Entenda por que a combinação de arroz e feijão faz tão bem à saúde

Um dos pratos mais populares do Brasil, o famoso arroz e feijão, além de fazer bem a saúde, pode ajudar a emagrecer

Quando pensamos na culinária brasileira, um dos primeiros pratos que vem à nossa mente é o famoso arroz e feijão. A combinação de grãos é a base de praticamente todos os pratos do país e faz parte da alimentação da maioria absoluta dos brasileiros. O arroz e feijão formam uma combinação muito saudável, que fornece todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano funcionar.

Muitas pessoas ainda têm a falsa impressão de que para emagrecer é preciso substituir o tradicional arroz e feijão por apenas saladas e grelhados, entretanto esses alimentos podem fazer parte da alimentação diária sem prejudicar a dieta.

Quando consumida de maneira equilibrada, essa combinação, além de muito saborosa, fornece muitos nutrientes e garante a energia que o corpo precisa, porque eles ajudam a promover a sensação de saciedade, regulando o apetite e auxiliando no processo de emagrecimento.

Além disso, o Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda que a combinação seja consumida diariamente, porque a dupla é muito rica em fibras, que ajudam a reduzir a fome e também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando a prevenir doenças como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino. A combinação ainda possui muitos outros nutrientes e vitaminas benéficos à saúde como fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2.

Já para as crianças e os adolescentes, essa combinação é ainda mais essencial, pois fornece uma grande quantidade dos nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento dos jovens. Para crianças a partir de seis meses, a combinação deve ser oferecida em forma de papa; já na fase pré-escolar, é importante que os alimentos sejam oferecidos inteiros para estimular a mastigação.

Além de arroz e feijão, é muito importante incluir na dieta proteínas, que podem ser de origem animal ou vegetal, saladas, legumes e frutas, para assim compor uma alimentação equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários.

Além do arroz com feijão, existem muitos alimentos que fazem parte do dia a dia do brasileiro que podem ser consumidos com moderação e não prejudicam a dieta. Um deles é o cuscuz, muito comum na dieta dos brasileiros. Muitos evitam comer o alimento pois acreditam que o cuscuz engorda, porém, como todo alimento, se for preparado com ingredientes naturais, evitando os embutidos, e consumido com moderação, é possível incluí-lo no cardápio sem que cause grandes impactos na dieta.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts