Como funcionam os óleos vegetais?

Você sabe como funcionam os óleos vegetais? Os óleos vegetais são divididos em três tipos: essenciais, básicos e cosméticos.

Os óleos essenciais são uma substância pura altamente concentrada, constituída por uma mistura de substâncias odoríferas e voláteis. Eles são produzidos por água ou destilação a vapor de flores e plantas.

Os óleos essenciais, com raras exceções, não são usados ​​em cosméticos em sua forma pura.

Os óleos cosméticos são produtos prontos para uso. Eles contêm vários ingredientes, incluindo:

  • óleos básicos;
  • óleos essenciais;
  • emulsionantes;
  • água;
  • extratos.

Os óleos vegetais naturais, por sua vez, são divididos em óleos líquidos e manteigas. São utilizados óleos naturais feitos por prensagem a frio. 

Portanto, para saber como funcionam os óleos vegetais é necessário entender que são rapidamente absorvidos e afetam ativamente não apenas as camadas superiores da epiderme, mas também a gordura subcutânea.

Pela sua composição, os óleos estão próximos do sebo, o que os distingue favoravelmente dos produtos cosméticos artificiais. Restauram o equilíbrio de oxigênio da pele e contribuem para a sua hidratação e tonificação.

Você pode se interessar pelo óleo de rosa mosqueta 100 puro

Entendendo melhor como funciona os óleos vegetais

Os óleos podem ter efeitos anti-inflamatórios, tensores, hidratantes, tonificantes e anti celulite na pele. Existem vários óleos indispensáveis ​​no tratamento de problemas de pele (acne, reações alérgicas).

Importante: os óleos vegetais podem causar uma reação alérgica, portanto, antes de usar, é necessário fazer um teste de tolerância individual.

Ao escolher os óleos, você deve levar em consideração o tipo de pele e suas características de idade.

Os óleos vegetais são produtos extraídos de matérias-primas vegetais, constituídos por triglicerídeos e ácidos graxos, bem como suas substâncias acompanhantes (fosfolipídios, ácidos graxos livres, ceras, esteróis, corantes e outros).

As matérias-primas para os óleos vegetais são as oleaginosas (girassol, milho, colza, algodão, gergelim, azeitona, amendoim, linho, mostarda de soja e feijão). 

De menor valor nutricional é o óleo obtido a partir de sementes de abóbora, melancia e tomate.

Qualquer pessoa precisa incluir em sua dieta diariamente 1-2 colheres de sopa (15-30 g) de óleo vegetal. Devido ao alto teor calórico, o consumo de mais óleo não é recomendado.

Para preservar suas propriedades benéficas, o óleo não deve ser submetido a tratamento térmico, é aconselhável adicioná-lo a pratos prontos e saladas. 

Com aquecimento intenso, os óleos ficam rançosos: acumulam produtos da quebra e transformação de ácidos graxos.

Além disso, o superaquecimento prolongado de óleos vegetais leva a uma perda de até 40% de ácidos graxos essenciais, à destruição de vitamina E e fosfolipídios.

Os óleos vegetais são amplamente utilizados na indústria alimentícia para a produção de várias variedades de margarina, óleos suaves e molhos para temperar pratos (por exemplo, maionese).

Óleos vegetais quanto a sua extração 

Como citado anteriormente os óleos vegetais podem ser extraídos de uma infinidade de sementes. 

Aqui fica apenas um alerta para não confundirem o óleo vegetal com o natural, tendo em vista que apenas o que difere um do outro é a extração. 

Benefícios do óleo vegetal

Para que você entenda como funciona os óleos vegetais vamos apresentar os mais requisitados e os seus benefícios. 

Óleo de alecrim

Este óleo vegetal sem dúvida é um dos mais queridos quanto aos seus benefícios, pode ser utilizado para aplicação e também é apresentado para consumo. 

No cabelo o óleo de alecrim é excelente no combate à caspa. Na pele age como antioxidante, neutralizando rugas, manchas e melhorando a flacidez graças ao seu colágeno. 

E não é só isso, amigo das mulheres para combater estrias e celulite, mata ainda fungos na pele, este óleo é dos deuses.

Entre outras coisas ele ainda serve para aumentar a potência do cérebro, melhorar a digestão, possui propriedades analgésicas e colabora com a higiene bucal. 

Óleo de Rosa Mosqueta

Sobre como funcionam os óleos vegetais temos vários óleos que não poderíamos deixar de falar, e um deles é o óleo de rosa mosqueta. 

Uma das principais vantagens em usar este óleo é o poder de regeneração da pele graças aos ácidos graxos que ele contém. O óleo Mosqueta atua ainda para firmeza da pele, além de nutrir e hidratar a mesma. 

Óleo de abacate 

O óleo de abacate é bastante conhecido no mundo dos cosméticos naturais, porém nem todas as pessoas sabem como funcionam os óleos vegetais, então sobre este óleo podemos dizer que é excelente para pele e cabelo.

Mas não é só isso, ele ainda serve para prevenir doenças, como câncer, diabetes, próstata e doenças cardiovasculares.

Em resumo, esse magnífico composto auxilia ainda no processo de emagrecimento por proporcionar maior saciedade, ajuda no crescimento capilar e, claro, deixa a pele maravilhosa. 

Óleo de girassol

Certamente você já ouviu falar no óleo de girassol, seja para fins culinários ou estéticos, ele é bastante conhecido e não é para menos. 

Além de hidratar e nutrir a pele, o óleo de girassol é comumente usado em processo pós cicatriz, sendo ótimo para cicatrização, atuando ainda contra o ressecamento. 

Na pele, este maravilhoso óleo age prevenindo o envelhecimento precoce, ideal para peles secas e com acnes. 

Os benefícios não terminam aqui, suas propriedades e benefícios são estendidos para nutrir e hidratar os cabelos. Quer fios saudáveis e com brilho? Use o óleo de girassol que em pouco tempo notará a diferença. 

Óleo de amêndoa doce

O óleo de amêndoa doce assim como o de girassol possui fama, por ser ótimo em várias coisas. 

Vamos lá, entre as muitas propriedades é ótimo para prevenir estrias, principalmente no período de gestação onde a pele da barriga sofre um estiramento natural. Além disso atua na beleza dos cabelos e pele, isso porque reduz inflamações. 

Agora que chegamos ao fim, espero que você tenha entendido como funcionam os óleos vegetais. 

Qualquer dúvida estamos à disposição, até breve!Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Sense Artesanais, uma loja especializada em produtos 100% naturais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *