Como ter um ar-condicionado sem pesar a conta de luz

Dicas como fechar cortinas e buscar energias renováveis para o consumo elétrico podem reduzir a conta em até 95%

Com as temperaturas cada vez mais altas batendo um recorde já nesta primavera, já começou a alta procura por aparelhos para se refrescar nesse calorão. Um dos mais procurados é, sem dúvidas, o aparelho de ar condicionado. Afinal, quem não gostaria de se refrescar com um ar geladinho dentro de casa?

No entanto, uma grande preocupação dos consumidores é a respeito do alto consumo de energia elétrica, que, com o ar-condicionado, pode acabar ficando mais alta. Segundo a Light, a companhia distribuidora de energia no estado do Rio de Janeiro, o ar-condicionado de janela pode aumentar a conta em até 50% se usado cerca de oito horas por dia.

Mas vale passar calor para economizar na conta de luz? Confira, a seguir, formas para economizar a energia elétrica da sua casa e se livrar do calor!

Usar o ar-condicionado em uma temperatura amena

Muitas pessoas costumam deixar o ar ligado em uma temperatura super baixa, entre 15 °C e 20 °C. Na verdade, quanto mais baixa a temperatura, mais energia ele consome. E, na prática, não há tanta necessidade de deixar a temperatura baixa desta maneira por um longo período de tempo.

Segundo a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a temperatura ideal é 23 °C. Dessa forma, o aparelho consegue fornecer um conforto térmico, sem que aumente tanto a conta de energia.

Fazer a manutenção do aparelho regularmente

Outro ponto importante é sempre manter o seu aparelho em dia com a manutenção. A limpeza de filtros deve ser feita a cada 2 meses, que é geralmente o tempo que os fabricantes indicam para a limpeza.

Por ano, também é importante fazer uma limpeza completa no ar condicionado com profissionais especializados no aparelho.

Use a programação inteligente do aparelho

Diversos aparelhos de ar-condicionado que são mais modernos têm a opção de uso inteligente, que basicamente ajusta a temperatura automaticamente para mantê-la. Isso ajuda a fazer um consumo inteligente da energia elétrica, pois o resfriamento se mantém.

Também é muito útil para deixar o ar ligado em uma temperatura baixa enquanto uma pessoa precisar ficar fora de casa. Assim, quando a pessoa retornar, poderá entrar na função de manutenção da temperatura. Outras pessoas também costumam usar o modo inteligente na hora de dormir, para que o aparelho apenas resfrie o ambiente depois de certo tempo ligado.

Use cortinas durante o funcionamento do ar

Assim como temos que fechar as janelas dos carros na hora de ligar o ar condicionado automotivo, também é importante que as janelas estejam fechadas em um ambiente, assim como as cortinas. Isso porque a entrada de sol no local pode interferir na sensação térmica, dificultando o desempenho do ar condicionado, que precisará de mais potência para refrescar o ambiente e, consequentemente, gastará mais energia elétrica.

Use energia solar

Outra opção é utilizar energia solar para abastecer o fornecimento de eletricidade da sua casa. Há pesquisas que apontam uma redução de 95% da conta de luz quando você opta pelo uso de energia solar – o que é suficiente para pagar a aquisição e a instalação dos painéis solares.

Outro benefício de comprar energia solar é que a vida útil dos painéis e do funcionamento como um todo tem a vida útil de mais de 10 anos. Isso gera uma economia tanto diretamente na fatura quanto a longo prazo se comparado com a energia elétrica comum. Especialistas dizem que o investimento para a instalação é compensado em cerca de três anos – a rentabilidade gerada com a energia solar dura cerca de 15 anos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts