Como otimizar um ciclo de vendas longo? 5 dicas para aplicar no seu negócio

Um ciclo de vendas é basicamente o tempo entre a prospecção do cliente e a finalização de uma venda. Logo, um ciclo de vendas longo é aquele em que há um grande espaço de tempo entre essas duas etapas, simples não é?

A verdade é que ter um ciclo mais longo pode ser necessário em alguns negócios. Porém, otimizar esse processo costuma trazer muitos benefícios para qualquer empresa. Os principais são ganhar um maior número de clientes e aumentar as vendas durante o período de duração dele.

Ficou interessado em otimizar o ciclo de vendas do seu produto? Então confira no artigo a seguir um passo a passo, com 5 pontos, para colocar em prática e alavancar o crescimento da sua empresa.

Passo a passo para otimizar um ciclo de vendas longo

Otimizar um ciclo de vendas longo é um processo que demanda trabalho duro e não pode ser feito de maneira desleixada. Isso porque ele é um processo composto por diversas etapas e muitas delas dependem de uma análise bem-feita, tanto da empresa quanto do mercado em que ela está inserida. 

No entanto, isso é algo que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, como o aumento da receita mensal e do número de clientes captados e fidelizados no mesmo período. 

Dito isso, a seguir você confere um passo a passo com 5 pontos para encurtar um ciclo de vendas longo e otimizar o desempenho do seu time comercial. 

1. Defina seus canais de prospecção

O primeiro passo para encurtar um ciclo de vendas longo começa logo na etapa de prospecção. Em outras palavras, é quando você identifica seus possíveis clientes e estabelece as primeiras estratégias para finalizar o processo de vendas.

Em vista disso, é importante estar visível onde os seus consumidores estão. Esses canais podem ser digitais, tais como blogs ou redes sociais, ou físicos, como eventos ou outdoors. A intenção é ser visto e, posteriormente, lembrado. 

Mas como escolher esses canais? O ideal é fazer pesquisas, para definir o seu nicho. A partir disso, é possível descobrir onde seus clientes estão e, devido a isso, identificar a maneira mais adequada de se mostrar.

2. Identifique o perfil dos seus clientes 

O próximo passo é traçar o perfil do seu cliente. Ou seja, quem ele é, o que ele consome, o que ele deseja obter em cada transação. 

Tudo isso serve para definir um padrão de comportamento, que é bastante útil ao elaborar campanhas de marketing, por exemplo. Esse processo também serve para descobrir em que etapa do funil de vendas o seu público está. 

Com essas informações, você não perde tempo investindo tempo e dinheiro em leads que não possuem, apresentam uma chance muito pequena de se tornarem clientes ou ainda empregando técnicas erradas para cada etapa do funil. 

Logo, os esforços são voltados para aqueles que são realmente indispensáveis. O resultado é que um ciclo de vendas que era longo, pode se tornar bem mais curto, uma vez que você terá os consumidores ideais para as estratégias que foram estabelecidas. 

3. Empregue técnicas de venda adequadas  

Está claro que para otimizar um ciclo de vendas longo, é preciso vender mais rápido, não é mesmo? Para fazer isso, além de usar os canais de prospecção certos e saber o perfil dos seus clientes, é essencial aplicar as técnicas de vendas corretas.

Essas estratégias utilizam de gatilhos e alguns procedimentos, testados e comprovados, para estimular a jornada de compra do consumidor. 

Alguns dos principais métodos de vendas são a venda centrada do cliente, a The Challenger Sale e o The Sandler Selling System, mas existem muitos outros disponíveis. 

4. Saiba a hora de desistir 

Abrir mão de um processo de vendas não é uma tarefa fácil. Afinal, você dedicou tempo e esforço para chegar até um ponto específico. Contudo, ao perceber que o cliente não sai do lugar, não importa as técnicas empregadas, pode ser a hora de desistir. 

Isso é fundamental, porque essa pessoa pode paralisar o ciclo de vendas, atrasando o contato com consumidores com mais potencial e, assim, tornando o procedimento ainda mais longo e demorado. 

Uma boa maneira de fazer isso é estabelecendo um período para que um potencial cliente possa ficar parado ou indo e voltando entre as etapas. Passado esse prazo, deixe-o de lado, mas não descarte-o completamente, já que esse lead ainda pode gerar oportunidades no futuro. 

Para entender melhor como funciona um processo de vendas, confira quais são as suas 7 etapas:

https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2016/09/19172211/24-As-7-etapas-do-processo-de-vendas.jpg

5. Utilize as ferramentas certas 

O quinto passo para encurtar um ciclo de vendas longo é saber usar as ferramentas certas para o seu negócio. Elas servem para te ajudar em todo o processo, até automatizar alguns pontos cruciais, e deixando o foco da equipe comercial no que realmente importa. 

A sua lista pode incluir redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas, para apresentar a sua marca e entrar em contato com seu público, ou um CRM, para centralizar as informações colhidas. 

A sigla, que significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente em português) é o nome dado a um sistema que serve para armazenar informações relevantes sobre os clientes. 

Ele também permite que você acompanhe esses clientes, categorize-os conforme a etapa do funil de vendas em que eles se encontram e até conectar toda a equipe comercial

Ao colocar estas dicas em prática você pode otimizar seu ciclo de vendas longo e obter uma melhora no desempenho do seu negócio.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.

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