Com o calor, doenças dermatológicas surgem com mais frequência em pets. Saiba como prevenir e manter seu pet saudável

A forte onda de calor que atinge o Brasil alerta os tutores a redobrarem os cuidados com os pets, especialmente quanto à saúde da pele. “O calor intenso pode desencadear uma série de problemas dermatológicos nos animais de estimação, o que pode causar desconforto e, automaticamente, prejudicar o bem-estar dos bichinhos”, alerta a médica-veterinária Suzana Melo, da Pearson Saúde Animal.

De acordo com a especialista, um desses problemas é a dermatite canina, condição inflamatória na pele que pode ser desencadeada por diversos fatores, como bactérias, ácaros, reações alérgicas e variações hormonais. Essa inflamação afeta cães de todas as idades – desde filhotes até idosos. Além disso, a exposição prolongada ao sol pode resultar em queimaduras, levando à chamada dermatite solar. “Para proteger a pele dos animais, especialmente com pelagem mais clara e sensível, é essencial adotar medidas preventivas, como o uso de protetor solar específico para pets, seguindo princípios semelhantes aos aplicados em humanos”.

Suzana Melo informa que “também é necessário manter a pelagem dos animais bem cuidada e livre de nós. O acúmulo de pelos pode propiciar o surgimento de dermatites de contato, causadas pelo abafamento da pele. Escovar regularmente o pelo do pet ajuda a prevenir essas irritações e proporciona alívio”.

A hidratação é outro fator essencial nos dias quentes. Animais desidratados são mais propensos a desenvolver problemas de pele, como a dermatite seborreica, que resulta em descamação e coceira. Certificar-se de que o pet tenha acesso constante a água fresca e manter o ambiente fresco e ventilado são medidas simples e importantes para evitar complicações dermatológicas decorrentes das altas temperaturas.

Nesse contexto de calor intenso, o suplemento nutricional Nutricore Skin é eficaz para manter a saúde da pele dos animais de estimação. O produto é composto pelas vitaminas A, C e E, que são antioxidantes e responsáveis pela produção de colágeno, promovendo rápida cicatrização e diminuição dos danos causados pelos Raios Ultravioleta B (UVB). Além disso, ele foi desenvolvido para fortalecer a barreira cutânea, por meio da vitamina D-Pantenol associada a biotina, promove aumento na hidratação da derme. “A dermatite, independente da causa, incomoda bastante os pets. A boa notícia é que há produtos como Nutricore Skin que ajudam os cães a superar esse desafio”, ressalta a médica-veterinária da Pearson.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, com mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2021, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts