Dicas de endomarketing para aumento da produtividade

Por mais que as empresas busquem e apliquem dicas de endomarketing no ambiente de trabalho, nem sempre é fácil manter os funcionários felizes e engajados. 

A tarefa pode parecer árdua, em um primeiro momento, mas essa é uma força poderosa que ajuda a construir a reputação e o desempenho de uma organização. 

Afinal, os consumidores estão mais propensos a comprar um produto ou serviço quando é recomendado por um amigo ou membro da família, bem como são fidelizados por meio de processos e atendimentos qualificados. 

Isso significa que essas chances de vendas dobram quando um funcionário defende as empresas de segurança patrimonial com argumentos válidos, divulgando e representando o negócio.

A defesa dos funcionários oferece uma vantagem competitiva considerável, e isso pode ser alcançado por meio do endomarketing, ou marketing interno, como também pode ser definida essa proposta que se mostra eficaz ao longo do tempo. 

Conheça a definição de endomarketing

O objetivo do endomarketing é promover a missão, os valores e a oferta de produtos de uma organização para os próprios funcionários, bem como mantê-los engajados e motivados em relação à marca. 

Para isso é comumente gerenciado pela equipe de RH (Recursos Humanos) em conjunto com o setor de Comunicação e Marketing. 

Seguindo essa linha de raciocínio, junto a essa ideia está o aumento da conscientização e o engajamento dos funcionários em relação à organização em que estão inseridos. 

Isso garante que os funcionários tenham o conhecimento necessário para realizar as tarefas e atividades laborais com ainda mais qualidade. Mais importante, aumenta o nível de comprometimento com a organização. 

A comunicação é grande parte de tudo isso, mas lembre-se que endomarketing vai muito além da comunicação interna – mesmo que use de suas ferramentas em algumas ações. 

Quando se trata de cultura organizacional e ambiente de trabalho com elevadores de cargas, as informações certas, para as pessoas certas, se tornam fundamentais para o desenvolvimento da confiança por parte dos empregadores e colaboradores. 

O marketing interno e o marketing externo diferem nos públicos-alvo, mas visam evidenciar o negócio e podem se dar por algumas ações semelhantes. 

Para um melhor esclarecimento, enquanto o endomarketing se concentra apenas nos funcionários, a propaganda externa é voltada para o consumidor final e visa, principalmente, alcançar e converter os clientes em potencial. 

Aplicação de endomarketing proporciona benefícios

Os principais benefícios do endomarketing podem ser destacados da seguinte maneira:

  • Aumento de reconhecimento da marca;
  • Conexão emocional com a empresa;
  • Defesa espontânea;
  • Maior envolvimento de funcionários.

Todos esses componentes são importantes para que o funcionário tenha uma experiência positiva junto à empresa que atua, rendendo maior compreensão sobre a missão, os valores, as metas e os objetivos, e tudo isso alinhado para uma trajetória de sucesso. 

Consequentemente, até o público externo pode ser impactado, seja por meio de atendimentos ou da confiança ao falar da marca junto aos círculos de convivência.

As pessoas querem trabalhar em locais em que a comunicação possa ser o mais transparente possível, e que as contribuições possam ser valorizadas, na medida do possível, que proporcione desenvolvimento e valorização, bem como locais com os quais se identifiquem com as causas e missão.

O marketing interno faz mais do que apenas mantê-los informados, ele promove o envolvimento de todos, da melhor forma possível. 

Dessa forma, os funcionários tornam-se mais propensos a despender esforços arbitrários, estendendo a permanência junto à empresa por mais tempo, e se colocam à disposição para espalhar as benesses corporativas para outras pessoas, também realizando suas funções com mais qualidade e satisfação. 

Aqui, vale levantar um ponto crucial. A importância do boca a boca não pode ser negligenciada e deve ser pensada em sua potência. 

Afinal, muitos funcionários publicam sobre a empresa de gerador silenciado em que trabalham em plataformas online, com foco voltado para as redes sociais. 

Postagens positivas melhoram a posição de uma empresa. Mas é necessário atenção, pois caso seja o contrário, se as mensagens se mostrarem negativas, podem causar sérios danos à reputação da marca. 

O endomarketing funciona porque faz com que os funcionários se preocupem com a organização em que estão inseridos e contribuam com uma boa divulgação e alcance de qualidade. 

A cultura organizacional os atraem, a maneira de trabalhar provoca inspiração e o propósito ressoa em uma mesma sintonia. 

Construção de endomarketing eficaz

Para construir uma estratégia de endomarketing eficaz leva tempo, dedicação e muito trabalho por parte das equipes responsáveis.

Ainda assim, há 5 componentes principais que uma empresa precisa, e que podem ser melhor compreendidos a seguir.

  1. Formalização de equipe diversificada

Uma equipe multifuncional é essencial, e por isso ela deve ser composta por membros de diferentes setores corporativos e empresariais. 

Ter uma equipe diversificada permite uma gama maior de habilidades para colocar em prática. Os membros de RH saberão a melhor forma de engajar a força de trabalho. O marketing terá acesso a redação, design e outros ativos criativos. 

As operações podem fazer valer as diferentes habilidades dos participantes e, então, se somar a um planejamento de endomarketing feito em uma sala com cortinas blackout, sendo completamente personalizado e integrado à cultura organizacional da empresa. 

  1. Desenvolvimento do plano de endomarketing

O plano deve seguir o mesmo manual que é aplicado no marketing externo. Para isso, é preciso definir:

  • Atividades;
  • Mensagens;
  • Público-alvo;
  • Recursos disponíveis;
  • Tempo de execução.

A organização de atividades trata de iniciativas que são necessárias para transmitir as mensagens que precisam chegar aos funcionários, e obter uma resposta sobre isso. 

O público-alvo interno pode ser um diferencial, sendo específico para um grupo em particular, ou para todos os funcionários e colaboradores, incluindo fornecedores e parceiros comerciais e empresariais. 

Para isso, é preciso determinar quais recursos serão disponibilizados, sendo eles financeiros, de pessoal, entre outros, como a contratação de uma equipe terceirizada para capacitação e treinamento, e assim colocar o plano de endomarketing em prática. 

Somado a tudo isso está o tempo em que a campanha será executada, quando será lançada, e quais as metas que a empresa pretende alcançar ao longo do caminho. 

  1. Mensuração de resultados

Ao definir as metas e objetivos, é possível saber se a campanha teve o sucesso esperado. A empresa precisa ser específica sobre o que pretende alcançar.

A implementação de KPIs (Key Performance Indicator) possui métricas bem específicas, como participação de funcionários em eventos propostos pela campanha de endomarketing. Ou então para aumentar a cultura do local de trabalho. 

Seja qual for o objetivo, é preciso se certificar de haver meios para mensurar de forma que seja aplicável em outras estratégias ao longo do processo de marketing interno.

  1. Apelo para a criatividade

Mensagens monótonas resultarão em resoluções sem fins específicos. É preciso reunir conteúdo que se destaque, e que seja atraente para uma execução criativa. 

Vale lembrar que a empresa precisa chamar a atenção dos funcionários antes de criar a defesa organizacional. Logo, as mensagens atraentes são essenciais. 

Nesse ponto a equipe de marketing pode atuar para expandir o projeto para um caminho de sucesso. 

  1. Canais de comunicação

Cada empresa possui características próprias, assim como funcionários que se comunicam de maneira particular.

A organização deve considerar os melhores canais a serem usados para cada parte de toda a campanha, adequando ao público interno e qual apresenta melhor aderência no perfil de colaboradores.

Alguns canais são melhores para obter atenção instantânea, enquanto outros são melhores para construir, de forma passiva, a lembrança da mensagem. Assim, o objetivo também deve ser considerado.

A campanha de endomarketing pode incluir notificações pop-up na intranet para o lançamento, sinalização digital e protetores de tela para lembretes. 

Até mesmo um aplicativo personalizado é válido, e assim os funcionários podem ser atualizados constantemente.

5 dicas de endomarketing práticas

O endomarketing se mostra mais eficaz quando há uma estratégia para sustentar toda a campanha. 

As cinco dicas de endomarketing abaixo podem ser usadas para melhorar os argumentos e a defesa por parte dos funcionários. 

  1. Tempos de mudanças

Fusões empresariais de estabelecimentos que produzem filtros a vácuo para a indústria, novas nomeações de liderança e gestão, reestruturações corporativas, entre outras situações, podem ser momentos de turbulência que ameaçam o moral do local de trabalho. 

Uma campanha de endomarketing lançada durante esses períodos pode ajudar a reforçar o suporte e manter a equipe focada nas finalidades da empresa. 

Atividades como vídeos de liderança tranquilizando a equipe sobre o que está acontecendo, além de boletins digitais para fornecer mais detalhes podem funcionar por um tempo.

Sendo assim, é preciso manter todos devidamente informados, sempre. 

  1. Aborde problemas conhecidos da equipe

O endomarketing pode ser aplicado de forma proativa para abordar problemas no ambiente de trabalho, e que podem ser identificados por meio de pesquisas de opinião. 

Vale promover atividades que apresentem o problema e forneçam uma base para remediá-los. A inclusão de um local para os funcionários expressarem as preocupações e frustrações, de forma anônima, pode ser ideal. 

  1. Concentre-se em uma causa

Uma causa social ou ambiental fornece uma estratégia de marketing interno eficaz. É possível identificar algo que ressoe entre os funcionários e, consequentemente, que se alinhe à postura corporativa. 

Assim, os funcionários podem se mostrar engajados, se mobilizando com entusiasmo em torno de uma causa comum, beneficiando a todos os envolvidos, inclusive ONGs e instituições de caridade que promovem cirurgia de catarata preço popular e acessível para pessoas carentes.

  1. Gamificação reúne diferentes gerações

A gamificação é uma estratégia relativamente nova, mas que leva o endomarketing a um novo nível. 

Aprendizado baseado em jogos, questionários online e outras ferramentas interativas proporcionam uma experiência imersiva e, por que não, divertida. 

A empresa pode incentivar o compartilhamento social, tornando o conteúdo relevante e fácil de se mostrar nas redes sociais. 

Assim, é possível criar um ambiente com conexão remota em que o sucesso coletivo toma conta das equipes, contanto que tenham o mesmo objetivo em mente.

  1. Alinhe com a campanha de marketing externa

Chega uma hora que é preciso inserir o endomarketing em uma campanha de marketing externo. Fazer isso significa que as mensagens estão alinhadas e a conscientização é maximizada quando o perfil alcança um novo patamar. 

Assim, a concentração em uma campanha sintonizada, tratando público interno e externo em um mesmo nível, se mostra menos distrativa para a equipe, ajudando a manter os olhos de todos na valorização e reconhecimento da marca. 

Conclusão

Ao aplicar as dicas de endomarketing, a empresa perceberá que é uma área essencial que qualquer organização deve manter o foco para melhorar seu desempenho, favorecer o desenvolvimento e reduzir problemas como o turnover e gastos excessivos com reposição de funcionários.

Ao aumentar a defesa dos representantes comerciais de câmara fria para diferentes clientes, as empresas promovem maior envolvimento, ambientes de trabalho mais produtivos e obtêm resultados mais bem-sucedidos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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