Entenda como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade e acelerar o fechamento das vendas em 5 dicas práticas

O envio de uma proposta é a etapa de um processo comercial mais determinante para a concretização de uma negociação.  

Por isso, entender como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade é crucial para que, além de acelerar a tomada de decisão dos clientes, fique claro para todas as partes os serviços que serão prestados pela agência.

Afinal, uma publicidade que converte exige investimentos consideráveis. Portanto, é preciso detalhar na proposta quais projetos serão desenvolvidos, evitando a possibilidade de se obter desperdício de recursos. 

Mas então, como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade que seja objetiva, diferenciada, e que converta? Como desenvolvê-la da melhor forma?

Para saber, continue lendo o artigo!

O que é uma proposta comercial para agência de publicidade?

A proposta comercial é um documento digital ou impresso que formaliza os serviços que serão prestados por uma agência a fim de atender as necessidades do comprador, por determinado valor e condições de pagamento.

É essencial que a proposta comercial respeite o que já foi acordado em contatos anteriores com o cliente.

Afinal, apesar da etapa de envio de proposta ser uma das mais determinantes em um processo comercial, não é isoladamente construída. Ela precisa considerar tudo o que foi conversado, desde os primeiros contatos com o cliente, até agora.

Por isso, é muito importante construir um funil de vendas que seja compatível com a jornada do cliente para que ninguém seja pego de surpresas nas propostas.

Com a proposta comercial, o comprador tem a oportunidade de avaliar detalhes dos serviços prestados pela agência e o valor que lhe é oferecido. Já para a agência, a proposta comercial consolida e formaliza tudo que foi negociado.

Contudo, sabe-se que o mercado é muito concorrido e o consumo está sendo feito de forma muito mais consciente. Logo, é importante elaborar uma proposta comercial para agência de publicidade que tenha a essência das empresas do segmento: a criatividade!

Como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade? 5 dicas práticas!

Agora, prepare-se para colocar a mão na massa e construir uma proposta irrecusável para seus clientes.

Antes de tudo, tenha em mente que sua proposta comercial deve:

  • ser personalizada para a dor do seu cliente;
  • legível e objetiva;
  • inserir elementos visuais com boa resolução;
  • passar confiança e profissionalismo.

A partir daí, colete todas as informações que você tem sobre essa negociação. Dê uma olhada no sistema de CRM para isso. Dessa forma você garante que nenhum ponto relevante será esquecido! 

E caso você não utilize um software de vendas na sua empresa, considere a implementação de um. Assim todos os detalhes estão concentrados em um só lugar e você poderá deixar de depender de planilhas extensas e burocráticas para isso. 

Tudo pronto? Então vamos entender como fazer uma proposta comercial para agência de publicidade:

  1. Tenha clara a necessidade do cliente

Como vimos anteriormente, a proposta deve ser personalizada e focada naquilo que o comprador deseja. Afinal, é isso o que interesse a ele.

Por isso, concentre-se no que é relevante. Não é necessário perder tempo explicando e detalhando outros produtos e serviços que não foram negociados. Isso pode deixar a proposta comercial maçante e pouco objetiva.

Seja uma consultoria de branding, a criação de um site ou o desenvolvimento de campanhas, o importante é enaltecer sua solução agregando valor a ela!

  1. Crie um cronograma com tarefas

Você está enviando uma proposta comercial para o desenvolvimento de uma campanha. Mas afinal, como exatamente você fará isso?

Este é um passo muito importante: expor para seu cliente todos os processos e atividades que serão realizados para criar uma campanha completa. Assim, há transparência na prestação do serviço e ruídos na comunicação são evitados.

Monte cronograma com as tarefas e os prazos para serem feitas. Ou então, faça uma lista, por exemplo:

  • Etapa 1: Diagnóstico da situação atual da empresa;
  • Etapa 2: Pesquisa de mercado;
  • Etapa 3: Definição do objetivo da campanha;
  • etc.
  1. Insira cases de sucesso

Dentre tantas agências de publicidade no mercado, porque o comprador deve escolher a sua agência para atendê-lo?

Exponha projetos anteriores e, se possível, alguns depoimentos e números obtidos com esses projetos. Este é o momento em que você agregará ainda mais valor em seu serviço, então, use e abuse do gatilho de autoridade para isso!

  1. Apresente os valores e condições de pagamentos

Bom, tudo tem um preço, não é mesmo? Qual será o seu?

Esta é a parte da proposta comercial para agência de publicidade que, com certeza, causa mais arrepios. E não é à toa, já que encontrar o preço perfeito para um serviço é, sim, um grande desafio.

Se o seu preço estiver muito abaixo do mercado, o comprador pode começar a questionar sua qualidade e capacidade de entrega. E se for muito acima, optará por serviços em que o investimento será menor.

A boa notícia é que, como sua proposta comercial está sendo construída com base na dor do cliente, ele tende a enxergar que seu valor é justo, o que facilita seu processo de decisão de compra.

Além do valor, é fundamental deixar evidentes as condições de pagamento e os prazos. Nesta etapa, você pode trabalhar com descontos especiais ou condições diferenciadas para fechar com chave de ouro. É válido também trabalhar com prazos mais curtos (gatilho de escassez). Desse modo, você pode acelerar ainda mais a decisão do seu cliente.

  1. Capriche no visual

Você é uma agência que trabalha com soluções criativas para resolver problemas, portanto, capriche no visual da sua proposta!

Deixe sua identidade cristalina em cada página da proposta: utilize imagens ou gráficos que tenham uma excelente resolução, e se atente à legibilidade das informações. Mostre profissionalismo não só em seus serviços, mas também em seus documentos.

Ficou mais fácil montar uma proposta comercial para agência de publicidade com essas dicas práticas, não é mesmo? Agora, basta colocá-las em prática e aguardar resultados incríveis! Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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