Criar site usando WordPress: veja como fazer

Se você deseja criar site em WordPress, antes de fazer isso é importante que confira algumas dicas essenciais que podem te ajudar no processo de criação.

O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) conhecido mundialmente e muito utilizado para a criação de sites.

Inicialmente, ele foi desenvolvido para ser utilizado para criação de blogs. No entanto, hoje em dia, ele se tornou uma solução para criar sites, para diferentes tipos de negócios. 

Embora seja uma ótima opção para criação de sites, o WordPress requer um pouco de paciência, já que é uma ferramenta repleta de funcionalidades. 

Neste artigo, reunimos algumas etapas importantes quando o assunto é criar site usando WordPress.

Continue a leitura e descubra quais são eles! 

Etapas importantes para criar site em WordPress

Não importa qual é o seu tipo de negócio, se você deseja criar site em WordPress, aqui estão algumas etapas importantes que você deve seguir. 

1. Tenha um nome de domínio 

A primeira coisa que você deve fazer para criar um site é definir e comprar um nome de domínio. 

Isso quer dizer que você precisa definir qual será o endereço de URL que os usuários utilizarão para acessar o seu site, por exemplo: www.nomedasuaempresa.com.br. 

É importante que esse nome seja simples para que o seu público-alvo possa facilmente memorizá-lo. 

Depois que definir o nome do domínio, está na hora de comprá-lo. Você pode fazer isso em sites que oferecem a compra de domínio, como o Registro.br. 

No entanto, você também pode verificar se o seu serviço de hospedagem de site não oferece essa opção, já que empresas podem incluir o nome de domínio no plano contratado. 

2. Escolha um serviço de hospedagem de site

Agora que você já tem um endereço de domínio, precisa escolher um serviço de hospedagem de site. 

Essa é uma etapa crucial na criação de sites. Isso porque, sem um espaço para hospedar seu site, você não poderá deixar seu site online. 

Existem diversas empresas que oferecem serviço de hospedagem de sites. Seja qual for o provedor escolhido, você precisará decidir se opta pela hospedagem compartilhada ou gerenciada do WordPress.

Com a hospedagem compartilhada do WordPress, você compartilha um servidor – e todos os seus recursos – com outros sites. Você compartilhará largura de banda (capacidade de tráfego) e espaço de armazenamento (para seu conteúdo da web e mídia).

3. Faça a instalação do WordPress

Agora chegou a hora de fazer a instalação do WordPress. Você pode fazer isso diretamente pelo painel da hospedagem. 

De acordo com o provedor que estiver utilizando, a instalação pode ser feita de forma muito simples, através de um clique. Portanto, verifique se o seu serviço de hospedagem oferece essa opção. 

No entanto, caso não ofereça ou prefira fazer a instalação de outra forma, também pode optar por fazê-la de forma manual. 

Claro, esse processo não é tão simples. Basicamente, ele envolve baixar o WordPress primeiro em seu computador e depois enviá-lo para o seu provedor de hospedagem. 

Caso tenha dúvidas sobre como fazer a instalação, você pode verificar se o suporte da sua hospedagem de site pode te ajudar com essa tarefa ou procurar por tutoriais na internet sobre como instalar o WordPress.

4. Escolha um tema para o site

Um dos atrativos do WordPress – se você está confiante com o código ou preparado para aprender – é que você tem um escopo praticamente ilimitado para personalizar seu site. Dito isso, todo site começa com um tema.

O WordPress vem com seu próprio conjunto de temas. Portanto, você pode fazer uma “demonstração” de cada um para descobrir qual se adapta melhor ao propósito da sua empresa e ao seu público-alvo. 

Para algo um pouco mais sofisticado e exclusivo, você pode comprar um tema de um site de terceiros confiável. Apenas tenha em mente que muitos recursos extras sofisticados podem deixar seu site lento, então vá apenas para o que você precisa. 

5. Adicione conteúdo e foque no SEO

Depois que escolher o tema do seu site, está na hora de começar a criar páginas e incluir conteúdo. 

Nesta etapa, é muito importante que você ofereça conteúdo relevante e organizado. Além disso, é fundamental que tenha atenção às técnicas de SEO para mecanismos de pesquisa – como o Google. 

Se o seu site não for otimizado, ele não terá uma boa classificação nos resultados orgânicos de pesquisa dos sites de busca. 

E, se isso acontecer, você estará perdendo oportunidades de gerar tráfego para o seu site e, consequentemente, chances de obter vendas. 

Conclusão

Criar site usando WordPress não é algo que não precisa ser feito por pessoas que possuem conhecimento em programação web, muito pelo contrário. 

Qualquer pessoa pode fazer criação de sites pelo WordPress. No entanto, é fundamental entender que existem etapas importantes que precisam ser seguidas para que o site seja feito com qualidade. 

As etapas que citamos neste artigo são apenas algumas das mais importantes para criar site no WordPress. 

Portanto, se você realmente deseja criar o seu site, busque por mais informações sobre o assunto e estude o máximo possível para atingir o seu objetivo.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 1 =