Como resumir um texto rapidamente

É comum que muitos estudantes já tenham se perguntado ou tentado aprender como resumir um texto rapidamente. Isso porque o resumo é uma tarefa bastante comum no período escolar e universitário e muita gente deixa para fazer em cima da hora.

O que é um resumo?

É basicamente um texto síntese, que destaca as principais ideias contidas no argumento original. Pode ser construído em formato de texto corrido, por parágrafos, e além disso, também é possível utilizar tópicos. 

Não faça plágio

O mais importante do resumo é que ele seja escrito com as suas próprias palavras. Por isso, não utilize plágio. Busque compreender o texto e, então, reescrevê-lo em sua própria linguagem. 

Tamanho 

Conforme o objetivo final, ele pode ter um limite de páginas, palavras ou linhas. Especialmente em resumos escolares ou acadêmicos. Contudo, é importante ter atenção para que ele não ultrapasse o tamanho de 30% do texto original. 

Qual o tipo de resumo você precisa construir?

Para resumir um texto de forma rápida, primeiramente, você precisa entender qual tipo de resumo precisa fazer. Afinal, existem três modelos principais. Os mais comuns são os informativos e indicativos. 

Diferença entre os tipos de resumo

O informativo tem como principal objetivo destacar os pontos mais importantes de um texto, apresentando também um aspecto de conclusão. Assim, ao ler o resumo, você deve compreender tudo aquilo que foi abordado no argumento original.

Enquanto isso, o resumo indicativo busca identificar somente os pontos mais relevantes. Por isso, ele se concentra nas ideias principais. Não é necessário contextualização, ele deve ter um caráter mais de síntese.

Construção de um resumo de forma rápida

Em primeiro lugar, para realizar essa tarefa com rapidez será necessário que você tenha uma capacidade de leitura bastante otimizada. Visto que não é possível resumir nenhum texto com as próprias palavras sem lê-lo.

Leia e identifique os pontos principais ao mesmo tempo

Independente de qual for o modelo adotado, é fundamental que, ao realizar a leitura, você já realize algumas coisas. É imperativo identificar e destacar os argumentos e pontos principais do texto. Afinal, eles irão te auxiliar na construção do resumo.

Ao sublinhar os pontos principais, identifique também quais são as palavras-chave e os termos mais recorrentes no texto. Com certeza, eles serão um norte importante para a sua escrita. 

Dessa forma, ao finalizar a leitura, você já terá um bom indicativo do que precisa abordar no resumo. Para que isso ocorra, no entanto, é essencial que você realize uma leitura concentrada e com muita atenção. 

Identifique os conectivos

Durante a leitura também é válido que você sublinhe as expressões conectivas da linguagem, como ‘por causa de’, ‘porque’, ‘além do mais’, dentre outras. Isso porque elas expressam ligação entre as ideias apresentadas no texto.

Ao identificar essas expressões, pode ser mais fácil de você achar os pontos de argumentação, explicação e contraposição do texto. No entanto, busque sublinhar com uma cor ou destaque diferente, para que você saiba exatamente do que se trata. 

Como resumir um texto rapidamente

Mesmo que depois a sua intenção seja transformar o resumo em tópicos, comece construindo mini parágrafos. Busque relatar, com sua própria linguagem e palavras, as ideias que você destacou no texto. O ideal é que não ultrapassem três linhas. 

Coerência interna

Após essa escrita, leia os seus mini resumos e veja se há uma coerência interna de argumentação. Então, verifique se eles seguem a apresentação cronológica das ideias e fazem sentido de forma conjunta. 

Evite referências ao autor

Uma das coisas que pode te fazer perder tempo durante a escrita do seu resumo é citar o autor muitas vezes. Além disso, evite expressões como ‘segundo o autor’. O mais importante é que você identifique os pontos principais e os descreva do seu próprio modo. 

Utilize a tecnologia a seu favor

Se você realmente precisa escrever um resumo de forma muito rápida, mas está com pouco tempo para isso, você pode recorrer à tecnologia. Atualmente, existem muitas ferramentas, sites e apps com a função de resumidor de texto.

Essas opções são muito válidas especialmente quando você precisa realizar um resumo para estudar textos para uma prova ou trabalho, por exemplo. Com certeza, a tecnologia pode te ajudar a otimizar seu tempo.

Se adeque à sua necessidade

Para aprender a como resumir um texto rapidamente, também é essencial que você se adeque ao que necessita de fato. Caso precise apresentar um resumo escrito à mão, você pode seguir as dicas nesse texto e treinar a sua escrita, de modo a torná-la mais rápida.

Agora que você já aprendeu identificar os tipos de resumo, construir um resumo e como resumir um texto rapidamente, você conseguirá criar resumos úteis de qualquer texto. Não se esqueça de experimentar o resumidor de texto online para ajudá-lo a economizar tempo e esforço ao fazer resumos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 8 =