Não é exagero dizer que a internet mudou a forma como todos nós consumimos produtos. Por isso é importante que você entenda o que são Infoprodutos para compreender melhor esse impacto.
Hoje em dia, um empresário não precisa alugar uma sede física e investir em estoque e armazenamento para começar a vender.
Tudo isso foi transferido para o ambiente digital. Ou seja, pode haver uma loja que funciona totalmente online, sem espaço físico.
O próximo passo dessa evolução são os infoprodutos. Continue lendo para entender o conceito, conhecer os tipos de infoprodutos, como divulgá-los e mais!
- Qual o conceito por trás dos infoprodutos?
- Conheça os tipos de infoprodutos
- Podcasts
- Cursos online
- E-books
- Whitepapers
- Quais são as melhores estratégias para divulgar infoprodutos?
- Plataformas especializadas
- Rede de afiliados
- Fóruns de discussão
- Perfis em redes sociais
- Webinars
- Quais são os pontos positivos dos infoprodutos?
- Custos baixos
- Sem frete
- Facilidade e simplicidade
- Recorrência e continuidade
- Como criar um infoproduto de sucesso?
- Faça pesquisa de mercado
- Capriche na apresentação
- Prepare-se
- Escolha bem a plataforma
Qual o conceito por trás dos infoprodutos?
Estamos falando de itens digitais, vendidos e acessados pela internet. Podcasts, e-books e vídeo aulas sobre gestão condominial, esse são alguns exemplos de infoprodutos.
Em geral, um infoproduto é criado e divulgado para sanar alguma dúvida do público-alvo.
A partir da utilização desse formato, a marca se destaca na percepção da persona como um empreendimento diferente.
Para isso, é indispensável que o seu infoproduto contenha informações pertinentes e relevantes para quem o adquire.
Os infoprodutos podem ser adotados tanto como uma fonte de renda extra da empresa de Móveis Em Metal, quanto para construir a autoridade da marca.
Conheça os tipos de infoprodutos
Já citamos alguns dos formatos típicos de infoprodutos acima. Agora, vamos entrar em detalhes.
Acompanhe os tópicos para entender as características e vantagens de cada um.
Podcasts
Os podcasts são uma espécie de equivalente digital aos programas de rádio: programas de áudio com um apresentador que lidam com diversos temas.
O surgimento de plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Tidal) trouxeram novas possibilidades para o formato.
Como resultado, os podcasts nunca foram tão populares no Brasil quanto são agora. Eles são ideais para trazer novas ideias ao público.
Cursos online
Outro grande benefício que as pessoas têm graças à internet é poder estudar em casa, pelo computador.
Os cursos online são exemplos de infoprodutos que agregam um valor tremendo aos consumidores.
Em uma época onde nem todos têm disposição ou facilidade de se locomover a outros locais para aprender, um curso inteiramente digital sobre gestão de condomínios é uma oportunidade e tanto.
E-books
Nada melhor do que poder ler um livro com informações de qualidade pelo celular, tablet ou notebook.
Os e-books são infoprodutos muito consumidos há bastante tempo. Eles, inclusive, são consolidados no mercado editorial como uma alternativa aos livros físicos.
No contexto profissional, e-books exercem o papel de aprofundar os benefícios do portão de alambrado com um dispositivo de fácil acesso.
Whitepapers
Se você deseja manter os clientes informados com a mesma eficiência de um e-book, mas não tem recursos para investir em design e produção gráfica, conheça os whitepapers.
Eles são artigos longos e aprofundados com uma apresentação mais simples. Costumam ser disponibilizados como download gratuito.
Quais são as melhores estratégias para divulgar infoprodutos?
Depois de elaborar um infoproduto altamente qualificado, é hora da administração de condomínios em são paulo definir onde e como ele será divulgado para o público.
Vamos focar nos melhores canais para alcançar público considerável e garantir que o infoproduto será acessado.
Plataformas especializadas
Há várias plataformas focadas exclusivamente na venda e no acesso de infoprodutos. Elas apresentam layouts intuitivos que facilitam muito.
Caso você não tenha muito tempo disponível para administrar as compras e vendas do seu infoprodutos, estude usar algumas delas.
Tratam-se de ferramentas essenciais para auxiliar a distribuição do material e continuar atendendo os clientes com qualidade.
Rede de afiliados
Quem está começando no ramo de laje protendida sabe que é sempre bom fazer parcerias para começar a ser notado.
A rede de afiliados consiste no relacionamento com blogueiros e influenciadores que testam o infoproduto e o elogiam para a rede de seguidores.
O resultado é que a marca cresce com base no boca a boca, uma das estratégias mais eficazes em termos de marketing.
Fóruns de discussão
Os fóruns online são muito frequentados desde os primórdios da internet. Eles seguem fortes. Sempre há alguém buscando por respostas na internet.
Pesquise páginas que tenham relação com o seu infoproduto. Participe de discussões divulgando-o.
É a sua oportunidade de falar diretamente com quem é impactado pela manutenção de elevadores. Então, nada melhor do que mostrar conhecimento, confiança e disposição para ajudar a todos.
Perfis em redes sociais
Os benefícios de ter um perfil profissional em redes sociais são incontáveis. Para começar, eles são canais oficiais que os clientes e demais interessados podem usar para se comunicar com a marca.
Cada site tem pontos fortes. No Twitter, é pertinente postar trechos do infoproduto como forma de instigar a curiosidade.
No Facebook é possível desenvolver campanhas que levem o usuário a adquirir o produto.
Pesquise os recursos que cada rede oferece e escolha aquela (ou aquelas) que atenda melhor ao que você pretende fazer.
Webinars
Quando o objetivo é criar uma comunidade ao redor da marca, os webinars se destacam.
Seja bate papos ao vivo, cursos ou imagens de bastidores de um projeto elétrico residencial, por exemplo, um webinar é ótimo para atrair a atenção das pessoas.
Dedique-se no desenvolvimento de conteúdo relevante para que todos tenham interesse em comprar o seu infoproduto.
Quais são os pontos positivos dos infoprodutos?
Depois de conhecer os tipos e modalidades de divulgação de um infoproduto, você deve estar se perguntando quais são as vantagens dele.
Respondemos a essa pergunta na sequência, confira!
Custos baixos
Quando um produto é elaborado, vendido e distribuído pela internet, é claro que os custos de produção dele caem muito.
Você não necessita de um grande capital para começar a trabalhar nessa área. Especialmente quando comparados com a realidade de se produzir um item físico.
Ou seja, os infoprodutos são extremamente vantajosos para empresas que não dispõem de muitos recursos e estão em busca de estratégias inovadoras.
Sem frete
Ao contrário de produtos materiais, um e-book ou um webinar não precisam ser enviados. O cliente não tem que pagar uma taxa de frete para recebê-los.
Basta completar a compra e ter uma boa conexão com a internet para usufruir de todos os benefícios do e-book, por exemplo.
É um grau de comodidade pouco visto e, por isso mesmo, muito valorizado e procurado pelas pessoas.
Facilidade e simplicidade
Não é estritamente necessário reunir uma equipe de funcionários altamente qualificados para dar origem a um bom infoproduto.
Inclusive, é até mesmo indicado começar com propostas mais simples, mas não menos relevantes ou interessantes.
Aproveite as ferramentas de design disponíveis na web e faça o melhor possível com pouco.
Recorrência e continuidade
Sempre vai haver alguém navegando pela internet à procura de respostas, tutoriais e qualquer material que ensine informações novas.
Essa recorrência é um dos maiores atrativos dos infoprodutos, sejam eles e-books, webinars ou whitepapers.
O segredo é saber identificar nichos que tenham carência de informações aprofundadas e explorá-los de forma interessante e impactante.
Como criar um infoproduto de sucesso?
Diante de tantos formatos possíveis, se decidir quanto ao formato do seu infoproduto pode ser desafiador.
Leia na sequência boas dicas para criar o infoproduto perfeito para a sua base de clientes!
Faça pesquisa de mercado
Informar-se e estudar sobre o que seus concorrentes estão colocando em prática é ótimo para conhecer o mercado.
Essa comparação pode dar origem a ideias inovadoras, guiar brainstorms e se certificar de que o que a marca oferece é realmente uma novidade para o público.
Portanto, não hesite em fazer pesquisas de mercado, estudar as estratégias que têm dado certo e as práticas que já não são correntes.
Capriche na apresentação
É bom destacar que não é só o conteúdo que faz um infoproduto bem sucedido. A apresentação dele também conta muito.
Com apresentação, estamos falando de:
- Design;
- Legibilidade;
- Identidade visual;
- Formato.
Um e-book tem que possuir uma identidade visual atrativa que privilegie a legibilidade do material. Do mesmo modo, um podcast tem que ser bem gravado e editado para não se tornar maçante.
Prepare-se
Reúna dados que possam interessar a base de clientes e organize-os em um material assertivo e informativo.
Faça entrevistas com especialistas da área, colete dados com empresas parceiras e tenha em mente que o infoproduto deve melhorar a vida de quem o adquire.
Com essa noção fixa, os resultados com certeza vão ultrapassar expectativas.
Escolha bem a plataforma
Usar uma plataforma específica para divulgar e vender o infoproduto é uma ótima dica de gestão.
Assegure-se de que a plataforma escolhida seja a melhor possível em termos de navegabilidade e rapidez. Isso faz muita diferença na experiência das pessoas.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.