Em parceria com o SENAI-GO, Hochschild Mining oferta curso profissionalizante voltado ao setor mineral

Formação em Tratamento de Minério dará aos alunos a oportunidade de participar de processos seletivos do Projeto Mara Rosa

Oitenta alunos das comunidades de Mara Rosa e Amaralina (GO) iniciaram no último dia 2 de maio, um curso de Tratamento de Minério, ofertado de forma totalmente gratuita como resultado de uma parceria firmada entre a Hochschild Mining e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (SENAI-GO). O objetivo é preparar a mão de obra local para futuras oportunidades oferecidas pela empresa no Projeto Mara Rosa, que se encontra em fase de construção e tem o início da operação previsto para o primeiro semestre de 2024.

As aulas, ministradas pelo SENAI, terão duração de quatro meses, totalizando 400 horas de aprendizado teórico e prático. Os participantes foram divididos em duas turmas, com 40 alunos cada, e as aulas acontecerão no Colégio José Feliciano Ferreira, em Mara Rosa, até que fique pronto o espaço que está sendo reformado pela Hochschild para realizar o curso.

“Entendemos que uma empresa que valoriza a mão de obra local tem maiores chances de desenvolver talentos antes desconhecidos, além, é claro, de oferecer oportunidades de crescimento à comunidade da qual faz parte. Desde o início do Projeto Mara Rosa, já promovemos mais de 100 cursos em nosso programa de treinamentos, com cerca de 1.400 pessoas capacitadas, e este é o primeiro 100% voltado para a fase operacional. Nossa expectativa é contratar até 70% dos alunos formados”, explica Edson Del Moro, Country Manager da Hochschild Mining.

Com 184 candidatos inscritos, a seleção para as vagas foi realizada por meio de uma prova de Português e Matemática. Os 104 aprovados nessa primeira etapa passaram por dinâmica de grupo e entrevista. Desse total, foram selecionados os 80 alunos, sendo 43 homens e 37 mulheres, o que reforça o compromisso da empresa com a diversidade e a busca por contribuir com o aumento da presença feminina na mineração.

Aula Inaugural

A aula inaugural do curso de Tratamento de Minério ocorreu no dia 27 de abril, em um evento no auditório do Colégio Castelo Branco, com a presença de quase 100 convidados, entre alunos, parte da liderança da Hochschild Mining, o Secretário de Industria e Comércio de Mara Rosa, Lázaro Gomes Moreira Junior, o Diretor do SENAI em Minaçu, Josué Teixeira de Moura, e o Supervisor Técnico do SENAI, Bernardo Magno da Silva.

Na ocasião, todos os presentes assistiram a um vídeo institucional sobre o Projeto Mara Rosa e o andamento da construção. Os representantes do SENAI apresentaram os módulos e, ao final, a Hochschild entregou para os alunos a camiseta do curso. Eles também receberão materiais didáticos, no início de cada módulo, e uma garrafa de água personalizada, como incentivo para a redução do uso de copos plásticos, uma ação que leva o conceito de preservação ambiental para os estudantes.

O curso terá seis disciplinas que abordam questões relacionadas à Ética, Segurança do Trabalho, Lógica e Língua Portuguesa, iniciando com o módulo “Mundo do Trabalho”. Tudo para deixar os alunos aptos para as matérias práticas e teóricas do Tratamento de Minério.

Sobre a Hochschild Mining

A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Sul e mais de 100 anos de tradição. No Brasil, tem como ativo o projeto Mara Rosa, iniciado após a aquisição da empresa Amarillo Mineração do Brasil, um open pit (mineração a céu aberto) localizado no município de Mara Rosa, região Norte do Estado de Goiás.

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo, desse total, 2,4 mil hectares já com portaria de lavra. Em 2021, recebeu a primeira Licença de Instalação e atualmente encontra-se na etapa de construção, com previsão de produção para o primeiro semestre de 2024, estimada em 102 mil onças de ouro/ano nos 4 primeiros anos da operação.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts