Diabetes pode causar a gengivite?

Cuidar bem da saúde bucal e evitar problemas como a gengivite pode significar ficar atento com outras possíveis doenças, como a diabetes.

Isso porque, quando uma pessoa acaba ficando doente com esse tipo de patologia, uma das consequências pode ser a causa de problemas bucais que também acabam aparecendo. 

Portanto, ter uma boa saúde bucal e qualidade de vida significa manter em bom funcionamento o corpo como um todo. 

De acordo com pesquisas de especialistas, 21 milhões de americanos são diabéticos e muitos acabam ficando surpresos com as complicações que vêm junto com a doença. 

Dessa forma, as pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais e outros problemas cardíacos, vasculares, e falências renais. 

Portanto, confira a seguir as principais informações sobre a diabetes e saiba como lidar com essa doença e prevenir suas consequências e manter a saúde bucal e uma boa qualidade de vida. 

Definições de problemas bucais trazidos pela diabetes

A diabetes tem como principal característica ser uma doença que eleva a glicose no sangue, podendo ocorrer devido aos defeitos na secreção ou ação do hormônio insulina que não dá conta de absorver todo o açúcar ingerido. 

Por esse motivo, muitas das pessoas que possuem diabetes acabam tendo que tomar a insulina de forma injetada, uma vez que o corpo acaba tendo essa insuficiência de não produzir o suficiente para absorver toda a glicose. 

Por esse motivo também que diabéticos precisam maneirar na ingestão de açúcar. Assim, a doença ficou famosa como sendo a responsável por proibir as pessoas de comer besteira. 

Entretanto, não só doces passam a ser proibidos, mas também alimentos ricos em carboidratos, que viram glicose no sangue. 

Já a gengivite, nada mais é do que uma inflamação na gengiva que causa sensibilidade nos tecidos gengivais, podendo causar até mesmo a perda dos dentes.

Por isso, ao menor sinal de gengivas inchadas, vale a pena buscar por um periodontista.

Relação entre a diabetes e a gengivite

Os problemas de gengiva e dentais podem acontecer com qualquer pessoa, principalmente quando esta não cuida de sua higiene bucal e deixa de fazer visitas regulares ao dentista. 

Entretanto, para pessoas diabéticas essa possibilidade aumenta de forma que, mesmo com uma ótima higiene bucal a mesma pode ter a gengivite de qualquer forma. Isso porque, a glicose alta no sangue facilita a formação de cáries, tártaros e das doenças gengivais. 

Com isso, a gengiva pode apresentar sangramento, resultado de outra característica que o diabético possui: a cicatrização mais demorada, devido à falta de alguns glóbulos do sangue. 

Portanto, caso seja diabético, procure clínicas odontológicas sp e busque se informar de prevenção, tratamento, sempre ficando de olho em como está a sua saúde bucal através de visitas regulares ao dentista.

Em suma, é importante ressaltar que negligenciar sinais de problemas bucais pode causar diversas adversidades, como a própria perda dos dentes, fazendo com que o paciente precise buscar por clínica dentária especialista em prótese para colocar novos dentes. 

Portanto, fique atento a sintomas como: 

  • Gengiva vermelha, dolorida ou inchadas;
  • Gengiva com sangramento;
  • Gengiva retraída de forma que seus dentes pareçam longos;
  • Dentes sensíveis ou moles;
  • Mau hálito;
  • Uma mordida com sensação de “dente crescido;
  • Próteses dentárias que não se encaixam bem.

Na presença de todo e qualquer sintoma, procure um dentista para obter tratamento, além de prevenir outras possíveis complicações.

Tratamentos e prevenções

O tratamento de uma gengivite irá variar de acordo com as singularidades de cada caso. Isso porque o dentista especialista precisa averiguar as singularidades e progressões de caso a caso. 

Entretanto, se a gengivite não for muito grave, o dentista especialista em retração gengival pode remover o tártaro dos dentes e, acima de tudo, orientar mudanças no estilo de vida.

A escovação regular e eficiente dos dentes continuará sendo um dos cuidados mais recomendados, contudo, o profissional orientará as técnicas e produtos mais apropriados, além de recomendar o cuidado com a alimentação.

Dessa forma, para pacientes diabéticos o essencial será controlar a diabetes, assim controlando a quantidade de açúcar no sangue, um verdadeiro vilão quando o assunto é saúde bucal. 

Além disso, a continuidade em uma boa higiene bucal ainda se fará necessária. Isso porque, não adiantará ter uma diabetes controlada se a higiene bucal não estiver em dia. 

Portanto, assegure-se de que permanecerá escovando os dentes, no mínimo três vezes ao dia, bem como fazendo o uso diário de fio dental.

Além disso, vale abusar da hidratação corporal, bebendo bastante água, componente fundamental para uma boa saúde bucal. 

Caso tome todos esses cuidados e mesmo assim continuar sofrendo com os sintomas da gengivite, procure um dentista 24h para urgências e emergências. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =