Custos na construção civil: descubra como utilizar materiais mais econômicos

Com a chegada da pandemia do coronavírus e da crise econômica, com um grande aumento na inflação, conseguir conciliar os custos na construção civil pode se tornar muitas vezes difícil.

Isso acontece porque, em qualquer obra, os custos de construção podem ser muito elevados, saindo até mesmo do esperado.

Um exemplo para isso é quando deseja fazer uma reforma em casa, em que desde uma colocação de piso intertravado até a reforma de um banheiro podem proporcionar muito trabalho e dinheiro e, com construções em alta escala, isso não seria diferente.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre como utilizar materiais mais econômicos em sua construção, a fim de reduzir significativamente os seus custos.

A situação econômica

O setor de construção civil é responsável por cerca de 6,2% do PIB nacional, movimentando assim bilhões de reais todos os anos no Brasil, representando um percentual de 34% do total da indústria brasileira.

O PIB significa Produto Interno Bruto, em que ele representa a soma de todos os bens e serviços que são produzidos no país, durante um determinado período e tempo.

Por exemplo, um fabricante de tapetes personalizados faz parte do percentual do PIB no setor têxtil do país. Esse indicador é muito importante para conseguir ter uma base sólida para o termômetro econômico da região.

Dessa forma, acompanhar esse indicador auxilia a compreender se as pessoas e empresas estão gastando mais ou menos, se a eficiência de um país está crescendo ou até mesmo comparar o desenvolvimento econômico entre as nações.

Como pode perceber, o setor de construção civil representa uma boa porcentagem do PIB. Entretanto, com a crise econômica, aumento da inflação e pandemia do coronavírus, essa área tem vivido altos e baixos.

Por isso, caso esteja em busca de soluções e alternativas para conseguir reduzir os custos nos seus empreendimentos. Então, é preciso antes entender que, assim como qualquer outro planejamento financeiro, a redução de gastos na construção civil exige muita análise.

Por exemplo, é preciso pesquisar “instalação de cerca elétrica preço” no Google e efetuar uma comparação de valores, analisar os concorrentes, observar a qualidade do produto, buscar por lotes e entre outras maneiras de conquistar soluções eficientes.

Com isso, ao identificar quais são os custos mais elevados, é possível que construtoras e outras empresas da área tenham uma visão geral em relação à performance dos seus projetos, incluindo informações mais detalhadas, como produtividade, gastos e ganhos.

Além dos gastos habituais de um projeto, muitas vezes, as empresas acabam não se atentando aos custos que passam despercebidos e que não são mensurados no projeto e no dia a dia da obra.

Assim, esses são um dos maiores fatores em desperdício de materiais, retrabalho, baixa produtividade, acidentes e prejuízo em geral.

Por exemplo, se planeja efetuar uma instalação de cabeamento estruturado em sua construção, deve analisar o melhor dia para realizar essa operação, quantos funcionários realmente precisa no momento, como pode ser feito o processo e entre outros fatores.

Isso é muito importante porque, principalmente em construções, muitos imprevistos podem acontecer e eles demandam um grande custo.

Por esse motivo, é preciso tentar se planejar da melhor maneira possível, buscando reutilizar materiais ou se adequando às situações do momento.

Assim, diminuir os gastos na construção civil exige que a construtora considere as diferentes etapas dos projetos. As fases incluem desde a criação do projeto em si, em sua fase inicial, até o dia a dia no canteiro de obras e, por fim, a entrega do empreendimento.

Custo e investimento

Um dos maiores erros ao deixar de investir em tecnologia construtiva, está no fato de que muitas vezes se acredita que o investimento apenas gera mais custos do que benefícios, em que, na verdade, a inovação possui a capacidade de acelerar a redução de valores.

Isso acontece porque, normalmente, esse tipo de decisão é efetuado sem que seja realizada uma análise real dos custos que estão sendo demandados, além do lucro que é deixado de ganhar por não investir em tecnologia construtiva.

Com isso, a falta de visão estratégica que é feita pela gestão das empresas dessa área podem o levar a acreditar que o investimento em tecnologia é um custo, ao invés de ser uma redução de gastos a médio e longo prazo.

Por exemplo, é mais eficiente pesquisar por “porta de segurança preço” no Google, atrás de um produto de qualidade e um valor acessível para a sua construção do que precisar trocar esse elemento no futuro por não realizar o investimento correto quando tiver a opção.

Além disso, para que realmente haja uma redução dos custos na construção civil, também é muito importante ter um grande foco em como melhorar a performance e a produtividade, uma vez que a alta performance está diretamente ligada à redução de custos.

5 passos para reduzir custos na construção civil

Levando em consideração que o investimento elevado em alguns momentos pode proporcionar muitos benefícios à sua construção civil, aqui estão alguns que podem o ajudar bastante nesse momento de planejamento e produção, sendo eles:

  • Invista em tecnologia;
  • Utilize os materiais certos;
  • Otimize processos e aumente o controle de dados;
  • Elimine os projetos defasados;
  • Torne os seus projetos mais sustentáveis.

Esses são os principais passos que poderá levar em consideração, com o intuito de reduzir custos em sua construção civil e, assim, conseguir obter melhores resultados financeiros.

Invista em tecnologia

Com o objetivo de modernizar e de melhorar ainda mais a qualidade dos empreendimentos nesse setor, as tecnologias construtivas estão sendo utilizadas por construtoras de todo o mundo, tornando-se assim um excelente investimento com ótimo custo-benefício.

Isso acontece porque eles são responsáveis por garantir uma maior previsibilidade, detalhamento do projeto e produtividade.

Dentre as tecnologias construtivas estão: Steel frame, BIM, pré-moldados e também robôs de construção, onde elas permitem que as construtoras e empresas da área civil possam se destacar diante da concorrência, ganhando mais competitividade no mercado.

Por exemplo, quando um condomínio contrata uma portaria virtual SP, embora esse seja um investimento a mais no local, ele acaba ganhando um diferencial dos outros condomínios e, consequentemente, chamando mais atenção das pessoas.

Além desses benefícios, também é comprovado que o investimento em tecnologia reduz custos na construção civil, já que é possível automatizar processos, diminuindo assim a mão de obra, aumentar a produtividade, melhor utilização dos recursos e entre outros.

Utilize os materiais certos

Um dos principais desafios da construção civil é o desperdício de materiais, onde um container para entulho em uma construção deve ser utilizado apenas com materiais que realmente precisam de descarte.

Segundo o Índice Nacional de Custo da Construção, INCC, os gastos com materiais e equipamentos na construção civil aumentaram 4,38% em fevereiro de 2021, sendo o maior índice desde novembro de 2002.

Isso acontece porque, por existir diversas opções de materiais no mercado, de diferentes preços e marcas, muitos acreditam que utilizar materiais mais baratos pode ser um dos passos para se conquistar um bom preço nos custos na construção civil. 

Entretanto, quando se usa materiais que são inadequados ou de má qualidade, existem maiores chances de gastos do que de economia em si.

Otimize processos e aumente o controle de dados

Os processos de custos na construção civil demandam uma grande quantidade de documentos, onde estes acabam precisando de muito tempo e trabalho para serem efetuados.

Dessa forma, ao digitalizar documentos, como os projetos de obras, é possível reduzir consideravelmente os custos administrativos. 

Além disso, a seleção de uma plataforma de gerenciamento de documentos que seja eficaz e colaborativa também auxilia na melhoria da eficiência.

Por exemplo, se o seu cliente deseja um tapete sob medida SP, através da documentação poderá guardar essas informações, assim como as medidas do produto, estando de fácil alcance para quando ela for necessária.

Elimine os projetos defasados

Existem, muitas vezes, alterações que são efetuadas nos projetos durante o andamento da obra e, assim, muitos projetos impressos acabam ficando obsoletos dentro dos processos nos custos na construção civil. 

Com isso, a cada nova atualização são necessárias novas impressões dos projetos, dificultando o controle para a retirada dos projetos defasados em obra.

Torne os seus projetos mais sustentáveis

Por fim, a sustentabilidade deve ser uma preocupação constante quando se fala em construção civil, uma vez que o excesso do uso de materiais, desperdício e também o impacto que uma obra pode proporcionar no meio ambiente são preocupantes.

Dessa forma, ao eliminar os gastos adicionais na sua obra, é possível não apenas ajudar no crescimento da sua empresa, como também auxiliar o meio ambiente, seja através da eliminação do papel em documentos com menos desperdício de materiais nos custos na construção civil. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts