Como vender uma empresa em sigilo? Veja dicas valiosas!

Aprender como vender uma empresa em sigilo é essencial para o sucesso do negócio. A confidencialidade traz benefícios diretos a todos os envolvidos na negociação. Mas, como fazer isso de forma adequada sem impactar a divulgação da venda?

Basta adotar algumas medidas que garantem o sigilo da operação. A primeira delas é contratar uma consultoria de M&A (Fusão e Aquisição) experiente que saiba como divulgar a venda de maneira correta, sem prejudicar a imagem da empresa e dos investidores.

Afinal, o mercado pode interpretar de modo inadequado a venda, como achar que a companhia a ser vendida está à beira da falência. Imagina o que os colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros vão achar da notícia?

Para que você evite quaisquer transtornos durante o processo de venda de parte ou totalidade da sociedade do seu negócio, leia abaixo dicas fundamentais de como vender uma empresa em sigilo!

Como vender uma empresa em sigilo?

Vamos direto ao ponto? Confira um passo a passo completo e saiba como vender uma empresa em sigilo e não causar nenhum dano à reputação do seu negócio.

Além do primeiro passo que ressaltamos no começo deste artigo (contratar uma consultoria de M&A de confiança), é necessário destacar a importância de manter o segredo desde o momento em que foi decidida a venda da companhia até a assinatura do contrato.

Ou seja, durante todo o processo de preparação para venda é primordial envolver apenas os sócios, os consultores financeiros e os advogados contratados. Continue a leitura e veja o que fazer depois.

  1. Faça o Road Show correto

O Road Show nada mais é do que a apresentação de uma empresa e seus produtos ou serviços para investidores em potencial. Ele deve ser dividido em dois documentos: não confidencial e confidencial.

O não confidencial é enviado a possíveis interessados na aquisição ou fusão da empresa e não exibe dados estratégicos, como os financeiros e a quantidade de clientes, de passivos e ativos, por exemplo. Lembramos que, nesse primeiro momento, nem o nome da companhia é divulgado.

Mas, o que é divulgado então na apresentação não confidencial? Apenas os pontos fortes da marca, seu valor de mercado, o motivo da venda, condições de pagamento, localização mais genérica (cidade ou Estado) etc.

Caso haja interesse do investidor, assina-se um acordo de confidencialidade (falaremos sobre ele no próximo tópico) e o consultor de M&A envia a apresentação sigilosa. Ela inclui todas as informações estratégicas e detalhadas para o interessado estudar se vale a pena investir naquele negócio.

  1. Assine o acordo de confidencialidade

O ponto-chave de aprender como vender uma empresa em sigilo é oferecer um acordo de confidencialidade antes de enviar o road show sigiloso.

É importante que esse acordo de sigilo, que também é chamado de non-disclosure agreements (NDA), seja benéfico para ambos os lados, atendendo a todas as necessidades.

E tem mais: mesmo que a negociação não caminhe para frente, nenhuma informação pode ser revelada. O acordo inclui multa e ações que podem ser executadas caso o acordo seja descumprido por qualquer parte.

  1. Não negocie dentro da sua empresa

Outro fator fundamental para saber como vender uma empresa em sigilo é: nunca negocie dentro da sede da sua companhia. Mesmo que a negociação esteja encaminhando para a assinatura do contrato.

O único momento que o possível comprador deve entrar na empresa é para conhecer melhor o funcionamento do negócio. E ele nunca estará sozinho. O consultor de M&A ou o sócio que está à frente da operação vai acompanhá-lo durante a visita de reconhecimento.

O ideal é fazer reuniões dentro da sede da boutique de M&A contratada e não expor funcionários, fornecedores e o dia a dia da corporação à venda.

Como criar um anúncio de venda de empresa em sigilo?

Existem vários caminhos para criar um anúncio de venda de empresas em sigilo. 

Mas, por esse meio é impossível manter o sigilo da negociação. Sem assessor financeiro você próprio deverá assinar um NDA, e portanto conhecerão seu nome e, com uma simples procura, saberão o nome da sua empresa.

Portanto a  melhor forma de manter a confidencialidade e atrair os perfis ideais de investidores é realizar todo esse processo por meio de uma boutique de M&A qualificada e experiente.

Os consultores sabem o que deve ser feito e qual é a melhor maneira de abordar possíveis interessados, sem colocar a reputação do negócio em risco. Isto é: o assessor financeiro assume a negociação e não expõe os sócios. Ele sabe onde encontrar os investidores ideais, que também prezam pelo sigilo.

Afinal, qualquer vazamento de dados desvaloriza o preço de venda e causa prejuízos às operações e a todos os envolvidos na transação.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e avaliação de empresas.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =