Como saber se você está evoluindo na academia

A prática regular de exercícios físicos é um dos pilares para manter uma vida saudável. 

Quando falamos em academia, a rotina de treinos pode se tornar bastante intensa e desafiadora, principalmente para aqueles que buscam resultados mais expressivos. 

No entanto, saber se está evoluindo ou não pode ser um desafio para muitas pessoas, o que pode levar à desmotivação e até mesmo ao abandono dos treinos.

Afinal de contas, ninguém aguenta ficar meses e meses suando a camisa, se a sensação prevalente for a de que você não está saindo do lugar.

Por este motivo, é fundamental conseguir acompanhar seu progresso na academia — para saber se os treinos estão fazendo efeito.

Neste artigo, vamos falar sobre 5 maneiras efetivas de acompanhar seu progresso e evolução.

Acompanhe estes sinais e ajuste seu treino de acordo com eles: isso vai garantir que você está evoluindo bem, e continuará a ver resultados por um bom tempo.

Como saber se você está evoluindo na academia
Como saber se você está evoluindo na academia

Sinal de progresso #1 — Você pega mais peso

Um sinal claro de progresso envolve a sua evolução nas cargas (ou, popularmente falando, nos “pesos”) dos exercícios.

Entenda: se antigamente você conseguia levantar 10kg no supino reto, e agora consegue levantar 20kg, claramente você está evoluindo.

A sua performance e desempenho aumentando são claros sinais de progresso e evolução na academia — e, portanto, você pode continuar o que está fazendo, porque está dando certo.

Sinal de progresso #2 — Você consegue fazer mais repetições

Claro que aumentar a carga não é a única forma de avaliar seu progresso nos exercícios.

Até porque, normalmente, definimos um exercício com 3 variáveis: carga, série e repetição.

A carga, como vimos anteriormente, representa o “peso” (a quantidade de resistência) que você tem de vencer durante o exercício. 

Já série e repetição são maneiras de organizar o volume de treino — por exemplo, fazer 3 séries de 10 repetições, ou 4 séries de 6 repetições.

Se você antigamente conseguia levantar 4kg na elevação lateral, porém apenas 6 vezes (6 repetições), e agora consegue levantar 10 vezes a cada série…

Então certamente seu corpo está se tornando mais forte e adaptado a este exercício — e você está tendo progresso.

Sinal de progresso #3 — Você peso na balança

Apesar de este ser um dos objetivos mais comuns de quem começa a treinar, nem sempre perder peso é algo bom.

Por exemplo, imagine uma pessoa que perde 10kg na balança, sendo 6kg de massa muscular, e 4kg de gordura.

Ela está com uma composição corporal (a relação entre massa magra e massa gorda) pior do que a de alguém que perdeu “apenas” 6kg na balança — porém foram 6kg de massa gorda.

Neste contexto, é importante saber como medir gordura corporal para avaliar a composição corporal da maneira correta — e avaliar se houve progresso ou não.

De toda forma, se você está treinando força na academia, provavelmente perder peso é um sinal de progresso sim — uma vez que o treino de força ajuda a aumentar e manter a massa magra.

Sinal de progresso #4 — Você ganha peso na balança

Pode parecer contraditório com o sinal #3 acima (perder peso na balança), porém ganhar peso na balança pode sim ser um ótimo indicativo de progresso.

Especialmente se o seu objetivo é ganhar massa muscular, é importante lembrar que a massa muscular também tem peso.

Portanto, ver o peso na balança subindo não é algo ruim, muito pelo contrário: é o sinal de que o seu ganho muscular está acontecendo e que você está se aproximando do seu objetivo.

Agora, é importante ficar atento à velocidade com que este ganho está ocorrendo: se você está ganhando 4kg por mês, todos os meses, é impossível que tudo isso seja de músculos. Você provavelmente está engordando ao longo do processo.

Alternativamente, alunos que buscam a hipertrofia fazendo dieta low-carb costumam ver um ganho de peso mais lento do que o de quem come 300g de carboidratos ao dia.

Isso não necessariamente é ruim — mas é importante, nesses casos, ter outras métricas para acompanhar. Como o nosso sinal de progresso #5.

Sinal de progresso #5 — Você vê evolução nas suas medidas corporais

Acompanhar as medidas corporais pode ser melhor do que confiar apenas no peso, pois o peso pode ser influenciado por uma variedade de fatores

Dentre eles, temos desde a retenção de líquidos, que mascara muitos resultados…

Até a própria lentidão de ver o peso mudando.

Além disso, se você ganhar 1kg de massa muscular, e perder 1kg de gordura, talvez pense que está estagnado(a).

No entanto, se você ver que, mesmo com o peso igual:

  • Você ganhou 1 cm no bíceps e nas coxas, e
  • Perdeu 1 cm de abdômen e cintura…

Você saberá que está no rumo certo.

Para isso, pode ser importante ter um caderno ou mesmo uma planilha para medidas corporais.

Uma planilha ou caderno vai permitir a você acompanhar a evolução ao longo do tempo — não só de uma semana pra outra, mas ao longo dos meses e mesmo anos de academia.

Afinal de contas, você não pretende parar tão cedo — e, enquanto há vida, há possibilidade de evolução nos treinos, na forma física, e na sua saúde.

Conclusão e palavras finais

Exercitar-se é algo bom e saudável por si só — no entanto, ver progresso pode ser muito motivador e positivo para você fixar estes hábitos no seu dia a dia

Embora possa levar um tempo para você ver os efeitos dos exercícios físicos, ter maneiras de acompanhar seu progresso e aperfeiçoamento, semana após semana, vai fazer com que estes benefícios fiquem mais óbvios para você — e, assim, te ajudem a fazer da academia um hábito saudável que você mantém para a vida toda.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts