Benefícios das frutas cítricas para a saúde

Confira 7 benefícios que as frutas cítricas proporcionam para o seu corpo

Quando o assunto é vida saudável, a primeira coisa que pensamos é adicionar mais frutas e verduras à nossa alimentação. Por serem alimentos naturais, eles conseguem nos proporcionar os nutrientes essenciais para mantermos nosso corpo saudável.

Mas você já parou para pensar na quantidade de benefícios que as frutas cítricas conseguem proporcionar a você? Ao fazer um suco de laranja, existem diversos nutrientes bons para o seu corpo que você está ingerindo e provavelmente nem sabe!

Conhecer mais sobre elas e que tipo de benefícios trazem para a sua saúde é fundamental na hora de se alimentar bem. Por isso, separamos abaixo 7 benefícios que as frutas cítricas trazem para a sua saúde!

1. Aumenta a imunidade

As frutas cítricas possuem diversas propriedades na sua composição que ajudam o sistema imunológico a ficar mais forte e resistente às infecções e doenças.

Por serem ricas em vitamina C e minerais como potássio, ferro e cálcio, elas conseguem estimular a produção de glóbulos brancos, células importantes do sistema imune, para conseguir emitir respostas melhores a possíveis intrusos.

As frutas cítricas que conseguem trazer esse benefício são as laranjas — muito conhecidas e apreciadas pelos brasileiros —, o limão, o morango e a mexerica.

2. Combate a anemia

Por serem ricas em ferro, as frutas cítricas conseguem ajudar no combate à anemia, já que elas fazem com que o organismo absorva melhor o ferro no intestino.

Geralmente, as frutas cítricas como laranja, morango, abacaxi, limão, maracujá e acerola são misturadas com vegetais de folhas verdes para criar sucos potentes que ajudam a diminuir os sintomas de tontura, fraqueza e palidez que a anemia traz.

3. Mantém a pele bonita e saudável

A vitamina C, muito presente nas frutas cítricas, consegue manter a sua pele mais bonita e saudável por conter função antioxidante, que consegue prevenir os danos causados pelos radicais livres, como envelhecimento precoce ou hiperpigmentação.

Atualmente existem vários dermocosméticos no mercado que possuem vitamina C para serem  utilizados na pele, mas se você quer potencializar ainda mais o efeito, o ideal é que comece a ingerir frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, morango e kiwi que são ricas em vitamina C.

4. Ajudam a emagrecer

As frutas cítricas são ricas em fibras, um importante nutriente que ajuda a diminuir a sua fome, colaborando assim para o emagrecimento.

Além disso, as frutas cítricas são alimentos com poucas calorias, fazendo com que você possa ingeri-las e ficar satisfeito por um longo tempo! Você pode começar a colocar na sua rotina de alimentação a ingestão de um kiwi no café da manhã ou no lanche da tarde, para diminuir possíveis beliscadas entre uma refeição e outra!

5. Melhora a hidratação do organismo

Outra vantagem das frutas cítricas para a sua saúde é que elas conseguem ajudar na hidratação do seu corpo, porque elas são ricas em água e auxiliam na reposição dela, no nosso organismo.

Frutas como a laranja e o abacaxi possuem mais de 80% de água na sua composição. Ao ingerir de três a cinco porções delas por dia, você consegue se manter hidratado e de quebra ainda repõe outros nutrientes importantes para o seu corpo.

6. Fortalece os ossos e proporciona mais energia

Se você precisa aumentar a sua disposição diária para ser mais produtivo ao realizar as suas tarefas, talvez algumas frutas cítricas o ajudem com isso.

Acerola e tangerina são duas opções que além de proporcionar mais energia, também conseguem fortalecer os ossos e músculos. A tangerina é rica em carboidratos o que ajuda a dar mais ânimo no dia a dia, além de ser indicada para quem realiza a prática de exercícios físicos. Já a acerola possui uma alta concentração de fósforo, uma propriedade importante para fortalecer os ossos, músculos e aumentar a energia do corpo.

7. Melhora a concentração e memória

Você é daqueles que sempre se esquece de compromissos e tarefas importantes que tinha que fazer? Pois saiba que as frutas cítricas também podem ajudar você com isso!

Algumas delas, como a ameixa, são ricas em vitaminas do complexo B, que atuam no nosso cérebro diretamente no sistema nervoso, ajudando a melhorar o foco, a memória e outras funções cognitivas que impactam no nosso dia a dia.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *