Cultura de segurança: como criar um ambiente de trabalho mais seguro

A cultura de segurança é um termo que se refere à atitude e ao comportamento das pessoas em relação à segurança, especialmente no ambiente de trabalho. 

É um conjunto de valores, normas, crenças e práticas compartilhadas por membros de uma organização, que influenciam sua maneira de lidar com questões de segurança.

Uma cultura de segurança forte é caracterizada por uma preocupação constante com a segurança, desde a análise de risco ambiental, até a preocupação com a ergonomia do ambiente. 

São ações proativas para identificar e gerenciar riscos, comunicação aberta e eficaz sobre questões de segurança e um compromisso com a aprendizagem e melhoria contínua.

Para ser eficaz é essencial para garantir a segurança dos funcionários, clientes e outras partes interessadas para prevenir acidentes e incidentes. Além disso, pode ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade, a satisfação do tempo perdido com acidentes e incidentes e a qualidade do trabalho.

Como gerar um ambiente de trabalho seguro

Um ambiente de trabalho seguro requer um profissional ou uma empresa de segurança do trabalho que atue nas instalações da companhia. O intuito do ambiente mais seguro é minimizar os riscos à saúde e à segurança.

Isso significa proteger os trabalhadores de acidentes, doenças ocupacionais e outros perigos que podem comprometer sua integridade física e mental. Para começar a integrar um ambiente seguro, podemos adotar algumas medidas iniciais, como:

  • Identificação dos riscos;
  • Avaliação;
  • Minimização;
  • Equipamentos de proteção individual.

Em uma empresa de consultoria de RH notou-se que os funcionários possuíam muitas queixas a respeito de dores nas costas. Ao analisar a situação, foi identificado que as cadeiras existentes no escritório não estavam adequadas.

Propôs a redução dos riscos realizando a troca dos equipamentos que não atendiam a ergonomia de trabalho. Desta forma, adquiriram cadeiras que atendiam a norma NR17 que estabelece algumas exigências para o ambiente corporativo.

Entre as exigências, estão a altura do assento que deve ser ajustável à estatura do funcionário, bordas frontais arredondadas, encosto com forma levemente adaptada ao corpo para a região lombar.

O conceito de ergonomia abordado na Norma regulamentadora número 17 estabelece que as empresas deverão aplicar parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características do trabalhador. Ou seja, um ambiente seguro e confortável para a prática laboral.

Um ambiente de trabalho seguro é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários. Também é parte importante para a produtividade e eficiência da empresa.

Dentro do ambiente de trabalho, é possível promover campanhas de atenção básica à saúde, desencorajar a automedicação seja ela natural como com o óleo de neem onde comprar ou com medicações farmacológicas.

Essas campanhas podem ser utilizadas para tratar sobre o risco das doenças ocupacionais e como evitar. Pode também, orientar o funcionário a procurar ajuda em casos de problemas de saúde mental, por exemplo.

Através de um ambiente seguro, é possível reduzir custos associados a lesões, doenças e acidentes que são relacionados ao trabalho, impedindo que ocorra substituição de funcionários, indenizações, custos médicos, entre outros.

Por meio da criação de uma cultura de segurança, é possível garantir a segurança do trabalhador através da redução de acidentes de trabalho e permite a melhora da produtividade.

Diversas empresas adotam desta tática para manter seus funcionários seguros e motivados com a certeza de bons resultados. Tornou-se comum as campanhas no local de trabalho com o intuito de reduzir os riscos de doenças ocupacionais, por exemplo.

Desta forma, o trabalhador tem a garantia de receber equipamentos de proteção adequados alinhado a treinamentos e orientações sobre as melhores práticas para garantir a sua segurança no trabalho.

Os acidentes e doenças ocupacionais podem resultar em custos extras e prolongados para as empresas. Isso inclui custos com atendimento médico, afastamento do trabalho, reparo de equipamentos, mão de obra substituta para o posto afetado, entre outras.

Nota-se a melhoria da eficiência e da produtividade. Um ambiente de trabalho seguro e saudável auxilia na melhora da produtividade dos trabalhadores trazendo o sentimento de segurança.

Além de beneficiar os funcionários, a empresa que cumpre as normas legais e regulatórias, evitará multas e outras sanções que possam surgir com o descumprimento das regras.

Inclua sua equipe no processo

A participação dos funcionários é fundamental para a criação de uma cultura de segurança forte no ambiente de trabalho. Isso porque os funcionários são os principais envolvidos na execução das tarefas e operações externas e, portanto, têm um conhecimento valioso sobre os riscos e desafios enfrentados no local de trabalho.

Com o apoio dos funcionários, torna o processo mais fácil pois os mesmos indicarão quais são suas inseguranças no ambiente de trabalho, desta forma os funcionários podem observar as condições e situações no local de trabalho que podem representar riscos à saúde e segurança e comunicá-las aos responsáveis ​​pela segurança na empresa.

A contribuição para a elaboração de políticas e procedimentos de segurança também pode ser participativa. Os funcionários podem compartilhar suas opiniões e sugestões para melhorias em políticas e procedimentos de segurança da empresa.

É importante fornecer treinamento e capacitação. A empresa deve fornecer treinamento e capacitação aos funcionários para que possam executar suas tarefas com segurança e lidar com situações de emergência.

Os funcionários podem contribuir para a identificação e correção de problemas relacionados à segurança durante inspeções e auditorias como a manutenção de câmeras.

A inclusão de brigadas de incêndio pode fazer parte da inclusão da cultura de segurança. A promoção da cultura de segurança poderá fazer parte do dia a dia da empresa. 

Além das iniciativas tomadas pela companhia, os funcionários podem promover a cultura de segurança entre seus colegas de trabalho, incentivando comportamentos seguros e compartilhando informações e conhecimentos sobre segurança.

A participação ativa dos funcionários na criação de uma cultura de segurança pode melhorar a eficácia das medidas de segurança adotadas pela empresa, aumentar o engajamento e a motivação dos trabalhadores, e, consequentemente, melhorar a saúde e a segurança no local de trabalho.

Dicas para promover um ambiente de trabalho saudável

Promover um ambiente de trabalho saudável é crucial para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, aumentar a produtividade e reduzir custos com doenças e acidentes. Listamos algumas dicas para promover um ambiente de trabalho saudável e confortável.

Treinamentos e capacitações para os funcionários sobre saúde e segurança no trabalho, bem como informações sobre práticas de trabalho saudáveis. 

Certifique-se de que os equipamentos e ferramentas utilizados pelos funcionários estejam em boas condições e sejam adequados para as atividades praticadas.

Proporcione um ambiente de trabalho limpo e organizado, que promova a higiene pessoal e a limpeza dos locais de trabalho. Incentive pausas regulares durante o trabalho, a fim de evitar lesões por esforço repetitivo e estresse. 

Promova hábitos saudáveis, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, oferecendo, por exemplo, espaços adequados para essas atividades.

Estimule a comunicação aberta e a participação dos funcionários na gestão de segurança e saúde no trabalho, ouvindo e considerando suas opiniões e sugestões.

Ofereça suporte emocional e psicológico aos trabalhadores, fornecendo recursos para lidar com o estresse e outros problemas emocionais.

Adote políticas que promovam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, como programas de saúde, acompanhamento médico e incentivos para a prática de atividades físicas e psicológicas.

Ao promover um ambiente de trabalho saudável, a empresa pode aumentar a motivação dos funcionários, bem como reduzir os custos relacionados a acidentes e doenças ocupacionais.

Conheça a importância da CIPA para a segurança do trabalho

CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma comissão formada por representantes dos empregados e empregadores, responsável por discutir e desenvolver ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

A CIPA é regulamentada pela NR-5 (Norma Regulamentadora nº 5), do Ministério do Trabalho e Emprego, que define as regras e responsabilidades dos membros da comissão, além das etapas para a eleição e formação da CIPA.

Dentre as responsabilidades dessa comissão, além de trabalhar em conjunto com o técnico de segurança do trabalho, a CIPA possui o compromisso de identificar os riscos no ambiente de trabalho e desenvolver ações de prevenção;

Realizar a investigação dos acidentes ocorridos no ambiente de trabalho e propor medidas para evitá-los no futuro;

A promoção campanhas e treinamentos de segurança e prevenção de acidentes, explicando por exemplo a necessidade de manter o contato com uma empresa de limpeza de caixa de gordura, estar atento aos bebedouros, refeitórios com o intuito de prevenir doenças.

Analisar os casos de doenças ocupacionais e propor medidas para preveni-las. As doenças ocupacionais geralmente estão relacionadas a problemas de saúde mental. Disponibilizar meios para tratamento e realizar campanhas de conscientização sobre essas doenças é uma ótima iniciativa.

Buscar por um relatório técnico ambiental também é importante pois esse documento irá apresentar informações detalhadas sobre a situação ambiental de uma empresa ou da atividade exercida, onde incluirá possíveis impactos ambientais e medidas mitigadoras que poderão ser adotadas.

Através deste relatório é possível verificar diversas informações, entre elas, a qualidade da água fornecida pela empresa. Isso abre portas para a possibilidade de incluir uma ETA compacta nas instalações da empresa.

Acompanhar a implementação das medidas de segurança propostas e avaliar sua eficácia.

A CIPA é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, envolvendo os funcionários e empregadores na promoção da segurança e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts