Cartão adicional: saiba como controlar os gastos dos seus filhos

O uso de cartão adicional é uma estratégia que muitos pais utilizam para conceder autonomia de gastos aos filhos. Afinal, a educação financeira desde cedo é essencial para o bom uso do dinheiro na fase adulta.

O uso do cartão adicional permite que os filhos aprendam na prática a controlar e planejar suas despesas. Com o uso de ferramentas tecnológicas como os aplicativos, os pais conseguem ter o controle dos gastos em tempo real, evitando o comprometimento da renda familiar.

Para tirar todas as suas dúvidas a respeito deste produto bancário, confira agora como funciona e quais são as vantagens do cartão adicional!

O que é cartão adicional?

Cartão adicional é uma possibilidade financeira na qual um cartão extra é vinculado à conta bancária do titular. Por ter certas restrições, trata-se de uma maneira controlada de conceder acesso ao saldo e benefícios da conta.

Este é um produto muito utilizado por pais que desejam dar alguma liberdade financeira aos seus filhos, mas de forma monitorável. Pelo aplicativo da conta digital, os responsáveis podem acompanhar as movimentações dos filhos, evitando gastos exagerados.

Atenção: não confunda cartão adicional com cartão de conta compartilhada! No compartilhamento de contas, todos os cartões possuem a mesma liberdade de uso e acesso aos aplicativos do banco.

Já no caso do cartão adicional, a flexibilidade de transações é menor, sendo que o acesso a aplicativos é concedido somente ao titular da conta.

Como funciona o cartão adicional?

Conforme o limite de crédito concedido pelo banco, o titular da conta terá acesso a um número específico de cartões adicionais, sendo que os beneficiários não precisam ter vínculo familiar entre si.

Uma vez recebido o cartão adicional, o usuário vinculado pode realizar suas transações de forma autônoma. No entanto, todas as operações efetuadas são de responsabilidade do titular da conta, que deve arcar com o pagamento da fatura.

Conforme a instituição financeira escolhida, existe a possibilidade de envio separado da fatura dos cartões. Porém, todas estarão com o nome do titular, que responderá pelas complicações decorrentes de uma eventual inadimplência.

O limite do cartão adicional é o mesmo do titular?

O valor do limite será compartilhado entre todos os cartões, uma vez que o teto máximo de gastos é atrelado à conta bancária.

Por exemplo: se o titular possui uma conta com limite de R$ 5 mil, isso significa que a somatória dos gastos no crédito de todos os cartões juntos não deve ultrapassar os R$ 5 mil.

No entanto, alguns bancos oferecem ao titular a possibilidade de fixar um limite específico para o cartão adicional, para que os gastos não excedam o planejado.

Vantagens de ter um cartão adicional

O uso consciente dos cartões adicionais traz inúmeras vantagens aos seus usuários:

Controle dos gastos e melhor planejamento financeiro

O titular da conta pode acompanhar todas as transações pelo aplicativo. O monitoramento do fluxo de caixa e das parcelas acumuladas permite melhor planejamento financeiro familiar.

Acúmulo de pontos e milhas

Os cartões adicionais aumentam a movimentação de crédito, elevando os pontos em programas de milhas vinculados à conta. Desta forma, a família pode obter mais facilmente o acesso a salas VIPs e descontos em passagens aéreas, entre outras vantagens, conforme o plano oferecido pelo banco.

Educação financeira na prática

Os filhos que possuem cartão adicional têm mais liberdade para aprender na prática a importância de planejamento e prudência nos gastos. Por meio do controle parental, os filhos acompanham desde cedo os principais recursos financeiros e suas respectivas vantagens.

Com planejamento e disciplina, esta pode ser uma boa opção para ampliar o acesso financeiro a quem você quiser. Organize-se e avalie a possibilidade de solicitar o cartão adicional!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts