E-commerce: como a automatização pode ajudar no varejo

A expansão do mercado E-commerce faz com que empreendedores encarem desafios, mesmo que de forma empolgante, tudo para atender o fluxo de clientes quanto ao fechamento de negócios de sucesso. 

Por trás dos louros, no entanto, há muito trabalho e, conforme um e-commerce se expande, os empreendedores ficam mais ocupados e precisam recorrer à tecnologia disponível para otimizar os fluxos e manter as vendas de forma contínua.

Ao analisar os processo de trabalho de um e-commerce, cada pessoa executa as mais diversas tarefas, muitas das quais levam poucos minutos para serem concluídas. 

O tempo e o esforço investidos para se concluir essas tarefas, de forma individual, pode parecer insignificante em um cenário amplo, mas pode se tornar um desperdício de energia se não for devidamente alinhado aos mais diversos processos do e-commerce.

Essas atividades estão centradas em diferentes setores, como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Envio de e-mail marketing;
  • Redação de conteúdo para e-commerce;
  • Tratativa de devoluções.

Muitas dessas tarefas podem ser monótonas e repetitivas, e é dentro desse campo que a automação do e-commerce se destaca, permitindo uma flexibilização estratégica da rotina. 

Como definir a automação do e-commerce?

A tecnologia abrange grande parte da automação do e-commerce, com a aplicação de sistemas e softwares que realizam tarefas e processos específicos, o que torna desde um despachante online a centros de distribuição muito mais eficientes. 

Com mais eficiência, consequentemente, é possível observar a economia de tempo e dinheiro. 

Em um e-commerce, a automação pode ocorrer desde a simples configuração de um e-mail que acompanha, automaticamente, a confirmação de compra de um cliente, até a aplicação de IA (Inteligência Artificial) para envio de mensagens personalizadas.

A definição da automação de e-commerce está na simplificação de diversos aspectos sobre fluxos de trabalho do e-commerce, com o cuidado de automatizar tarefas repetitivas e que, na maioria dos casos, consome tempo de funcionários que podem ser mais produtivos de outras maneiras. 

Como funciona a automação para E-commerce?

Cada empresa, dentro do setor produtivo a que se destina, deve acompanhar o mercado cada vez mais competitivo, assim como as mudanças exigidas sob demanda dos consumidores, com processos de exames demissionais e admissionais eficientes.

O empreendedor deve ser ágil e ter a capacidade de expandir as ofertas de produtos e serviços rapidamente. 

Assim, a automação do e-commerce permite melhorar os mais diversos processos com o objetivo de aumentar a eficiência. 

Dessa forma, um e-commerce pode entregar produtos e serviços com mais rapidez, além de acompanhar o avanço da tecnologia e todas as tendências de mercado. 

Confira a seguir os principais pontos que podem ser otimizados em seu negócio e quais benefícios podem ser alcançados.

  1. Gestão de estoque mais forte  

Varejistas do setor de e-commerce operam em vários canais de vendas, e precisam utilizar processos de gestão de estoque atualizados para evitar erros e realizar relatórios precisos, promovendo melhores resultados e dados qualificados para a tomada de decisão – reduzindo riscos e danos à reputação da marca. 

Desta forma, a automação do e-commerce ajuda a acompanhar o estoque em tempo real, o que melhora a precisão e reduz a necessidade de atualizar planilhas manualmente, melhorando o ritmo das atividades.

  1. Operações eficientes nos negócios

Todas as tarefas que ocorrem no varejo e-commerce estão associadas a detalhes do espaço físico, como a limpeza e o abastecimento de estoque, até segurança e gestão de acidentes internos, podendo contar com uma gestão de automação.

Há sistemas desenvolvidos de forma personalizada, pensada para cada tipo de negócio, que pode atribuir e aprovar tarefas de forma automática, o que aumenta a eficiência e mantém o sistema de combate a incêndio em pleno funcionamento. 

  1. Economia de tempo e logística inteligente

Com uma cadeia de suprimentos conectada, assim como o gerenciamento de estoque e sistemas de atendimento, um e-commerce garante que produtos e serviços sejam entregues no lugar certo e na hora mais conveniente para os clientes. 

  1. Melhoria do atendimento ao cliente 

A automação do e-commerce permite dar mais poder aos clientes a partir de um suporte de autoatendimento. 

Assim, há uma remoção de barreiras de suporte, o que aumenta a eficiência de atendimento e faz com que os clientes possam encontrar um agente de serviço adequado para a resolução de problemas. 

  1. Gerenciamento fácil de contratos 

O setor varejista apresenta alta rotatividade, o que reflete em contratos com fornecedor de equipamentos industriais e outros serviços.

A automação pode ser aplicada sobre a gestão de contratos, o que significa que as partes interessadas podem visualizar, alterar e aprovar, de forma conjunta os detalhes sobre a parceria em um ambiente digital simples e dinâmico.

Vantagens de otimizar processos de E-commerce

A integração de sistemas de e-commerce pode ser feita a partir de diferentes tecnologias, como:

  • ERP (Environment Resource Planning);
  • CRM (Customer Relationship Management);
  • PIM (Product Information Management);
  • SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados).

A conexão entre esses e outros sistemas ajuda líderes e gestores a visualizarem dados em formato de fácil leitura, para que as tomadas de decisão sejam devidamente aplicadas sobre os negócios. 

As diferentes plataformas de automação de e-commerce simplificam uma variedade ampla de processos corporativos e industriais, reduzindo a carga de trabalho dos funcionários. 

Dessa maneira, os processos diários sob um galpão de lona, como remessa e gestão de produtos internos e externos, o rastreamento de estoque e setores de vendas e marketing podem ser melhor administrados, com supervisão geral. 

A automação do marketing de um e-commerce pode personalizar produtos, preços e promoções ao público-alvo, assim como adaptar o atendimento ao cliente quanto ao suporte online. 

Com tantas possibilidades, os clientes se beneficiam, mesmo que de forma indireta, da automação do e-commerce, o que pode aumentar o ticket médio de pedidos e as vendas. 

Principais processos que podem ser otimizados 

Os processos que podem ser otimizados pela automação do e-commerce varia entre empresas, considerando os processos e necessidades identificadas no setor. Apesar disso, há determinadas atividades que merecem destaque. 

Por exemplo, com o consumidor fazendo mais compras online e com o aumento das expectativas sobre encontrar um serviço melhor e mais eficiente, os negócios precisam se manter competitivos e saber como qualificar a experiência nos pontos de contato com a marca.

Ou seja, os empreendedores devem encontrar formas de se manter à frente da concorrência e a automação pode ser peça fundamental nesse processo.

  1. Cadeia de mantimentos

A demanda no setor do e-commerce é bastante volátil, com muitas empresas experimentando picos sazonais e, em seguida, uma queda acentuada que pode prejudicar os negócios se não for bem administrada.

Nesses casos, muitos e-commerces sofrem com os altos e baixos do mercado, e os empreendedores que desenvolvem projeto hidráulico residencial, empresarial e industrial podem estar mais preparados para as volatilidades com a ajuda da automação dos processos. 

Para isso, é necessário ter um equilíbrio entre o estoque insuficiente ou excessivo, identificando as entradas e saídas de forma precisa para atender o mercado consumidor de forma devida.

Sendo assim, a transformação digital e a automação do e-commerce podem recorrer a recursos de IA para promover e ajustar as operações, sobretudo com informações baseadas em dados, indicando peças com mais saída e baixo estoque, por exemplo. 

  1. Gestão de clientes

A partir do momento que empreendedores do setor de e-commerce acertam as preferências dos clientes, ganham terreno no mundo dos negócios de forma sólida. 

Para alcançar as melhores percepções sobre o que o consumidor final exige de um negócio, a automação de processos de marketing, por exemplo, possibilita entender as demandas e acionar o fornecimento de maneira proporcional. 

Cada processo deve transformar o e-commerce em um modelo de negócio contínuo.

Um ponto de atenção é o número crescente de empresas do setor de e-commerce, e como os clientes podem encontrar dificuldades sobre serem ouvidos em meio a tantas propagandas online.

Obter o produto ou serviço de ginástica laboral nas empresas certo, somado a uma experiência personalizada, reforça o reconhecimento de uma marca, estimulando a fidelidade dos clientes, que passam a se sentir mais valorizados.

  1. Cadeia de distribuição

O setor de e-commerce vem se expandindo conforme a evolução da tecnologia e a abrangência da internet, junto com equipamentos eletrônicos que permitem acesso às mais diversas marcas, produtos e serviços. 

Dessa forma, a concorrência também se amplia, e o que pode diferenciar cada empresa de e-commerce é a distribuição e logística. 

Sendo assim, a automação do e-commerce em uma base sólida de distribuição exige desde o conserto de empilhadeira até a formalização de parcerias comerciais com empresas terceirizadas de logística. 

A instalação de armazéns e a infraestrutura de entrega necessária exige alto investimento, mas as parcerias nos negócios alavancam a economia, com uma combinação de gestores, processos e mão de obra qualificada para o funcionamento pleno. 

A automação do e-commerce serve como alavanca para a redução de investimento de capital próprio, sendo que as despesas gerais são dispersadas e compartilhadas, formando uma rede complexa de recursos humanos e de materiais. 

Conclusão

Toda empresa que entende a importância da automação do e-commerce reconhece a presença da tecnologia, em diferentes setores e processos, para garantir a agilidade e eficiência nos negócios. 

Dentro das mais variadas tarefas cotidianas, e mesmo aquelas semanais ou mensais, podem fazer parte da automação do e-commerce, reduzindo tarefas que consomem mais tempo e dinheiro.

Por fim, o e-commerce de varejo passa por uma transformação que reforça a marca junto ao mercado consumidor, assim como consegue competir de igual em relação aos concorrentes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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