Como gerenciar estoque para loja online? Veja 8 dicas para otimizar processos

Como gerenciar estoque para loja online? Quais são as práticas que podemos seguir para obter melhores resultados do ponto de vista organizacional? Vale a pena pensar na locação de galpão logístico ou é um gasto desnecessário? Leia com a gente e confira 8 dicas de como gerenciar estoque para loja online. Vamos lá!

8 dicas de como gerenciar estoque para loja online

1. Verifique o armazém ciclicamente

A gestão correta do armazém de e-commerce deve incluir verificações periódicas (semanais ou mensais) do estoque. Isso permite manter a situação real alinhada com a do sistema de gestão e reduzir possíveis erros de contagem ou negatividade potencial. Obs: nomear sempre o mesmo colaborador pode agilizar as atividades de verificação.

2. Evite acúmulo de estoque

A boa gestão logística do e-commerce também decorre da capacidade de evitar acúmulos excessivos de estoque no armazém: estes, além de envolverem custos desnecessários, ocupam espaço que poderia ser destinado a produtos mais populares.

Para otimizar a gestão do armazenamento, é aconselhável verificar ciclicamente as políticas de estoque dos vários itens para ter sempre a quantidade certa de mercadorias.

3. Atualize continuamente movimentos e operações

Muitas vezes, pensa-se que não registrar uma transação, adiando-a, economiza-se tempo. Nada mais errado. O registro imediato mesmo dos movimentos mais triviais do armazém ajuda a criar as condições para uma gestão sempre precisa, reduzindo a possibilidade de erros e mal-entendidos.

Um exemplo prático? Loja física que também vende online. Um cliente chega à loja na hora do rush para comprar 5 peças do produto Y. Para ser mais rápido, o balconista não descarrega imediatamente o depósito para lembrá-lo apenas 2 horas depois.

Entretanto, uma encomenda de 3 peças do produto Y chegou da loja online, mas tecnicamente apenas 2 peças permanecem em estoque. Economizar alguns segundos resultou em um custo de processamento de pedidos online e possivelmente em um cliente insatisfeito.

4. Mantenha sempre seus clientes informados

Partindo do princípio que os clientes querem ser sempre informados sobre o estado das suas encomendas (desde a compra online até à entrega), buscando a garantir uma boa comunicação, é necessário recorrer a sistemas que disponibilizem todos os dados em tempo real (recibo de pagamento, expedição da mercadoria e entrega).

Ao dar aos consumidores a oportunidade de monitorar constantemente as remessas, você aumenta o nível de fidelidade.

5. Automatize os processos de gestão de e-commerce

A gestão de armazéns, por mais central que seja, é apenas parte das atividades de gestão por trás de um e-commerce.

A escolha de um sistema de gestão completo e integrado com o seu e-commerce lhe permite não só melhorar a sua gestão logística como também agilizar e melhorar grande parte das atividades administrativas relacionadas: gestão do faturamento, registro de pagamentos, gestão da primeira nota e caixa e análise de negócios.

6. Aprenda sobre tendências e eventos sazonais

Na correta gestão do e-commerce, é importante conhecer todas as tendências e eventos sazonais que, de alguma forma, podem afetar os hábitos de compra do target. O Natal, o início do ano letivo e o Dia dos Namorados, por exemplo, podem criar fortes picos de procura de produtos específicos e ser momentos cruciais para o negócio.

7. Considere vender em lojas virtuais como a Amazon

Muitas vezes se pensa em abrir uma loja online focando na loja no site próprio e sem pensar em abrir uma “filial” em plataformas como Amazon ou eBay.

Os “e-merchants” que aproveitam a oportunidade para vender através destes marketplaces têm a oportunidade de aumentar significativamente o seu volume de negócios e poder aumentar o volume de negócios dos produtos no armazém.

8. Saber ser exigente, mas ao mesmo tempo criativo

Uma boa gestão de armazéns requer grande precisão e muitas vezes confusão. Garantir que todos os movimentos de cada produto sejam documentados, que as áreas de carga e descarga estejam sempre livres, que a ordem dos produtos seja impecável e que a análise e otimização contínuas sejam garantidas é um trabalho que exige muita dedicação.

Muitas vezes, porém, é em momentos de necessidade que a criatividade pode fazer a diferença. A criatividade resolverá problemas repentinos ou situações logísticas complexas, especialmente em realidades menores e mais dinâmicas onde nem tudo pode ser previsto ou gerenciado por meio de protocolos.

Estas foram as nossas recomendações de como gerenciar estoque para loja online. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

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