se tratar de um conjunto de processos que podem mudar não apenas a rotina da companhia, mas podem garantir o sucesso de um e-commerce com maior facilidade.

É como em uma clínica de tratamentos contra drogas: a boa gestão e a administração correta podem ser diretamente responsáveis pelo bom atendimento ao público e pelos resultados efetivos que foram conquistados durante o processo.

O conceito trata-se de um conjunto de processos de operação e de logística da companhia que atua de forma online. Para isso, ele envolve diferentes etapas, sendo algumas delas:

  • Processamento do pedido;
  • Separação no estoque;
  • Preparação e finalização da embalagem;
  • Entrega;
  • Pós-venda.

Ou seja, o processo de vendas de um e-commerce precisa não apenas ser completo, mas também deve ser realizado com excelência, para que a conquista do cliente seja mais simples e segura.

De fato, não é preciso ir muito longe para perceber que a eficiência na cadeia de processos de um e-commerce é o que faz toda a diferença na vida do cliente. Quem faz aluguel de espaços empresariais, por exemplo, quer fazer a locação de forma simples e prática.

Dessa forma, é possível dizer que o sucesso de uma loja virtual envolve vários aspectos. É claro que ter um excelente produto já faz com que o e-commerce tenha um diferencial. No entanto, se outros pilates forem fracos, a tendência é que os clientes abandonem o site.

Por isso, a junção de um bom produto com um frete equilibrado, com prazos de entrega rápidos e um atendimento comprometido são essenciais para quem quer comprar pela internet e deseja ter o melhor atendimento possível.

Diante disso, contar com o Fulfillment é um dos deveres do empresário que atua no mercado por meio da loja virtual. Afinal, a jornada do cliente que vai desde o pedido até o pós-venda merece a maior atenção que um e-commerce pode oferecer.

Fulfillment: como funciona? 

Assim como um fornecedor de fechamento de sacadas possui todo o conhecimento necessário para o seu trabalho, o dono de um e-commerce precisa entender mais sobre o funcionamento do Fulfillment.

É interessante mencionar que a estratégia pode funcionar de três maneiras distintas. Por meio de dropshipping, internamente ou por terceirização.

No caso do dropshipping, ao receber o pedido no pipeline é necessário realizar uma solicitação junto ao fornecedor, para que ele faça o envio diretamente para o cliente.

Para que o método seja feito internamente, não há segredos. Todos os processos de operação e logística ficam por conta do e-commerce, que pode utilizar softwares ou automação para facilitar as operações.

Quando essa é a escolha do empresário, é fundamental que ele invista no Fulfillment para que cada uma das etapas possa acontecer sem erros, o que vai garantir a satisfação do cliente ao receber a encomenda.

Há, também, o Fulfillment terceirizado, que funciona por meio de parcerias. Normalmente, um parceiro especializado em Fulfillment fica responsável por comandar o centro de processos, o armazenamento, preparar e enviar os produtos.

Essa é uma opção bastante semelhante ao funcionamento de uma imobiliária que realiza aluguel escritório mobiliado: ela não precisa ser dona do imóvel ou dos móveis, mas faz a intermediação entre o cliente e o proprietário do espaço. 

Quando a empresa faz a estratégia por serviço terceirizado, o site apenas recebe o pedido e o parceiro já é informado sobre a necessidade de preparação do produto. Normalmente, isso ocorre por meio de um sistema ERP integrado entre a loja virtual e o terceirizado.

Como o site apenas recebe o pedido, todas as outras etapas são feitas pela empresa parceira. Isso pode incluir o processo de armazenamento de produtos, de separação, de embalagem, de entrega e, em alguns casos, até o atendimento ao cliente.

No entanto, é essencial dizer que a loja virtual deve fazer a reposição do estoque para que a empresa parceira tenha o que precisa para fazer o envio dos pedidos de modo prático e seguro.

Por isso, o empresário que abre um e-commerce pode encontrar o formato que mais funciona para ele de acordo com o momento no qual está o seu negócio.

É como alguém que apresenta uma proposta para um investidor para franquias de cuidadores. O formato do projeto já existe, mas com o investimento ele se torna possível, permitindo que uma parceria possa ser construída para benefício dos clientes. 

Os 3 benefícios do Fulfillment

Depois de entender o que é o Fulfillment e saber como ele funciona, o próximo passo deve ser a apresentação dos benefícios desse processo operacional e logístico.

De fato, conhecer os motivos pelos quais vale a pena dar a devida atenção ao método é uma etapa importante para o desenvolvimento do e-commerce de modo integral e eficiente.

1. Redução de custos

Em geral, quando uma empresa deseja crescer, seja ela virtual ou não, um dos pontos que mais chama a atenção é o aumento de custos. Com a estratégia em questão, isso pode ser gerenciado de forma mais interessante.

Isso porque ao não precisar ter uma armazenagem própria, a loja virtual consegue diminuir os seus custos com manutenção e locação de estrutura, assim como não precisa contratar mais funcionários e serviços de segurança.

Já para e-commerces que atuam em abrangência regional, essa redução de custos pode ser vista até mesmo no frete, já que é possível encontrar condições competitivas para garantir um custo de envio mais econômico.

 2. Escalabilidade do negócio

Em muitos momentos, o empresário precisa expandir o seu negócio. Sendo assim, encontrar meios de tornar o e-commerce escalável é essencial. Para esse cenário, o Fulfillment pode ser de grande auxílio.

As lojas virtuais que começam a perceber um crescimento nas vendas podem precisar igualmente de investir na escalabilidade do e-commerce. No entanto, em alguns casos, isso pode custar caro.

É aqui que entra o Fulfillment, pois ele ajuda no aumento da operação sem que isso exija a contratação de muitas pessoas ou a mudança para um endereço físico maior. 

3. Agilidade e economia de tempo

É possível que uma clínica de tratamento para alcoolismo decida expandir as suas unidades, devido a grande procura de vagas por parte dos clientes. Para isso, ela precisará da estrutura e de bons funcionários para atuar.

Já quando o formato da empresa é o e-commerce, o método pode ajudar de forma especial na economia de tempo no dia a dia e na agilidade em realizar várias etapas.

Isso porque a companhia que consegue diminuir o tempo em administração de logística, por exemplo, tem a oportunidade de manter o seu foco apenas em pontos estratégicos, de maneira que o crescimento da área de vendas e de atendimento se torna mais rápida.

Além disso, o Fulfillment conta com operadores especializados, o que quer dizer que a agilidade e a padronização de processos se torna possível, o que ainda reduz imprevistos e erros.

Considerações finais

Não importa qual seja a área de atuação de uma organização, que pode ir desde uma escola de cursos de teatro até uma loja virtual de roupas infantis: quanto melhor for a sua gestão, mais competente ela será.

Para o mundo dos e-commerces, o Fulfillment é uma solução importante e que precisa ser considerada o quanto antes, para que a loja virtual consiga se expandir ao mesmo tempo em que reduz custos e conquista mais agilidade no dia a dia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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