Dicas para organizar a rotina de trabalho e de estudos

Saiba como manter o foco e a produtividade sem deixar de lado o descanso

Estudar e trabalhar são atividades comuns na vida de muitos brasileiros a partir dos dezesseis anos, principalmente porque alguns usam a renda do trabalho para pagar a faculdade ou um curso para aprimorar seus conhecimentos.

Se esse é o seu caso, sua rotina provavelmente começa cedo e termina à noite. Então, para garantir que nada está faltando, é preciso ter ao seu lado uma mochila ou bolsa espaçosa e manter tudo bem organizado. Confira dicas para te ajudar nessa missão.

Monte um cronograma de trabalho e estudos

O cronograma vai te ajudar a definir certinho o momento de trabalhar e de estudar. Pode ser algo bem básico, escrito “8h às 17h: trabalho; 17h às 18h: deslocamento e lanche; 18h às 19h: estudar a matéria do dia; 19h às 22h: aula; 23h às 0h: revisão rápida do conteúdo”.

A ideia é ajudar você a manter o foco. Se achar necessário, durante o dia você também pode separar as atividades de trabalho. Evite ao máximo empurrar algo para o próximo dia, caso você ainda tenha tempo para resolver a questão.

Priorize as atividades urgentes e importantes

Você já ouviu falar da matriz de prioridades? Nela você consegue montar um cronograma com atividades urgentes e importantes, isso ajuda a saber no que é preciso focar. São quatro áreas: urgente e importante, urgente e não-importante, não-urgente e importante, não-urgente e não-importante.

Tudo que se encontra na área urgente e importante precisa de atenção imediata e merece seu foco. Se está na área não-urgente e importante ou não-importante e urgente podem ser as segundas atividades feitas. A última parte da matriz envolve o que pode ficar para depois.

Organize os seus horários

Como estão os seus horários? Você está aproveitando bem ou tem aquela sensação de que precisaria de um dia com no mínimo 48h? Apesar de desafiador, é possível organizar sua agenda e conciliar o trabalho com os estudos sem se sentir supercansado.

Enquanto está trabalhando, não misture o estudo. Teve algum tempo livre? Vá tomar um café com os colegas e relaxar a mente, você merece. Depois veja o que funciona melhor para você: levantar mais cedo e estudar antes de ir trabalhar, fazer isso no intervalo antes das aulas começarem ou depois das aulas.

Evite postergar atividades

Atividades ou conteúdos mais difíceis tendem a tomar mais tempo e causar aquela sensação de “vou deixar isso para amanhã”. Evite postergar a questão e procure resolvê-la. Não tenha medo de pesquisar mais ou pedir ajuda, o importante é entender e finalizar de uma vez.

O que você pode fazer é intercalar com algo mais fácil. Sentiu que está muito cansado? Pare um pouco e estude um conteúdo com o qual tenha mais afinidade ou, se isso aconteceu no trabalho, vá resolver aquela questão rotineira que você tira de letra. Depois, volte e se dedique novamente ao que é difícil.

Tenha momentos de descanso

Há pessoas que ignoram completamente o momento de descanso, mas isso não é certo e pode prejudicar sua produtividade tanto no trabalho quanto nos estudos. Permita-se se desligar um pouco e viver momentos de lazer, seja ao lado dos amigos, do seu animal de estimação ou da família.

Essa é uma forma de repor as energias, tão essencial quanto dormir no mínimo oito horas por dia. Assim, tente se programar para dormir e acordar sempre no mesmo horário. Seu corpo vai agradecer esse descanso.

Tenha um ambiente próprio para estudar

No trabalho você tem seu próprio cantinho, por que isso seria diferente para os estudos? Em casa, tenha sua mesa de escritório com os materiais necessários e todos os itens que ajudam a manter o foco.

Evite ter distrações por perto, como TV ou música. Além disso, quando for estudar, mantenha o celular no silencioso. Com o tempo você irá assimilar que sentar àquela escrivaninha significa manter o foco em um conteúdo.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *