Comunicação 360 graus: quais seus benefícios?

A comunicação 360 graus é um método cada vez mais empregado pelas empresas para comunicarem-se com o maior número de pessoas possível, de forma eficaz.

Hoje, existem vários métodos de comunicação, incluindo telefone, e-mail, mensagens de texto e mídias sociais. As pessoas estão sempre conectadas, o que torna a comunicação instantânea e contínua.

As organizações devem entender o contexto de seu público, isso permitirá que eles melhorem e personalizem a maneira como se comunicam com eles, o que, por sua vez, melhorará o relacionamento.

A comunicação 360 graus foi projetada para isso, pois facilita um método integrado de comunicação. Recebe esse nome porque considera e engloba todos os públicos empresariais e os canais que fazem sentido para eles.

É um plano integrado porque engloba todas as campanhas e canais em apenas uma estratégia para diferentes demografias.

Como resultado, a mesma mensagem sobre tratamentos para transtorno bipolar, por exemplo, e identidade são transmitidas em todos os canais, inclusive falando com funcionários, clientes, parceiros e outros.

Para entender um pouco melhor esse assunto, neste artigo será discutido o valor da comunicação 360 graus, os benefícios que ela traz e dar algumas sugestões de como utilizá-la.

O que é comunicação 360 graus?

A estratégia de comunicação 360 graus busca disseminar informações sobre a empresa de forma abrangente, buscando sempre aprimorar os resultados das estratégias online e off-line da empresa.

Esse procedimento está cada vez mais popular, principalmente entre as organizações que não concentram seus investimentos em apenas um tipo de canal de comunicação.

Atualmente, o consumidor pode conhecer melhor as soluções que lhe interessam por meio de diversos canais, como clínicas de reabilitação para drogados e outras necessidades.

Aliado ao fato de trabalharem 24 horas por dia, nesse contexto, estabelecer uma comunicação 360 não é apenas a antiga rotina dos empresários, mas também uma necessidade do mercado atual.

O público quer, cada vez mais, interagir com as marcas de que gosta, para isso prefere proporcionar essa conexão de forma integrada.

Essa comunicação é fundamental para alguns negócios, como no caso de oficinas mecânicas que buscam aumentar a cartela de clientes de maneira constante.

O mercado também está em constante evolução, o que exige uma reavaliação das táticas de marketing. No entanto, apesar dessas alterações, os princípios fundamentais dos processos continuam sendo a informação.

Sem informação, pode-se afirmar que é impossível comunicar de forma otimizada as informações ao público e desenvolver estratégias de marketing.

A corporação deve transmitir sua mensagem de forma integrada, utilizando diferentes meios, tanto tradicionais quanto online, o que é um desafio para a comunicação 360 graus.

Se esse trabalho for realizado com sucesso, uma empresa de cursos de procedimentos estéticos consegue conectar todos os seus canais de comunicação de forma adequada, como:

  • Jornalismo;
  • Publicidade;
  • Relações públicas;
  • Marketing;
  • Propaganda.

O mais importante é que todos trabalham juntos e beneficiam o negócio, mas é preciso saber colocar em prática a comunicação 360 graus.

Quais os principais benefícios da comunicação 360?

Ao implementar essa estratégia, as companhias que atuam com procedimentos de fios de sustentação conseguem se misturar com seu público e distribuir informações de maneira uniforme, o que traz bons resultados para o negócio.

No entanto, a comunicação de 360 ​​graus tem vários benefícios adicionais para as empresas, sendo o mais significativo o fato de fornecer:

O relacionamento com o cliente é melhorado

Manter um diálogo com o público por meio de diferentes canais para tornar a marca mais aberta e próxima do público.

Além de ampliar seu alcance, as marcas se conectam com os consumidores, criando relacionamentos fortes e duradouros e melhorando a experiência do cliente.

Maior abrangência do mercado

Quando uma autoescola especializada em reciclagem de CNH tem um impacto maior em um número maior de clientes, o marketing 360 aumenta o entendimento do mercado em que atua.

Essas informações facilitam a criação de campanhas alinhadas às necessidades da persona, independente do meio de comunicação que a corporação utilize.

Além disso, essas informações são cruciais para obter um feedback preciso, o que facilita a melhoria dos produtos e serviços prestados.

Mais valorização da marca

Determina-se o valor de uma marca com base na percepção do público sobre ela, por isso é fundamental reiterar isso em todas as oportunidades de interação.

O canal de comunicação 360 que a empresa utiliza para se comunicar com os consumidores é variado, por isso serve para valorizar a empresa.

Aumento da fidelização de clientes

Se uma companhia que vende frutas secas na época do Natal colaborar com a comunicação integrada, ela consegue se posicionar de forma estruturada e passar confiança ao cliente, evitando que ele busque outra opção.

Destaca a empresa no mercado

Tornar os métodos de comunicação mais consistentes transmite legitimidade e pode ser considerado um diferencial significativo de uma clínica de tratamentos contra drogas, por exemplo.

O mercado é extremamente competitivo em todos os segmentos, e as empresas que se destacam da concorrência têm maiores chances de sucesso e de se tornarem líderes do setor.

No entanto, todos os benefícios dessa estratégia precisam ser avaliados, mas no geral, podem ser aproveitados por quem busca algo como tratamento para drogas e se a clínica em questão saber como utilizar a comunicação 360, esse será um dos maiores benefícios.

Como a comunicação 360 funciona na prática

As companhias possuem públicos distintos e, portanto, precisam adotar estratégias de comunicação que se adequem a cada um.

Não há uma fórmula universal para atingir o sucesso na comunicação, e encontrar o equilíbrio adequado pode requerer a consideração de diversos fatores e a realização de testes.

Apesar disso, existem algumas estratégias que podem ajudar a implementar uma comunicação integrada em 360 graus. Elas são:

1. Entender a persona ideal do negócio

O público-alvo é um conceito muito amplo que engloba consumidores cada vez mais diversificados. Como resultado, pode-se dizer que nenhuma organização terá como alvo exclusivo uma faixa etária, classe social ou localidade.

Pensar assim significa perder oportunidades com potenciais clientes, então o melhor a fazer é criar a persona da marca.

A persona é um personagem fictício que serve como representação do perfil do cliente ideal do negócio. Esta persona contém informações como:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Problemas;
  • Objetivos.

Dessa forma, um negócio pode ter múltiplas personas, por isso ele entende com quem se comunica, quais são seus objetivos e como seus produtos e serviços podem atendê-los.

A conversa entre a empresa e seu público será mais autêntica, o que beneficiará a comunicação e o faturamento da corporação.

2. Estar presente em todos os lugares

A comunicação 360 incorpora um conceito Omnichannel, uma tendência que realmente prevalece devido à integração de todos os canais que a marca utiliza. Evita que o consumidor veja as diferenças entre dois pontos, também integra lojas físicas e virtuais.

Para implementar uma estratégia Omnichannel, o atendimento deve ser o melhor em todos os pontos onde a empresa deseja estar presente.

Isso vai além de simplesmente aumentar o número de pontos de contato, tanto on-line quanto off-line, para tornar a marca conhecida e presente em todos os momentos.

Ou seja, é preciso mais do que um blog, máquinas de ponto-de-venda, telefones e redes sociais para atender os clientes de forma eficaz.

Por causa da internet, se um cliente tiver uma experiência negativa, ele rapidamente a compartilhará com seus amigos, parentes e conhecidos.

Somente é recomendável ter múltiplos canais de comunicação se a empresa conseguir manter todos eles em alto nível de excelência.

3. Fazer o gerenciamento dos canais de comunicação

Muitas ferramentas e métodos de comunicação estão disponíveis, o que torna difícil saber onde as pessoas estão ou o que elas usam.

É imprescindível conhecer melhor o público como um todo, o perfil específico da persona e como ele se comporta nesses canais para atingir os objetivos dessa estratégia de comunicação.

Ocasionalmente, as empresas abandonam os pontos de contato e vale a pena considerar se eles ainda são necessários ou não e reintroduzi-los.

Se a entidade optar por incorporar esse aspecto em suas novas plataformas, é fundamental planejar a estratégia, considerar o conteúdo e comunicá-lo, levando em consideração os valores e objetivos da empresa.

4. Necessidade de produzir conteúdo interessante

Por fim, quando uma empresa produz conteúdo sobre um assunto no qual atua ou um produto que vende, é essencial garantir que esse material seja relevante para o público, interativo e compartilhável.

Vale ressaltar que os conteúdos produzidos para os colaboradores também devem seguir essa mesma abordagem. Além de aumentar a compreensão do material por parte do público, isso estimula o interesse das pessoas e a interação com o conteúdo.

Considerações finais

A abordagem de comunicação 360 graus utiliza múltiplos canais para transmitir a mensagem da marca de forma coesa e eficaz.

Com o avanço da tecnologia, há muitas opções disponíveis para as empresas investirem em diferentes pontos de contato com o público, oferecendo aos clientes a liberdade de escolher o canal que melhor se adapta às suas necessidades.

Além disso, esse método permite que as companhias trabalhem com essas possibilidades para construir relacionamentos mais sólidos e satisfatórios com seus clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts