Descubra se você deve ou não investir em imóveis em 2022

Além das motivações pessoais, também é essencial avaliar as condições do mercado imobiliário ao longo do ano para não cometer erros

Assim como o setor da construção civil como um todo, o mercado imobiliário não saiu ileso da pandemia do Covid-19 e ainda busca se reerguer aos poucos. Nesses dois casos, um mercado depende do outro, e quando um cai, o outro acaba sendo levado junto. Mas a boa notícia é que, em 2021, a construção civil já apresentou um pequeno progresso e, consequentemente, a expectativa para 2022 é que continue crescendo. Sendo assim, tudo indica que este pode ser um bom ano para voltar a investir em imóveis.

Em 2021, o mercado imobiliário apresentou tanto uma vantagem, quanto uma desvantagem: a alta disponibilidade de crédito foi um incentivo para investir, mas também houve alta na taxa básica de juros (Selic), o que elevou consideravelmente o preço dos imóveis. Tudo indica que em 2022 não será diferente, mas segue sendo um momento promissor para isso; mesmo com os juros altos, no ano passado, a venda de imóveis aumentou 16,22% no estado de São Paulo. A expectativa é que esses centros urbanos continuem apresentando números positivos.

O acesso às linhas de crédito continua sendo a maior vantagem para quem deseja investir em um imóvel agora. Muitos bancos e instituições financeiras continuam facilitando o processo de financiamento e oferecendo mais oportunidades para todos. Um outro fator importante a ser levado em consideração é que, mesmo com a Selic em ascensão, os juros ainda se encontram bem abaixo do que costumavam ser antes da pandemia, então esta é uma boa hora para investir.

Tudo isso é impactado pelo atual cenário econômico do país, o que ainda gera muitas incertezas, devido à pandemia e também à eleição presidencial, que acontece no fim do ano. O ideal é que aqueles que desejem investir façam o quanto antes, pois o mercado pode sofrer alterações radicais de uma hora para outra. Além disso, ter uma base financeira sólida e segura, que não coloque a pessoa em grandes riscos, também é importante; afinal, todo investimento pode ser arriscado. Alternativamente, quem busca adquirir um novo imóvel em 2022 também pode procurar por outras soluções, como um leilão de imóveis, por exemplo. Essa é uma boa forma de encontrar opções por preços abaixo do mercado, mas nesse caso é necessário ter uma boa reserva e o dinheiro necessário para arcar com a compra.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − 8 =