Estratégia de venda: as 5 melhores para ser um sucesso!

Não adianta ser apenas um bom negociador, é preciso ter estratégia de venda! Notou que os números não andam muito bons? Seu e-commerce não tem muitas visitas? Os clientes abandonam o carrinho na hora de finalizar a compra? Então está mais que na hora de mudar sua estratégia.

Para impulsionar os seus negócios, é preciso estar sempre atento às tendências de mercado. No entanto, fazer o básico é o que garantirá a estabilidade das vendas e é exatamente isso que nós mostraremos neste texto. Acompanhe.

Qual a melhor estratégia de venda?

A melhor estratégia de venda é, certamente, a comunicação. Sem comunicação não há troca de informações e apresentação do produto ou serviço.

Claro, atrelada à comunicação você precisa estar em dia com as tecnologias e funcionalidades mais utilizadas no momento. Por isso, mantenha-se sempre atualizado e de olho no mercado.

Agora que você já sabe que a base das melhores estratégias de vendas está na comunicação, vamos conhecer os 5 princípios básicos.

1- Anúncios de qualidade

O que define um anúncio de qualidade? Ele precisa conseguir comunicar, sem enrolação, o que você está vendendo. Logo é preciso saber como fazer descrições dos produtos com assertividade. 

Para isso, você precisa descrever objetivamente quais as funções e detalhes do produto oferecido. Informe no anúncio:

  • Quantidade
  • Dimensões
  • Peso
  • Cor
  • Formas ideais de uso
  • O que deve ser evitado de fazer
  • Como proceder em caso de dúvidas ou precisar fazer a troca do produto

Se a mensagem for simples, clara e objetiva já consegue cativar o cliente.

2- Fotos de qualidade

Sim, as imagens são muito importantes no processo de cativar o seu cliente. Se as fotos estiverem fora de foco, com iluminação ruim, ou pior, não tiver fotos, a probabilidade de fechar a venda diminui drasticamente.

Como fazer boas fotos para os anúncios

  • Imagens reais do produto
  • Vários ângulos
  • Boa iluminação
  • Pessoas interagindo ou utilizando o produto

Se for possível, inclua um vídeo da utilização e demonstração do produto. Ao inserir esse componente, você estará humanizando o serviço. Por exemplo, se você vende roupas, o ideal é que alguém esteja vestindo a peça para que o consumidor tenha uma ideia de como ele fica no corpo.

3- Formas de pagamento atrativas e diversificadas

O abandono de carrinho não se dá apenas pela dificuldade financeira do consumidor. Muitas vezes dois fatores contribuem muito para isso: formas de pagamento pouco atrativas e entrega demorada (falaremos desse ítem no próximo tópico).

Quanto mais restritiva forem as formas de pagamento, maiores são as chances de abandono do carrinho. Atualmente, e-commerces e marketplaces oferecem esses serviços:

  • Pix
  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito
  • Boleto
  • Carteira digital

Ao abrir um leque de possibilidades de pagamento, você também amplia as chances de efetuar uma venda.

4- Frete e prazos de entrega

Outro fator determinante para conclusão de uma compra é o prazo de entrega. A situação piora se o frete for caro demais. Por isso, procure métodos de entrega mais ágeis e fretes mais amenos.

Para quem tem e-commerce próprio, este pode ser um grande desafio. No entanto, é possível aumentar as vendas, ter entrega rápida e com desconto no frete se anunciar em marketplaces.

Muitos marketplaces brasileiros tem um sistema próprio de logística que oferecem um serviço rápido e barato. Essa é uma ótima estratégia de venda para quem está iniciando ou quer dar um up nos números.

Não sabe por onde começar ou acha complicado? Calma que nós temos uma dica muito boa. Estamos falando do olist, que é uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional.

Lá você encontra soluções para quem quer montar o seu próprio e-commerce – que são o VNDA e o Olist Shops – ou deseja anunciar nos maiores marketplaces, que é o caso do Olist Store

5- Estoque em dia e controlado

Nada mais frustrante para um cliente do que efetuar uma compra e não receber por falta de estoque. Junto com isso, vem o mal estar do estorno do valor e a insatisfação.

Por isso, ter um controle de estoque é fundamental para que isso não aconteça. Além do mais, com um bom inventário de estoque você evita que produtos fiquem parados.

Adotando essa estratégia de venda, você consegue trabalhar boas campanhas de marketing baseado na quantidade de produtos que você tem.

[BÔNUS] Ter bons fornecedores

Por fim, mas não menos importante, temos os fornecedores. Esse é um grande desafio para quem está iniciando. Normalmente, os melhores fornecedores estão ocultos, por isso são difíceis de achar no Google. Sendo assim, é necessário um esforço adicional para chegar até eles.

O ideal é que você converse com lojistas mais experientes para pegar indicações. Se isso não for possível, está na hora de ir para rua procurar. Uma das formas mais comuns é olhar as embalagens dos produtos similares, pegar o contato e ligar.

Outro saída é participar de feiras e eventos relacionados ao nicho em que você trabalha. Lá você falará diretamente com distribuidores. Mas o que avaliar quando encontrar uma boa possibilidade?

  • Disponibilidade de estoque
  • Reposição rápida
  • Taxa de RMA baixa (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Devolução de Mercadoria). Quanto mais baixa, melhor. Isso significa que os produtos são de qualidade e não vêm avariados ou estragam nos primeiros usos

Conseguindo cobrir todos esses itens, você tem a grande possibilidade de ter um ótimo fornecedor ao seu lado.

Finalizando, essas são algumas das estratégias de venda que você pode e deve adotar para impulsionar os seus negócios. Desejamos bons negócios!
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