Especialista dá 5 orientações para evitar fraudes financeiras

Cada dia surgem novas maneiras de enganar as pessoas para os golpes financeiros. Em 2021, esse tipo de fraude somou R$ 4,1 milhões em movimentações suspeitas, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número representa um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020.
O segmento de bancos e cartões foi o principal foco dos golpistas, com 2,3 milhões de tentativas de golpes, um aumento de 33,3% em 2021 em comparação com o ano anterior.
Em 2022, a situação pode ser agravada com a informação do Banco Central de que 28 milhões de correntistas, tanto pessoas jurídicas quanto físicas, podem resgatar valores que somam R$ 8 bilhões esquecidos nos bancos.
Foi o que bastou para que os criminosos entrassem em ação, criando sites falsos com consultas de fachada. Como resultado, já teriam sido enganadas cerca de 567 mil pessoas.

Falso 0800
Outro golpe recente usa um falso 0800 para ganhar a confiança da vítima e roubar dados financeiros com mais facilidade. Eles usam mensagens de texto para informar a vítima de que um falso PIX teria sido feito e que se a pessoa não identificou tal movimentação, ligasse para o 0800 informado na mensagem.

Por todas essas situações e novas formas de fraudes financeiras que surgem todos os dias, a advogada Rafaella Munhoz da Rocha, sócia-proprietária do Filla e Munhoz da Rocha Advogados Associados, aponta alguns cuidados para minimizar a ocorrência desses golpes.

Outro cuidado recente do consumidor refere-se ao número 0303, que passou a valer desde o dia 10 de março e será usado obrigatoriamente por todas as operadoras de telemarketing para venda de produtos e contato com o cliente. A nova regra da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode ser alvo, em breve, de novos golpes no mercado.

  1. Não informe senhas e informações sigilosas de sua conta ou cartões de crédito
    As instituições financeiras não solicitam informações como senhas, tokens, número de cartão ou dados sigilosos por nenhum meio de comunicação, seja e-mail, telefone, sms ou whatsapp.
    Tenha isso em mente e desconfie de pedidos nesse sentido e, na dúvida, entre imediatamente em contato com seu Banco.
  2. Certifique-se de que está acessando canais oficiais

Os criminosos têm sido cada dia mais criativos e utilizam de e-mail, sites, redes sociais e aplicativos falsos, levando o usuário a crer que está acessando uma conta oficial e permitindo que seus dados sejam clonados.

Tome o cuidado de verificar se o domínio do e-mail remetente ou o site acessado correspondem ao padrão (“com.br” ou “gov.br” por exemplo).

Nas redes sociais e sites, busque pelo ícone de conta verificada e certificação de segurança, respectivamente. Não baixe aplicativos fora das plataformas oficiais, como Google play (android) e App Store (IOS).
E jamais abra links de remetentes desconhecidos ou não passíveis de verificação.

  1. Seja discreto nas redes sociais e abuse dos filtros de privacidade

As informações pessoais compartilhadas de forma indiscriminada nas redes sociais têm sido matéria prima para os fraudadores.
Fotos e informações de perfil do usuário e contato têm sido utilizados, inclusive, para abertura de contas e obtenção de financiamentos e créditos consignados.
A que se refere ao compartilhamento de informações e dados pessoais menos é mais.
Utilize os instrumentos de privacidade da conta sem moderação, limitando o acesso e visualização da sua rede social aos seus relacionamentos reais.

  1. Evite acessar sua conta utilizando wi-fi ou computadores públicos

Muito cuidado ao acessar sua conta corrente utilizando computadores e redes compartilhadas. Esse é o canal utilizado para acesso e clonagem de contas, senhas e e-mails.

  1. Monitore seus extratos bancários e de cartões de crédito com frequência

Não deixe sua conta e seus extratos de cartão de crédito abandonados.
Utilize serviços de notificação de acesso à conta, utilização do cartão e consulta ao seu CPF. Quanto antes identificado o problema, mais ágil será o tratamento e solução.

Fonte: Rafaella Munhoz da Rocha é advogada, formada pela Unicuritiba e sócia do Filla e Munhoz da Rocha Advogados Associados. É especialista em mediação e arbitragem, Processo Civil, com MBA em Gestão de empresas e Gestão de pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *