Buscas por “blackfriday 2024” tiveram aumento já no mês de outubro, aponta estudo

Entenda o comportamento do consumidor em relação a Black Friday 2023 e as oportunidades para o próximo ano com dados reais

A Black Friday 2023 não apresentou um volume de compras satisfatório em relação às expectativas dos varejistas e das empresas de inteligência de dados, que elaboraram diversas projeções. No entanto, algumas pessoas já se encontram dispostas a consumir na data comemorativa do próximo ano.

A informação foi constatada pela Agência Conversion, especialista em dados e SEO, em seu estudo que considerou todo o volume de buscas relativas à Black Friday, durante o período de 2018 a 2023.

A empresa já poderá adicionar mais um ano em seu ensaio; seu mapeamento constatou um aumento de procura pelo termo “blackfriday 2024” já em outubro de 2023 – as buscas contabilizavam mais de oito mil em volume (8.100). Enquanto no mês de setembro ainda foi registrado um pouco mais de dois mil (2.400).

As informações foram coletadas pela análise do Google Trends, e, além desta, foram identificados mais de 592 termos relacionados à “Black Friday” – dentre eles, cerca de 249 exibiram um volume de buscas significativo.

Com isso, pode-se constatar que os consumidores já estão atentos e se preparando para aproveitar as ofertas e oportunidades.

Essa antecipação já é uma atividade comum entre eles, visto que 32,8% dos brasileiros começam a comparar os preços dos produtos um mês antes do evento, segundo um relatório de intenção de compras feito pela MField. Outros 27% o fazem durante a semana, enquanto 25,1% esperam para pesquisar mais perto da Black Friday.

De acordo com a Google, também no mês de outubro, a procura pelo evento varejista foi 24% maior do que em 2022.

O que motiva os consumidores a se anteciparem nas buscas?

Grande parte dos brasileiros desconfia das promoções e condições especiais da Black Friday – fato que ocasionou o famoso apelido “Black Fraude”, devido a alguns ocorridos com marcas que sobem muito os preços antes da data comemorativa, e depois os retornam para o normal, alegando o percentual aplicado de desconto.

Por isso, muitos consumidores já começam a fazer suas pesquisas previamente, a fim de constatarem, de fato, se há alguma vantagem em adquirir dado produto ou serviço.

Outra parcela de clientes, de fato, tem intenção de compra e começa a pesquisar antecipadamente para verificar os estoques ou as condições de compra.

Segundo uma pesquisa da FGV Ibre, em 2023, houve uma estabilidade das pretensões, com aproximadamente 10% de pessoas que afirmaram estar dispostas a consumir. No entanto, 21,7% delas só fariam isso a depender do preço e das condições de pagamento.

Entre as principais oportunidades buscadas, vale destacar os produtos de moda e beleza, importados, eletrônicos e, principalmente, eletrodomésticos, como fogão, geladeira, micro-ondas, filtro de água, entre outros.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts