Dentes de leite: por que eles são importantes e como cuidar deles corretamente

Os dentes de leite são extremamente importantes para a saúde bucal de uma criança e para o adulto que ela irá se formar no futuro.

Isso porque, a saúde dos dentes permanentes depende de um bom desenvolvimento dos dentes decíduos, que nada mais são que os dentes de leite, que por sua vez acabam sendo mais sensíveis a doenças como a cárie. 

Sendo assim, cuidados como a escovação diária, boa alimentação e a visita regular ao profissional da área odontológica são tão necessários para uma criança quanto para qualquer pessoa que possui dentes permanentes.

Além disso, é na infância que tratamentos relacionados à estrutura bucal, como aparelhos, são mais efetivos. 

Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a importância dos dentes de leite para a criança e para dentes permanentes saudáveis, além de conferir dicas a respeito de como cuidar devidamente da saúde bucal infantil, para que depois de adulto essa criança não precise se preocupar sobre implante dentário antes e depois.

Qual a importância dos dentes de leite?

Em primeiro lugar é preciso saber que a principal característica da infância é o desenvolvimento, portanto, com relação à saúde bucal não seria diferente. Isso porque, os dentes de leite nascem a partir de uma necessidade do corpo de se alimentar ainda na primeira fase da vida, mesmo que seu corpo seja pequeno.

Sendo assim, dentinhos proporcionais nascem e permanecem na boca de maneira temporária. Assim, à medida que vai-se crescendo, outras dentições, os permanentes, vão se preparando para ocupar o lugar dos dentes decíduos, que um determinado momento da vida acaba caindo para dar lugar a dentes maiores e mais fortes.

Uma vez tendo noção desse contexto, dá para começar a entender porque os dentes de leite e essa etapa da dentição são tão importantes, pois ela vai ser crucial para garantir que aquela criança tenha dentes saudáveis na vida adulta e não precise se preocupar com a necessidade de pesquisar por um aparelho dentário transparente preço, por exemplo. 

Os dentes de leite também contam com algumas funções importantes para o desenvolvimento bucal, já que eles são responsáveis por auxiliar no desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, além de ajudarem também a criança no processo de começar a falar, facilitando a pronúncia correta das palavras. 

Ademais a isso, os dentes decíduos também são responsáveis por preservar o espaço para que o dente permanente nasça na posição correta, bem alinhado com toda a estrutura oral.

Por que devemos tratar da cárie infantil?

Uma vez que foi possível entender a importância dos dentes de leite, fica fácil de entender o problema em deixar com que esses dentinhos acabem ficando doentes, como no caso do desenvolvimento de cáries.

Esses microrganismos e bactérias acabam se instalando nos dentes decíduos e assim perfurando-os, podendo até mesmo chegar aos dentes que estão se formando ou impedindo essa formação dos dentes permanentes.

Portanto, é preciso levar o seu filho ao dentista e realizar o devido acompanhamento, além de manter a devida rotina de escovação e higienização bucal, para que na vida adulta ele não precise se preocupar com tratamentos mais complexos, precisando pesquisar qual o  preço de um implante dentário.

Quais as dicas para que possamos evitar problemas nos dentes de leite e nos que estão por vir?

Assim como é preciso cuidar da saúde bucal dos adultos, é preciso também prezar pela saúde bucal dos pequenos e garantir um desenvolvimento saudável para um sorriso saudável e estético, mesmo sem ter que realizar algum dos tipos de clareamento dentário. Confira adiante algumas dicas para evitar doenças em dentes de leite.

  • Escolha uma alimentação saudável;
  • Dê exemplo para seus filhos de cuidados com saúde bucal;
  • Priorize a higiene bucal;
  • Observe todo o desenvolvimento dentário dos pequenos com atenção
  • Escolha e acompanhamento de um bom profissional.

O acompanhamento com profissionais tornará o desenvolvimento das dentições mais saudável, identificando possíveis necessidades ortodônticas desde a primeira infância.

Qual a importância de consultas regulares ao dentista?

Para garantir que seu filho não precise usar lente de contato dental na vida adulta, é preciso garantir um desenvolvimento saudável para ele enquanto criança.

Para isso, o que não se pode ignorar é a importância de uma rotina de higienização bucal com direito a escovação e uso do fio dental. 

Não deixe faltar a devida alimentação e a visita regular ao profissional dentista, garantindo o devido acompanhamento e avaliação, com o objetivo de evitar doenças bucais ou até mesmo tratá-las de maneira precoce. 
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Esportes e Saúde, acesse nosso portal.

Related Posts