Marcar presença nas redes sociais já é obrigação de toda marca que tenha objetivos a longo prazo, por isso, caso você ainda não tenha criado os perfis da sua empresa, vamos começar com o básico: como criar uma página no Facebook? Veja este post até o final e saiba como.
Independente do ramo da sua empresa, ao menos parte do seu público vai estar no Facebook, afinal se trata da maior rede social do mundo, com quase 3 bilhões de usuários ativos, ou seja, não investir nessa estratégia de marketing não é uma opção.
- Como criar uma página no Facebook? Passo a passo
- Escolha uma foto de perfil e capa
- Preencha as informações da empresa
- Ajustando outras configurações
- Demais elementos da página
- Criando guias personalizadas
- Crie botões de CTA
- Porque vale mais a pena ter uma página profissional?
- Conexões ilimitadas
- Acesso ao estúdio de criação do Facebook
- Criar anúncios patrocinados
- Compartilhar o acesso para outros administradores
Como criar uma página no Facebook? Passo a passo
Colocar uma página no ar não é algo tão complicado, no entanto, para entender como criar uma página no Facebook, de maneira que ela possa ser divulgada, envolve mais do que apenas os passos básicos.
Por isso, pegamos cada etapa e destrinchamos algumas preocupações e detalhes que você precisa saber, veja a seguir.
Escolha uma foto de perfil e capa
A imagem de perfil representa a principal imagem da sua empresa, portanto, ela deve representar bem a sua marca, uma vez que vai aparecer em vários formatos a cada publicação sua.
A imagem irá aparecer sempre dentro de um círculo e deve ter resolução mínima de 180x180px.
O ideal é colocar a versão mais usada da sua logo aqui. Já a foto de capa é que aparece maior, na parte de cima do seu perfil, ela tem que ter a resolução 851x315px para que nada seja cortado.
A foto de capa é como se fosse um outdoor dentro da sua página, use-a de forma criativa para passar as principais caraterísticas da sua empresa, destacar sua missão, visão e valores ou apresentar um slogan, são bons usos.
Preencha as informações da empresa
Depois de acessar o endereço para criação da página e adicionar as imagens de perfil e capa, você deverá preencher as informações relevantes da sua empresa.
Quanto mais completa e atualizada for, mais credibilidade sua página terá.
Na aba “sobre” inclua alguns dados importantes como: contatos, endereço, telefone, email e demais dados relevantes.
Nesta mesma aba você poderá personalizar sua URL para que fique mais profissional, no entanto esta atualização só é liberada depois de um certo número de curtidas na página.
Ajustando outras configurações
Além de dados e informações comerciais, nas configurações também é possível definir alguns parâmetros importantes como definir o seu público-alvo, ou as personas, o que vai te ajudar a ganhar relevância nas pesquisas.
Demais elementos da página
Depois de criar sua página, você observará que existem 3 colunas, cada uma delas concentra um tipo de conteúdo e informação:
- Coluna da esquerda: uma espécie de sub-menu que, mesmo rolando a página o usuário ainda continua vendo a foto de perfil e tem alguns atalhos para “sobre”, “fotos”, “vídeos” entre outros;
- Coluna do meio: na parte central da página você consegue ver a foto de capa, que some após a rolagem, os insights da semana, além das publicações;
- Coluna da direita: aqui novamente temos um atalho para a seção “sobre”, além de caminhos para aba de eventos, fotos e vídeos da página.
Criando guias personalizadas
Quer incluir abas que não estão entre as básicas? Logo abaixo da foto de perfil existe a possibilidade de incluir abas personalizadas, são mais de 30 opções de categorias para você escolher.
Aqui vale a pena colocar abas pertinentes ao seu tipo de negócio, suponhamos que você seja uma rede de varejo, é importante colocar uma aba ofertas para facilitar a busca dos usuários.
Crie botões de CTA
O Facebook também é um canal bem forte para vendas, ele permite, por exemplo, que você coloque links e botões que levem o usuário para outra página.
Para isso, vale a pena incluir (quando for pertinente) CTA’s como:
- “Reservar agora”,
- “Comprar agora”,
- “Assistir o vídeo” entre outras formas de fazer com que seus visitantes sigam interagindo com você.
Porque vale mais a pena ter uma página profissional?
Agora que ficou claro como criar uma página no Facebook, talvez você tenha ficado na dúvida se não faria mais sentido manter um perfil comum pessoal para sua empresa.
Além de questões internas do Facebook, existem outros pontos que somente a página profissional pode te proporcionar.
Conexões ilimitadas
Os perfis pessoais possuem um limite de 5 mil pessoas seguindo, o que obviamente limita bastante o alcance da sua marca.
Além disso, você precisa aceitar as solicitações em um perfil pessoal, o que não acontece na página profissional.
Acesso ao estúdio de criação do Facebook
Outra ferramenta muito útil (e gratuita) para quem quer aprender a como criar uma página no Facebook é o estúdio de criação.
Por lá é possível programar posts e stories, tanto na sua página do Facebook, quanto no seu perfil no Instagram.
Além disso, é possível acompanhar a agenda de postagens e responder mensagens do direct e comentários de publicações das duas redes no mesmo lugar.
Você ainda monitora o desempenho das postagens e tem acesso à coleção de trilhas sonoras.
Criar anúncios patrocinados
Talvez a principal razão para criar uma página profissional seja essa, ter acesso ao gerenciador de anúncios do Facebook e poder criar suas campanhas pagas para conseguir:
- gerar leads;
- aumentar o envolvimento com a publicação;
- convidar mais pessoas para curtir a página.
A rede pode estar integrada ao seu e-commerce por meio da instalação do Pixel do Facebook no site, o que permite a integração para campanhas de remarketing, por exemplo.
Compartilhar o acesso para outros administradores
Por fim, outro problema que você terá se a conta da sua empresa for um perfil pessoal é para compartilhar o acesso com outras pessoas da empresa responsáveis por publicar postagens, afinal só se pode logar uma pessoa por vez.
Na página profissional, você consegue, além de incluir outras pessoas como administradores, limitar o acesso de cada um. Desta forma, se você quiser que alguém apenas revise um texto, pode dar o status de “editor” que tem funções mais limitadas, por exemplo.
Comece criando a sua página no Facebook e otimize o alcance da sua empresa nas redes sociais. Invista na produção de conteúdo relevante e em anúncios segmentados. Tudo isso vai te levar ao sucesso! Boas vendas!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.