Características de SEO negativo: entenda o que é e como pode prejudicar seu site

O SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca) é uma estratégia muito usada, porém algumas pessoas estão fazendo seu uso para o inverso do que é proposto, neste texto vamos apresentar caracteristicas de SEO negativo.

Primeiramente, o SEO é um conjunto de estratégias que visam melhor posicionar seu site dentre os resultados dos mecanismos de busca. Essas estratégias estão se popularizando cada vez mais nos últimos tempos.

Isso se dá porque as estratégias de SEO, em conjunto com um bom plano de marketing digital, tem mostrado muito bons resultados. Porém não ficam à frente de um anúncio pago por um site de administração de condomínios, por exemplo.

Logicamente, é preciso seguir algumas regras para que essas estratégias deem resultados de fato. Algumas empresas na tentativa de alcançarem esses resultados de forma mais ágil, utilizaram o SEO black hat (métodos questionáveis reprovados pelo Google).

Se antes essa era uma façanha muito mal vista na internet, agora temos outra para nos queixar ainda mais, essa é o SEO negativo, que tem assustado muitas empresas.

O que é o SEO negativo?

O SEO negativo é feito a partir de um conjunto de práticas que visam prejudicar o posicionamento de um determinado site nos resultados dos mecanismos de busca. 

Assim, quando há a procura por assessoria contábil na internet, por exemplo, as pessoas tendem a se ater mais aos resultados que aparecem na primeira página, muitas vezes nem verificando os sites dispostos na na segunda ou terceira página dos resultados de um mecanismo de busca.

Essa técnica normalmente é utilizada para baixar posições de sites que as conquistaram de maneira limpa. 

Os responsáveis por utilizar essa estratégia são empresas ou páginas concorrentes que admitem uma pessoa para atacar esse site.

Essa pessoa admitida para atacar o site é um hacker (especialista em tecnologia) que consegue entrar no site e implantar determinados recursos que vão contra as diretrizes dos mecanismos de busca. 

Alguns recursos que essa pessoa adiciona são cópias de conteúdo de outros sites, envios de links com spams e vírus que redirecionam pro site atacado e a inclusão de palavras-chave que não possuem conexão com o tema.

Em um site de um restaurante você pode linkar para palavras como “máquina de fazer gelo em cubo industrial preço” para falar da facilidade que essa máquina traz para o estabelecimento. 

No entanto, não é recomendado que seja linkado para outro segmento sem relação, por exemplo clínica veterinária.  

Isso quer dizer que, mesmo se você fizer um bom plano de SEO atrelado a uma estratégia de marketing digital para melhorar seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, seu site ainda pode ser vítima do SEO negativo e despencar nas posições. 

Infelizmente a internet está cheia de pessoas mal intencionadas e hackers que vendem o serviço de SEO negativo, geralmente contratado por empresas concorrentes que querem prejudicar alguém.

Características de SEO negativo 

Os recursos utilizados por pessoas de má índole para atacar site e rebaixá-los nos resultados de uma busca são:

Plágio

O plágio é a cópia de conteúdos alheios sem sequer dar os créditos ao autor daquele conteúdo. Esse não é um simples erro, plágio é crime e infelizmente existem muitas pessoas adeptas a essa prática. 

Não se engane, as pessoas costumam plagiar todo tipo de conteúdo, até mesmo um artigo sobre brinquedos para cachorros hiperativos.

Atualmente essa técnica está sendo mais facilmente identificada por algoritmos, que excluem o conteúdo e banem o site da plataforma.

Em um ataque de SEO negativo, o hacker pode tanto copiar seus conteúdos e colocar em outros sites como colocar conteúdo de terceiros no seu site. 

Links e palavras-chave incongruentes 

Imagine que você está lendo um artigo sobre sistema de gestão financeira para pequenas empresas, clica em um link que aparece no meio do conteúdo e é redirecionado para um site de artigos para boliche. Isso é bem diferente do conteúdo que estava.

Colocar links no seu conteúdo pode ser uma boa estratégia para gerar tráfego nos sites de parceiros, porém a qualidade desses links é muito mais importante para os mecanismos de busca do que a quantidade deles. 

Fechar parcerias para fazer troca de menções no conteúdo é uma ótima estratégia para quem quer conquistar relevância e credibilidade na internet. Porém é preciso estar atento para onde os seus links estão direcionando o público. 

Cuidado ao fazer uma parceria com uma loja de peças para CNC, quando seu conteúdo é sobre outro segmento, pode não ser viável, busque por parceiros do mesmo setor. 

Quando ocorre um ataque de SEO negativo, a pessoa irá encher seu site de links e palavras-chave incondizentes com o seu conteúdo. 

Sites sem verificação de segurança

Um dos grandes problemas atuais na internet é o vazamento de dados em sites e blogs que podem afetar tanto a marca quanto as pessoas que o acessam. 

Por isso, é de suma importância que seu site possua um certificado de segurança. Ele protege o seu conteúdo de hacker e vírus que possam fazer algo de ruim com o seu site.

Para saber se seu site possui um desses certificados, basta olhar para o canto superior esquerdo do navegador, ali tem um cadeado, se ele estiver fechado, você possui um certificado de segurança. 

Ninguém irá confiar em um site escrito: escritório de contabilidade São Paulo, se esse não tiver um certificado de segurança. 

Esse certificado é de extrema importância para proteger o seu domínio e as pessoas que o acessam.

Ainda que essas características sejam mais comuns em ataques de SEO negativo, elas também podem ser erros para quem não tem muito conhecimento sobre SEO. Então fique atento para evitar esses possíveis erros no seu site.

Existem práticas que você pode fazer para evitar esses erros como:

  • Aceitar apenas links relacionados com seu conteúdo;
  • Utilizar apenas conteúdo exclusivo;
  • Verificar se os links são seguros;
  • Utilizar plataformas confiáveis para criar conteúdo;

Prejuízos causados pelo SEO negativo

Os prejuízos que serão causados para quem é vítima desses ataques depende da técnica de SEO negativo que foi usada no seu site. Se links de spam e vírus estão direcionando para o seu site, ele irá perder o certificado de segurança e cairá gradativamente.

Mesmo que o site atacado não seja excluído dos resultados do mecanismo de busca, o posicionamento dele nessa relação com certeza será comprometido.

Lembre-se que ninguém dá valor a um resultado de consultoria de contabilidade que apareça depois da primeira página dos resultados de busca.

No caso do plágio, como já dito, esse é crime, então além da exclusão do conteúdo e banimento do seu site pelo mecanismo de busca, é possível até um processo judicial dependendo do dono do conteúdo original. A pena pode ser de seis meses a dois anos. 

Ainda, o hacker pode alterar o seu link, mais tecnicamente, o arquivo de texto que compõe seu link. Desse modo o seu site não irá mais aparecer em nenhuma busca pois os mecanismos de busca não conseguem anexar o link dele.

Uma outra estratégia é a criação de sites e perfis em redes sociais, todos falsos para acabar com a reputação da empresa compartilhando informações falsas. 

Aliás, a reputação da empresa será afetada aos olhos do cliente. Estar nos primeiros resultados de uma busca, além de gerar mais cliques, constrói reputação para a marca. Se o site simplesmente desaparece, o público sabe que tem algo errado.

Além de todos esses danos, o seu site também ficará exposto a ataques de outros hackers, que podem excluir todo o seu conteúdo ou transformá-lo em outra coisa diferente. 

Como proteger seu domínio do SEO negativo

Tendo em vista que o seu site pode ser vítima de um ataque desses, você deve proteger o seu site, e vamos te dar algumas dicas de como fazer isso. 

1- Tenha cuidado com programas maliciosos 

Mantenha seu site seguro para os visitantes. A presença de malwares e vírus quer dizer que tem algo errado. Se estiverem presentes, os exclua o mais rápido possível. 

Para evitá-los, sempre cheque seus certificados de segurança e os mantenha atualizados. 

2 – Verifique a duplicidade de informações 

Não há problema em publicar conteúdo de terceiros no seu site, desde que a citação de onde e de quem é aquele conteúdo esteja correta. Sempre indique a fonte dos conteúdos. 

3 – Examine as menções ao seu nome

Esteja de olho nas redes sociais sobre o que é falado e comentado sobre a sua empresa. As pessoas podem falar mal da empresa, porém se existem informações mentirosas a seu respeito, é um problema. Verifique a existência de perfis falsos.

Se relacionar com a base de clientes é importante para todo tipo de negócio, mas não deixem mentir sobre sua marca. 

4 – Esteja atento à velocidade do seu site

Busque sempre saber como está a velocidade do seu site e busque melhorá-la se possível. Essa é uma característica que pode ser afetada por programas maliciosos. Ainda, é também uma característica relevante para os mecanismos de busca. 

Conclusão 

O SEO negativo é uma grande ameaça para sites e empresas que trabalham seu marketing digital de forma honesta. Cabe a esses, monitorar seus domínios para se manter em segurança. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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