Empresa de BPO Financeiro: o que é, como funciona e como contratar?

Terceirizar a gestão financeira é a tendência das empresas que não têm uma estrutura administrativa financeira. Por essa razão, a contratação de uma empresa de BPO Financeiro pode salvar empreendedores que buscam ter cuidado redobrado com o dinheiro.

Outro aspecto que leva à busca de uma empresa desse porte é que muitos empresários não se sentem preparados para assumir a responsabilidade financeira, preocupados com  outras demandas tanto quanto urgentes para o bom funcionamento do negócio.

Diante disso, a contratação de uma empresa de BPO financeiro é necessária? Ao longo deste artigo você vai saber o que significa, a funcionalidade, e como adquirir o serviço. Acompanhe a gente!

O que é BPO Financeiro?

Antes de explicarmos o que é uma empresa de BPO Financeiro, precisamos entender o que é BPO. A sigla BPO significa Business Process Outsourcing. Em tradução livre, “terceirização de processo de negócios”. 

Este é um serviço requisitado que consiste na contratação de uma empresa terceirizada especialista em atividades que possam ajudar uma companhia. 

Existem vários tipos de BPO aos quais uma organização pode recorrer, entre elas, o BPO Financeiro, um segmento fundamental para a contabilidade de uma companhia. 

Logo, o BPO Financeiro é quando uma empresa contrata uma específica que realiza a gestão das finanças.

Ele foca na gestão financeira e nas funções contábeis, se responsabilizando por questões que, geralmente, ficam a cargo do setor administrativo e financeiro de uma organização.

No entanto, esse formato de trabalho normalmente é recorrente em pequenas empresas, que detém equipes reduzidas ou quase não contam com um profissional responsável pelas finanças.

Quais as funções de um BPO Financeiro?

As atividades de um BPO dependem da necessidade de cada organização, mas, de modo geral, uma das mais utilizadas é o gerenciamento do pagamento de fornecedores, que inclui o lançamento de contas a pagar na plataforma.

A emissão de notas fiscais e a organização da folha de pagamento dos funcionários são outras atividades que demandam bastante dos profissionais. Mas não é só isso. Veja por completo o que uma empresa de BPO Financeiro faz:

  • gestão de contas a pagar e receber;
  • análise de crédito;
  • planejamento e controle financeiro;
  • agendamento de pagamentos;
  • emissão de notas fiscais e cobranças;
  • fechamento contábil;
  • relatório de Impostos pagos;
  • análise de otimização tributária;
  • departamento pessoal, entre outras.

Nesse sentido, também vale ressaltar a integração do BPO de folha de pagamento. Junto à contabilidade, terceirizar o serviço de folha de pagamento consiste em criar e organizar o pagamento das contribuições da empresa e dos funcionários, como o cálculo de salários e vencimentos, orçamento, entre outros requisitos. 

Ou seja, um complemento importante para a parte financeira de qualquer instituição. 

Por que investir em uma empresa de BPO Financeiro?

1. Apoio de uma equipe especializada

Como vimos acima, nem sempre o empresário tem tempo para lidar com questões financeiras, principalmente quando se tem um número elevado de funcionários para fechar o salário mensal e seus benefícios.

Por essa razão, uma empresa de BPO Financeiro otimiza o tempo e qualifica o cliente porque consegue controlar os custos, perceber falhas na contabilidade, prevê os custos e ganhos financeiros, além de tornar o negócio mais rentável.

A grande razão para a agilidade e facilidade de contar com uma equipe terceirizada é que ela já possui treinamento organizacional, o que garante o amento de produtividade, desenvolvimento de mais projetos e qualidade para aos clientes.  

Além do mais, os resultados de um treinamento empresarial devem ser satisfatórios. Isso porque a companhia contratada para exercer a função deve avaliar a aptidão dos funcionários antes de oferecer o serviço para os clientes. 

2. Diminuição de custos

Profissionais de gestão financeira têm um olhar mais apurado comparado de quem cuida do orçamento apenas por obrigação. Ele enxerga furos e consegue contorná-los em tempo hábil.

Justamente por ser uma visão de fora do ambiente, um especialista no assunto identifica melhorias e, assim, reduz os gastos e amplia os ganhos.

3. Implementação do planejamento financeiro

O investimento em uma empresa de BPO Financeiro não é em vão, pois ela traz novos hábitos para a gestão financeira. 

Com isso, a tendência é que você retorne ou conquiste o saldo positivo financeiro, e possa lidar com outras funções como atender clientes, negociar com fornecedores ou desenvolver produtos com mais tranquilidade.

4. Foco no core business

Como vimos anteriormente, diversas atividades se tornam possíveis com a contratação de uma empresa de BPO Financeiro. Mas o melhor de tudo é poder focar no core business do negócio, ou seja, na atividade principal.

Talvez pela quantidade de tarefas você tenha se afastado do propósito da empresa. Com isso, você irá se destinar ao que atrai o consumidor e o que faz com que suas vendas cresçam.

Leia também: 

Como contratar uma empresa de BPO Financeiro?

Antes de contratar uma empresa de BPO financeiro, é importante saber exatamente o que você precisa.

Algumas empresas preferem manter uma parte da gestão financeira com a equipe interna, enquanto outras terceirizam toda a área administrativa e estratégica, por exemplo.

Cabe a você analisar as necessidades do seu negócio e procurar um pacote de serviços adequado.

Antes de contratar uma empresa de BPO Financeiro, é fundamental saber o que realmente você precisa. Como vimos até o momento, são diversas funções que os profissionais especializados podem fazer, e talvez nem todas elas são essenciais.

É por isso que algumas companhias preferem manter parte da gestão com a equipe interna, enquanto outras terceirizam a parte administrativa.

Mesmo assim, adquirir uma empresa de BPO Financeiro não é uma tarefa complicada. Em primeiro lugar, você deve:

  • avaliar o contrato antes de assinar, considerando o que consta no escopo dos serviços;
  • prioriza sua segurança, afinal, você precisa confiar na empresa já que ela terá acesso a todos os seus dados;
  • analisar a qualidade do suporte;
  • verificar a eficiência do treinamento empresarial. Em muitos casos, é feito um treinamento online pouco antes de exercer o serviço para se adaptar ao estilo do cliente.

Essas são as principais considerações, mas você estará em boas mãos ao contar com o oHub, site especializado em oferecer tipos de serviços de qualidade.

Contar com o oHub é garantir economia de tempo, já que você recebe diversos orçamentos com um único pedido; tem a disposição as melhores empresas de BPO Financeiro; além de não pagar nada para solicitar os orçamentos.

Ter uma empresa de BPO Financeiro para cuidar das finanças não é luxo, é um serviço de planejamento para que você se dedique a aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do oHub de apresentar os benefícios de uma empresa de BPO Financeiro.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *