Como iluminar um ambiente com luz natural

A luz natural tem como sua principal fonte o sol, que também é conhecida como sendo a fonte de luz primária. 

Ao contrário do que se pode pensar a lua não é considerada uma fonte de luz primária, e sim, uma fonte de luz secundária, porque apenas trabalha difundindo a luz de uma fonte primária. 

A luz natural é autogerada, ou seja, feita por si mesma e é dividida e formada em um espectro de cores (em um conjunto de cores). 

Essas cores são: 

  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Azul;
  • Índigo;
  • Violeta. 

Na união completa destas sete cores, o espectro, surge a luz natural que é o ideal para a vida vegetal e animal no planeta Terra, permitindo que as plantas e os animais se desenvolvam. Não haveria sobrevivência se a luz natural não existisse. 

Luz natural e luz artificial

Como fonte de iluminação, além da luz natural, existe também a luz artificial. Ela é produzida por fontes de energia que não são produzidas pela natureza. 

A luz natural também pode vir por meio das estrelas, dos raios, dos vaga-lumes, da lava e do fogo que não são fontes primárias, como o sol. 

A luz artificial, ao contrário, surge por meio da onda elétrica, essa é a diferença básica entre as duas fontes de iluminação.

Fontes de luz artificial

Sendo assim, uma lista que pode descrever as principais fontes artificiais, são:

  • Fogo: usado em rituais e decoração;
  • Lâmpada incandescente: à base de energia elétrica;
  • Lâmpada fluorescente: à base de energia elétrica e mais econômica;
  • LED:  dispositivo que emite luz eficiente e econômica;
  • OLED: dispositivo leve, fino, que emite luz, com tecnologia avançada.

LED é uma sigla vinda do idioma inglês, que significa “diodo que emite luz” (light-emitting diode). É um dispositivo que produz luz ao receber uma corrente elétrica.

OLED é uma sigla vinda do idioma inglês, que significa “diodo orgânico que emite luz” (organic light emitting diode). 

Emite luz e é utilizada na fabricação de produtos eletrônicos como celulares, computadores e TV, com tecnologia super avançada.

Vantagens da iluminação natural

O bom uso da iluminação natural gera menos prejuízos ao meio ambiente porque não é necessário ligar a luz elétrica, os ventiladores e o ar-condicionado. 

Além disso, ela possui as seguintes vantagens:

  • Melhora a qualidade de vida;
  • Melhora a saúde física;
  • Aumenta a produtividade;
  • Economiza energia elétrica;
  • Contribui com o ecossistema;
  • Regula o ciclo biológico;
  • Promove sensação de bem-estar;
  • Regulariza a temperatura ambiente;
  • Tem ação bactericida;
  • Promove conforto visual.

Por isso, ao se mudar para um apartamento ou uma casa, certifique-se se o local recebe o sol da manhã. Ele deixa o ambiente mais iluminado e agradável durante o dia, eliminando a necessidade de lâmpadas para iluminar o ambiente.

O uso da luz natural, se combinada com sistemas de iluminação de alta eficiência permite a economia de 30 a 50% no consumo de energia elétrica, e em alguns casos, é possível alcançar até 70% desta economia.

 A luz natural indireta, aquela que aparece um uma superfície e depois é refletida para atingir o local a ser iluminado, mostra para os olhos a melhor forma e as melhores cores de um espaço, sem grandes interferências. 

Sinônimo de saúde ocular e bem-estar na realização de atividades diárias. Para aproveitá-la, deixe sempre as janelas abertas durante o dia, mesmo que seja a iluminação de garagem residencial.

Já a luz natural direta é aquela que incide diretamente nos objetos para quem precisa de claridade no ambiente.

Obviamente, nada se compara à sensação de sentir o calor e a luz do sol, sem falar no recebimento da vitamina D que o sol fornece. 

Contudo, existem algumas dicas que podem iluminar um ambiente, seja ele qual for, com a luz natural:

  • Adicione mais espelhos e objetos brilhantes no ambiente;
  • Utilize móveis com detalhes em vidro, cromo ou espelhado;
  • Utilize luminárias e torneiras metálicas;
  • Porta-retratos prateados;
  • Puxadores de níquel para armários e gavetas;
  • Acabamentos metálicos no teto.

Adicionando mais espelhos e objetos brilhantes no ambiente, você favorece a entrada da luz natural. Você pode usar, também, cores mais claras, para tornar o ambiente receptivo a luz natural, como o branco, o cinza claro ou o castanho claro. 

Essas cores claras atuam como um espelho e refletem a luz pelo ambiente, outras dicas são:

  • Instale janelas ou portas maiores, como as de vidro;
  • Escolha janelas panorâmicas, em arcos ou salientes;
  • Substitua o espaço da parede por blocos de vidro;
  • Aposte no teto de vidro;
  • Evite obstáculos na passagem da luz natural;
  • Opte por cortinas leves e persianas.

O letreiro luminoso para fachada de loja é muito utilizado em lojas, pois chama muita atenção, mesmo que seja de noite em um lugar mais escuro. 

Não é uma fonte de luz natural, mas emite luz suficiente e de alta intensidade, tornando o ambiente atrativo, se for usado na cor azul, tem como linguagem a transmissão de emoções de plenitude e liberdade, muito adequado a este tipo de local. 

Como se trata de um ambiente onde circulam muitas pessoas, como item de segurança obrigatório, precisará de bateria para luz de emergencia LED

A luz de emergência é uma luz artificial, que ao acender vai iluminar o local caso ocorra falta ou queda de energia elétrica e vai sinalizar os acessos de saída, como corredores e escadarias.

Facilitando assim, para as crianças, os idosos e os portadores de necessidades especiais. Portanto, ter bateria para este tipo de luz é sempre adequado e importante.

Um outro exemplo que mostra como uma fonte de luz artificial pode ser utilizada, se não há como se utilizar da luz natural, são os ambientes internos.

Por exemplo, vitrines de lojas, eventos corporativos, padarias, farmácias e outros ambientes que precisem de maior qualidade de imagem na exposição dos seus produtos. 

Portanto, o painel de LED p1 pode oferecer uma maior resolução da imagem, permitindo que o público tenha uma visão total e mais nítida do que está sendo exibido. 

Por sua qualidade superior esta poderá ser a escolha certa para surpreender o cliente e tende a economizar muito o gasto de energia. É um painel resistente que pode ser alugado.

O LED está disponível nas cores, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e branco. A cor da luz emitida pelo LED é determinada pelo material semicondutor utilizado, não pela cor da cápsula plástica que o envolve. 

O material semicondutor é aquele que funciona em uma situação intermediária: ora é isolante de energia, ora é condutor de energia. O silício e o germânio são os mais utilizados.  

Outro uso da luz artificial é a letra caixa com led interno, que são peças de grande importância entre os recursos de comunicação visual utilizados em espaços comerciais, como lojas, hotéis, restaurantes, escritórios e escolas. 

A fachada destes estabelecimentos, quando se utilizam desta luz artificial conquistam a atenção e o gosto dos clientes. 

A letra caixa pode ser produzida artesanalmente com matérias como o aço galvanizado, que impede mais corrosão e o aço inoxidável. A letra caixa pode ter a iluminação própria, por meio do LED e é necessário que um ponto de energia seja colocado perto da fachada.

Em várias residências, um dos primeiros desejos do morador é o de possuir uma piscina no projeto da construção. E uma das preocupações é como iluminar este local, durante a noite, já que pela manhã a luz natural faz o seu papel. 

A iluminação para piscina pode ser feita com as lâmpadas tradicionais, que são montadas em um nicho, um tipo de adaptador, para que estas lâmpadas possam ser submersas. 

Podem ser feitas de fibra óptica, que são filamentos flexíveis fabricados com material transparente como fibras de vidro ou de plástico ou pode ser feita com lâmpadas de LED.  

Nas decorações internas dos ambientes, a sanca de gesso iluminada é muito utilizada. Sanca é um tipo de forro alternativo, feito em gesso, modelado na união entre a parede e o teto. A sanca cria uma iluminação diferente. 

O LED é  a alternativa mais usada e também a mais econômica quando se trata de iluminar uma sanca de gesso. A iluminação de LED é colocada dentro da sanca, o que valoriza o contorno do recorte e cria uma iluminação indireta mais aconchegante.

A esquadria de alumínio preta é indicada para a projeção de portas, janelas, venezianas, divisões internas e externas e fechamento de vãos diversos, no ambiente escolhido. 

Se atrelada a uma boa iluminação, proporciona uma sensação de profundidade. O fato da esquadria de alumínio ter o vidro, como material componente em sua montagem, isso com certeza passa a favorecer a entrada da luz natural.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *