Cine Geek leva cinema gratuito ao ar livre e muita diversão para a periferia de São Paulo

Projeto cultural apresenta filmes, exposição e workshop em uma carreta

Ao longo de seus 20 metros de extensão, a carreta carrega um cinema ao ar livre, uma exposição de arte e uma oficina de stop motion. É o CINE GEEK, que levará atrações variadas para a periferia de São Paulo a partir de 6 de abril.

As sessões de cinema são gratuitas, em locais públicos e com mais de 120 filmes e desenhos de curta-metragem com classificação livre.

Cine Geek leva cinema gratuito ao ar livre e muita diversão para a periferia de São Paulo
Cine Geek leva cinema gratuito ao ar livre e muita diversão para a periferia de São Paulo

Os filmes (com títulos de vários países) foram cuidadosamente selecionados e adequados a pessoas de todas as idades e baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância.

Em cada sessão, é apresentada uma seleção diferente de curtas trazendo desde os premiados “Ian”, da CGI Ian Foundation, e “Cuerdas”, de Pedro Solís García; os independentes, como “Gebonnions”, de Aju Mohan, até produções de alunos da escola franco-canadense ESMA (École Supérieure des Métiers Artistiques).

“É uma opção de atividade cultural para quem quer ter uma experiência de cinema, que chega de forma gratuita e democrática”, comenta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto, que é realizado pela Mosaiky.

Antes das sessões, serão realizadas atividades interativas dentro da carreta. Workshops gratuitos em uma estação de stop motion para quem quer aprender a criar seus próprios filmes e animações usando fotos quadro a quadro e uma exposição de arte.

Com 30 anos de história, o Poliedro, um dos principais grupos educacionais independentes do Brasil, é apoiador do Cine Geek. Segundo o diretor executivo do Poliedro Educação, Marcello Sarkis, o acesso à arte e à cultura faz parte do processo educacional que acreditam. “Queremos valorizar e fortalecer uma atividade cultural única, gratuita e, principalmente, democrática. É um momento de lazer que pode ser aproveitado por toda a comunidade e que ao mesmo tempo promove a reflexão sobre temas relevantes.”

EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS: Futuro do Pretérito

Futuro do Pretérito
Futuro do Pretérito

Batizada de “Futuro do Pretérito”, a exposição apresenta tecnologias antigas fossilizadas. Entre eles, fax, máquina de escrever, telégrafos, aparelhos de telefone de discar, câmeras de vídeo e até secretária eletrônica.

Os objetos surpreendem jovens que nasceram com o celular nas mãos. “É uma realidade de tempos nem tão longínquos apresentados como fósseis que nos permite contemplar o avanço da tecnologia, mas deixa também uma reflexão e sensibilização sobre obsolescência programada”, diz Murillo Denardo, diretor de arte do projeto.

Vale ressaltar que a visitação é livre. Crianças e jovens tem a oportunidade de conhecer em “primeira mão” esses equipamentos eletrônicos que caíram em desuso, demonstrando sua evolução até as mais recentes tecnologias.

A exposição acontece durante todo o dia, com visitas guiadas em pequenos grupos. O Cine Geek é feito através do PROMAC.

AGENDA

De 6 a 9 de abril – Rua Aden, 72 – Capela do Socorro / Jd. Cliper.

De 13 a 16 de abril – Praça do Morcegão – Penha.

De 20 a 23 de abril – CEU Paraisópolis – Paraisópolis.

De 27 a 30 de abril – CEU Alvarenga – Cidade Ademar.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Atividades 100% gratuitas

Das 10 às 17 horas: Exposição “Futuro do Pretérito” – Exibição de arte com esculturas de fósseis tecnológicos do artista Fabio Souza.

Das 13 às 15 horas: Workshop de Stop Motion – Venha aprender a fazer os seus filmes quadro a quadro em uma oficina que fica dentro da carreta.

Das 18 às 22 horas: Cine Geek – Sessão de cinema com vários curtas de animação de classificação livre.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts