Descubra a importância da Gestão da manutenção para a sua empresa

Atualmente, muitas empresas encontram algumas dificuldades quando o assunto é gestão de manutenção. Na ausência de uma boa, o resultado pode ser eventuais incêndios, e isso tudo é consequência de não ter realizado manutenções preditivas e preventivas. 

Geralmente, as empresas acham mais importante corrigir certas áreas estruturais, sem achar necessidade de realizar outros tipos de manutenções. 

Na verdade, a realização das manutenções é tão necessária quanto a necessidade de fazer uma memória de cálculo, que por sua vez, é uma prática que demonstra como a área do projeto foi calculada, e isso engloba áreas permeáveis, construídas, computáveis e não-computáveis. 

A maioria das pessoas já sabem que a manutenção é uma prática de extrema importância para qualquer tipo de empresa. 

Afinal, o objetivo principal das manutenções é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o nível de qualidade dos produtos. 

Vale lembrar que, da mesma maneira que as divisórias industriais são importantes para manter a produtividade de cada setor dentro da empresa, a manutenção dos equipamentos, por sua vez, é mais importante ainda, afinal, não há como trabalhar sem o funcionamento pleno ou inexistente de um aparelho. 

Para isso, é necessário que as organizações comecem a investir em uma gestão estratégica de manutenção para que possam identificar as formas de otimizar o uso dos equipamentos e, assim, eliminar os eventuais riscos que possam acontecer. 

Neste artigo, iremos abordar todas as informações importantes relacionadas a uma boa gestão de manutenção, além de claro, reforçar a importância dessa prática. Confira:

Uma boa gestão influencia no crescimento da empresa

A gestão de manutenção é um dos principais aspectos que consegue influenciar no crescimento de uma empresa. Em outras palavras, trata-se de uma prática que deve ser adotada constantemente. 

É muito importante manter um mesmo padrão de qualidade, até porque, se o equipamento quebrar ou apresentar defeitos, não permitirá que o produto seja fabricado com a mesma qualidade que era produzido com um equipamento funcionando em perfeito estado. 

Outro problema que pode aparecer para uma empresa que não faz questão de fazer investimentos em manutenção, é a interrupção do processo, o que acaba gerando uma série de problemas que poderiam ser evitados, caso houvesse uma revisão. 

Geralmente, algumas empresas entendem que produzir a qualquer custo, posteriormente, pode influenciar nos rendimentos. Esse tipo de pensamento, na verdade, está errado. 

Podemos dizer que não investir em manutenção, é um erro gravíssimo que, inclusive, pode gerar consequências quase irreversíveis. 

Em alguns casos, empresas que não procuram sequer fazer uma renovação de avcb, por exemplo, acabam contribuindo para que a empresa fique em uma posição mais delicada no mercado. 

É possível que já tenha presenciado, ou presencie algumas empresas que notam seu resultado caindo e o número de clientes insatisfeitos, devido ao fato dos equipamentos não operarem com a mesma eficiência que era antes. 

Em contrapartida, quando uma empresa especializada em trabalhar com janela sobreposta acústica, por exemplo, e que prioriza a manutenção dos equipamentos necessários para produzir o produto no padrão de qualidade, logo, se encontra em uma posição mais confortável no mercado. 

O custo da falta de gestão pode ser um dia de produção, a perda de matéria-prima, ou em alguns casos, o sucateamento do equipamento. 

Além disso, devemos considerar também o desgaste da equipe que, eventualmente, acabam não seguindo requisitos mínimos de segurança, o que acaba colocando a própria vida em risco. 

Em um panorama geral, onde algumas empresas passaram até mesmo por processos como obter uma licença de operação são paulo, por exemplo, não realizar as manutenções necessárias nos equipamentos é um erro que pode, facilmente, ser evitado para não colocar os esforços de colocar o negócio em vão. 

No geral, uma série de problemas podem ser evitados através de uma boa gestão de manutenção, alguns deles são:

  • Reclamações;
  • Perda de confiança;
  • Lucros não obtidos;
  • Custos de reparos dos equipamentos;
  • Maiores chances de ocorrer acidentes de trabalho. 

Ou seja, é perceptível que uma boa gestão de manutenção consegue influenciar, diretamente, na saúde de um negócio. 

Principalmente em relação às empresas de elevadores no brasil, por exemplo, afinal, trata-se de uma área que trabalha diretamente com equipamentos. 

Gestão de manutenção e ISO 9001

Na administração de manutenção, a ISO 9001 é cada vez mais almejada pelas companhias. Quando uma empresa é certificada pelo Sistema de Gestão da Qualidade, logo, ela consegue comprovar que o seu processo é eficiente. 

Para quem não sabe, a ISO 9001 é uma norma que demonstra algumas citações, em que a manutenção é considerada uma prática essencial para manter a qualidade dos produtos e, além disso, manter o nível de produtividade. 

Podemos dizer que, quando uma empresa consegue obter a certificação ISO 9001, poderá eventualmente notar algumas vantagens, como:

  • Aumento da competitividade;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos. 

Essas vantagens, inclusive, são aspectos que estão relacionados diretamente com a saúde da empresa, da mesma maneira que os riscos evitados estão. 

Por exemplo, se trabalha com desenvolvimento de porta de vidro articulada, e possui os equipamentos com a manutenção em dia, logo, obtém vantagens e previne problemas. 

Tipos de manutenção

Para que você possa entender a importância da gestão de manutenção, é fundamental saber o que deve ser feito quando acontecer um problema. Então, continue a leitura e veja um pouco mais sobre os tipos de revisões que podem ser feitas. 

Manutenção corretiva

Em resumo, a manutenção corretiva é o tipo ideal para os equipamentos que teve um problema inesperado e que, consequentemente, afetou a produtividade e a qualidade da produção da empresa. 

Em outras palavras, o objetivo desse tipo de manutenção é recuperar a performance original da máquina, aumentando novamente a sua capacidade produtiva. 

Por sua vez, a manutenção corretiva pode ser aplicada quando a máquina estragar, ou de forma planejada quando alguém identificar que o equipamento já não está funcionando como funcionava. 

Contudo, o indicado é realizar uma manutenção antes que o equipamento alcance um nível mais complexo de problema, uma vez que o seu dano pode influenciar na qualidade do produto, causar acidentes e problemas de saúde para a equipe. 

Além disso, a falta de manutenção pode gerar um obstáculo que vai diminuir ou parar a produção. É como trabalhar com instalação de CFTV, e não ter os equipamentos necessários para instalar os dispositivos. 

Na verdade, o ideal é que sejam realizadas manutenções planejadas, justamente para evitar qualquer tipo de dano no equipamento e, assim, preservar a sua vida útil. 

Manutenção preventiva

Por outro lado, temos a manutenção preventiva que, por sua vez, tem o objetivo de prevenir a ocorrência de um problema no processo através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo. 

Para isso, é necessário que a empresa estabeleça um cronograma de manutenções de forma que não chegue a prejudicar a produção da equipe. 

Por meio desse tipo de manutenção, é possível prevenir ou diminuir o risco de acidentes que afetam tanto os trabalhadores, quanto o meio ambiente. 

Manutenção preditiva

Em seguida, temos a manutenção preditiva, que nada mais é do que uma análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações. 

Esse tipo de manutenção consiste, por exemplo, em realizar a análise de vibração, temperatura de óleo, desgastes de correias e outros fatores pertencentes a um equipamento comum. 

Portanto, podemos concluir que a manutenção preditiva tem o objetivo de prevenir para que o problema não ocorra no futuro. 

Por sua vez, essa manutenção é realizada através de análise de dados importantes que estão relacionados ao bom funcionamento da máquina. 

Vale pontuar que esse tipo de manutenção precisa ser feito constantemente, justamente para evitar problemas. 

Manutenção produtiva total

Por fim, temos a manutenção produtiva total que atua na forma organizacional, no comportamento das pessoas, no modo com que tratam os problemas de manutenção e de todas as partes que atuam no processo produtivo. 

Nessa manutenção, as pessoas são consideradas como o maior recurso da empresa, uma vez que alguns produtos podem apresentar uma qualidade não desejada devido à falta de entretenimento dos colaboradores. 

Em resumo, o objetivo da manutenção produtiva total é melhorar a performance e satisfação das pessoas responsáveis pelo processo produtivo treinando a equipe para que eles possam realizar manutenções eficientes.

Conclusão

Para algumas pessoas, a gestão de manutenção pode parecer um assunto simples, mas na verdade, ele precisa ser levado a sério, visto que trata-se de um ponto que poderá afetar diretamente o padrão de produção, o lucro e a qualidade dos serviços desempenhados. 

No decorrer deste artigo, poderá notar que a gestão de manutenção permite que todo o processo produtivo aconteça de forma padronizada e premeditada, o que naturalmente evita vários problemas. 

Portanto, é certo dizer que a prática de realizar manutenções consegue, sim, promover uma série de benefícios. Um deles, e talvez o principal, é o fato do negócio conseguir atuar no mercado com um processo produtivo, estável e efetivo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts