Comprar Violão: 5 Dicas de como escolher um violão perfeito

Para quem está iniciando os estudos da prática do violão, comprar violão pode ser um grande desafio, afinal, como saber qual violão certo?

Se essa é também a sua dúvida, separei aqui 5 dicas na hora de escolher o violão ideal! Essas dicas vão ajudar você a aprender a partir da melhor escolha do violão para comprar. 

5 Dicas de como escolher um violão perfeito
5 Dicas de como escolher um violão perfeito

Essa dica é importante tanto para músicos iniciantes como para alunos que já estão aprendendo a algum tempo ou alunos de Aulas de Violão FingerStyle Online ou alunos do curso método violão em 8 semanas.

5 dicas de como escolher o violão perfeito

Dica 1 – Tipo das cordas de violão

O primeiro passo é escolher o tipo de cordas do violão, que podem ser:

Cordas de Nylon

Para quem está começando a aprender a tocar violão, a melhor escolha são as cordas de nylon.

Além de serem mais confortáveis, é um tipo de corda que produz um som melhor e mais fechado.

Cordas de Aço

Já as cordas de aço são mais indicadas para músicos que têm mais prática, e não se preocupam se a corda é ou não mais adaptada às pontas dos dedos. 

Diferentemente das cordas de nylon, o som produzido pelas cordas de aço é mais aberto e brilhante. Também é uma ótima escolha na hora de comprar cordas para violão.

Independentemente da sua escolha, o mais importante é que você se sinta confortável ao tocar.

Dica 2 – Violão acústico ou violão elétrico

Uma outra dúvida muito comum é escolher entre comprar violão acústico ou violão elétrico. Veja, a seguir, as características de cada um.

Violão Acústico

A vantagem de comprar violão acústico para quem é iniciante é porque é um violão mais simples, além de ter uma ótima qualidade e barato.

E se você quiser futuramente, pode transformá-lo em um violão elétrico, basta instalar um captador.

Violão Elétrico

Outra opção é comprar violão elétrico, porém, para aproveitar o som ao máximo, a dica é comprar pelo menos uma caixa de som e um capo, que é o que permite a melhor reprodução do som do seu violão.

Dessa forma, você poderá ir praticando seus exercícios e com o tempo, comprar outros acessórios.

Dica 3 – Tipo e tamanho de violão para comprar

Dois fatores que influenciam o seu processo de aprendizado são o tipo e tamanho de violão, de forma que você mantenha uma boa postura e nem precise se esforçar muito na hora de aprender as primeiras notas.

Portanto, recomenda-se que o violão para comprar para quem é iniciante seja o violão clássico, de preferência um violão de 6 cordas.

Dica 4 – Preço de violão

O preço de violão para comprar é outro fator que deve ser levado em conta, particularmente para quem está dando os primeiros passos musicais. 

Confira, a seguir, alguns modelos de violão acústico que você pode encontrar na Multisom:

  • Violão Clássico Michael VM19E;
  • Violão Yamaha C40 (Mais caro);
  • Violão Michael MV15N (Bem mais barato);
  • Violão Clássico Memphis AC 40 (Bom preço – Cordas de Aço).

Qualquer um desses modelos é uma ótima opção, e na hora de comprar violão, escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Dica 5 – Comprar violão novo ou usado

A última dica que eu te dou é comprar violão novo, a não ser que você encontre um violão usado em ótimas condições, mas mesmo assim, vale a pena pedir a ajuda de uma pessoa mais experiente para avaliar o estado do violão.

Observe não apenas a pintura do violão, mas também as cordas, tarraxas, além da tocabilidade e sonoridade do instrumento, principalmente se você está começando a aprender a tocar de forma presencial ou em um curso fingerstyle.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + dez =