Como fazer compras online com segurança?

Já está se preparando para o Natal e deseja comprar os presentes com antecedência? Saiba quais as dicas de como fazer compras online com segurança, através das informações reunidas aqui neste artigo. 

Lojas cheias, filas intermináveis, falta de tempo e todos esses fatores fazem com que a  cada ano mais pessoas decidam fazer suas compras online. A  comodidade  de poder fazê-lo a partir de casa e a qualquer hora, juntamente com a possibilidade de comparar vários preços de diferentes lojas, tornam as compras online um método muito atrativo para se livrar do stress típico do Natal e datas comemorativas. 

No entanto, mesmo que fazer compras online seja muito vantajoso é preciso se preocupar com a segurança, não apenas de dados, mas também de certificar-se que receberá a mercadoria ou serviço. 

Como fazer compras online com segurança?

A seguir confira algumas dicas especiais de como fazer compras online com segurança:

1. USE UMA CONEXÃO SEGURA WI-FI OU À INTERNET

Embora seja confortável e fácil de navegar e comprar conectado a redes de bares, shopping centers ou lojas, a verdade é que essas redes geralmente não são muito seguras. Os pacotes de informações  transmitidos por conexões públicas  podem ser facilmente capturados por hackers e cyber criminosos. 

Por este motivo, para efetuar compras ou operações nas quais irá transferir informações pessoais importantes, recomendamos que o faça através de uma rede segura.

2. MANTENHA SEU DISPOSITIVO ATUALIZADO E PROTEGIDO

Fazer compras online é um dos processos em que transferimos as informações mais pessoais e perigosas. Por isso, antes de começar a fazer compras, certifique-se de que  seu computador esteja seguro , atualizado e que tenha  um bom antivírus instalado.

3. COMPRE EM SITES CONHECIDOS E REPETIDOS

Pesquisando na rede a melhor oferta podemos chegar a sites desconhecidos e não confiáveis. Fique longe deles. Verifique se  a url do site corresponde à web onde você acha que está  e se o endereço começa com https. 

Comprar em sites confiáveis ​​e com reputação online reconhecida evitará que você seja vítima de roubo de dados ou identidade, por exemplo, o AliExpress. Além disso, você pode aproveitar a promoção AliExpress ao realizar suas compras no site.

4. ENCONTRE E REVISE A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DEVOLUÇÃO

Antes de comprar numa loja online, verifique se tem a sua política de privacidade em local visível e se está atualizada. Você sabe o que deve fazer se o seu dom não for o certo? Como você pode devolvê-lo? Estes também são aspetos a ter em conta na hora de escolher onde comprar.  

5. FORNEÇA APENAS OS DADOS PESSOAIS NECESSÁRIOS E FAÇA-O COM SEGURANÇA

Uma das dicas de como fazer compras online com segurança é: Se você se surpreender que eles lhe peçam alguma informação pessoal (celular, sobrenome, naturalidade…) para fazer a compra, não faça isso e verifique se está no site correto através da inspeção da URL. 

Além disso, há ferramentas que podem impedir o roubo de dados se o seu computador estiver infectado por um vírus espião.   

6. EVITE LINKS EM E-MAILS E ANÚNCIOS

A oferta que você acabou de receber um e-mail de marketing com uma promoção que  é boa demais para ser verdade?  Então provavelmente não é. Nessas datas comemorativas, campanhas publicitárias e e-mails com ofertas e grandes descontos são uma ferramenta muito utilizada pelos cibercriminosos. Evite phishing.

7. REVEJA PERIODICAMENTE OS MOVIMENTOS DO SEU CARTÃO DE CRÉDITO

Após realizar várias compras online,  verifique se todas as cobranças em sua conta são conhecidas e controladas . Se alguém for suspeito, entre em contato com seu banco, você pode ter sido vítima de roubo de identidade.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *