Como fazer uma boa escolha de fornecedores para sua clínica

O pleno funcionamento de uma clínica médica ou odontológica depende do auxílio de inúmeros fornecedores que são responsáveis por abastecer materiais, insumos, equipamentos ou serviços necessários para que o atendimento possa ser efetuado.

Neste sentido, a realização de uma boa gestão de fornecedores se faz fundamental para que os profissionais da saúde sejam capazes de realizar um serviço eficiente, otimizado e responsável.

Afinal, a escolha dessas empresas parceiras pode interferir em todos os setores da empresa.

Assim como ao realizar convênios com assistências de saúde requer uma pesquisa sobre como funciona o plano odontologico da empresa e as vantagens de optar por essa colaboração, a escolha dos fornecedores deve ser feita com o mesmo cuidado.

A importância de avaliar os fornecedores?

Independente do ramo de atuação da empresa ou do nível de investimento que esta instituição aplica na gestão de fornecedores, a realização de uma avaliação acerca da qualidade das marcas parceiras serve como base estrutural para qualquer negócio.

Isso porque, é por meio desta análise que os empresários e gestores são capazes de identificar problemas nos processos, prejuízos, imprevistos ou qualquer situação que possa comprometer o abastecimento dos materiais necessários para a produção do serviço.

No segmento da saúde, esse cuidado deve ser ainda mais priorizado. Sendo necessário que o profissional responsável por essa coordenação tenha um alto nível de especialização.

Afinal, neste cenário, os insumos médicos envolvem medicamentos e outros equipamentos que podem provocar interferências severas aos tratamentos e a saúde dos pacientes.

Além disso, em períodos de alta demanda, essa gestão é a principal responsável pela:

  • Identificação de fraudes;
  • Apuração no desperdício de recursos;
  • Garantia do abastecimento dos remédios essenciais;
  • Certificação da qualidade dos produtos;
  • Alcance do melhor retorno do investimento financeiro.

Por isso, é importante analisar periodicamente a qualidade da reputação e as vantagens ou desvantagens obtidas com a parceria com empresas que oferecem o plano dental empresarial, é também essencial avaliar com constância a relação com os fornecedores.

Como escolher bons fornecedores para a sua clínica médica?

Ao iniciar a pesquisa por fornecedores muitos profissionais se deparam com uma enorme quantidade de opções, o que – sem o preparo adequado – pode acabar prejudicando, mais do que realmente ajudando.

Por isso, é importante construir alguns critérios de avaliação que levem em consideração aspectos, como o desempenho das empresas parceiras com outras instituições médicas – ou em compras anteriores.

Há também a necessidade de analisar o impacto que este abastecimento tem no seu atendimento, a capacidade de negociações futuras, entre outros aspectos.

Essa pesquisa pode ser feita através de questionários entregues para os próprios fornecedores ou para as instituições que são – ou que foram – clientes desta marca.

O maior objetivo é verificar se a empresa de interesse é capaz de suprir as necessidades do seu negócio e trazer as maiores vantagens.

Outras formas de garantir a escolha de fornecedores qualificados é por meio da:

  1. Realização de uma boa pesquisa de mercado

Uma boa pesquisa de mercado é o primeiro passo para o planejamento de qualquer atividade comercial, seja na escolha dos tipos de plano odontologico pme que serão conveniados com a clínica ou na seleção dos fornecedores para o seu empreendimento.

De modo que, antes de realizar qualquer pedido ou de fechar algum tipo de contrato, analise com atenção todas as opções disponíveis no mercado e as vantagens que elas oferecem.

  1. Avaliação da qualidade da prestação de serviço

O segundo principal requisito a ser avaliado diz respeito a qualidade do serviço prestado e dos produtos oferecidos.

Por isso, após separar alguns dos contatos mais interessantes, entre em contato com a marca e procure conhecer cada um dos produtos ou equipamentos de interesse.

Peça demonstrações e procure identificar se os valores da empresa se alinham com os da sua clínica e se essa instituição de interesse se mostra comprometida e confiável.

  1. Análise do custo-benefício de cada instituição

Outro ponto importante que precisa ser considerado é a verificação da relação entre os preços cobrados e as vantagens proporcionadas pelos serviços ou produtos entregues.

Assim como a colaboração com um plano odontologico para cnpj deve apresentar o máximo de benefícios para os consultórios odontológicos, a escolha dos fornecedores precisa sempre garantir que o investimento não apresente prejuízos para a instituição.

  1. Estudo da flexibilidade para alterações de cronograma ou logística

Os dois últimos passos para essa análise, dizem respeito aos prazos de entrega e a disponibilização de uma flexibilidade do cronograma de atendimento e logística.

Afinal, é preciso evitar surpresas e imprevistos que comprometam o atendimento e a qualidade do serviço desempenhado.

Além disso, como nenhum negócio funciona de forma linear, é preciso saber a disponibilidade que esses fornecedores têm em relação às demandas de acordo com as necessidades da clínica, uma pandemia ou aumento da procura de um medicamento.

Seja na realização de uma sociedade com um plano odontologico para mei ou na escolha de fornecedores, investir em profissionais que tenham experiência na gestão de consultórios.

Vale a pena procurar nomes que saibam realizar a administração destas funções, o que pode ser determinante para o sucesso da sua clínica e para o crescimento da arrecadação financeira do negócio.Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − nove =