Arquitetura contemporânea: Estratégias para criar edifícios verdes

Diante de um cenário em que as ações sustentáveis se tornam cada vez mais importantes, conhecer algumas estratégias sobre como criar edifícios verdes é, de fato, relevante em vários sentidos. 

Afinal, estamos vivendo uma era em que uma das maiores preocupações (se não a maior) é os impactos ambientais negativos gerados pelo homem. 

Entretanto, podemos adiantar que a arquitetura verde não se resume, apenas, em contribuir com o meio ambiente. 

Na verdade, a arquitetura verde está relacionada fortemente com a tecnologia, que por sua vez, é aplicada em praticamente em tudo que existe, desde roupas até mesmo em hidrante de coluna completo, por exemplo. 

Para que você entenda melhor, vamos abordar um pouco sobre o conceito desse tipo de arquitetura. Confira:

O que é arquitetura verde?

A arquitetura verde, conhecida também como arquitetura sustentável, é nada mais que um conceito moderno que vem sendo praticado cada vez mais por profissionais da área. 

Atualmente, é possível notar esse conceito sendo aplicado em vários projetos, inclusive no desenvolvimento de uma base que terá um projeto de prevenção e combate a incêndio

De um modo geral, os edifícios verdes, design de casas e outras construções, podem fazer parte dos projetos arquitetônicos sustentáveis. 

Por sua vez, o conceito tem como principal objetivo trabalhar com o menor número possível de recursos naturais, além de criar espaços onde as pessoas possam criar uma conexão com a natureza e, claro, reduzir os impactos ambientais. 

Hoje, metas ambientais como essas são vistas até mesmo dentro de uma fábrica que faz grelha parrilla, ou outros tipos de indústrias. 

Em outras palavras, estamos falando de um conceito que possui uma abordagem da construção civil, visando a necessidade de criar estratégias para diminuir os efeitos negativos na natureza e, também, as consequências negativas que podem ser causadas ao humano por realizar uma determinada atividade. 

Ao trabalhar com esse tipo de projeto, o profissional precisa respeitar a utilização de todos os recursos naturais, como a água, terra e ar. 

É como aplicar estratégias de marketing, visando pesquisas do tipo telha translúcida preço sp” seguindo, respectivamente, as etapas necessárias. 

Para aplicar o conceito, existe um recurso indispensável que, hoje, está presente em vários tipos de negócios. Estamos falando da tecnologia, principal aliada dos negócios. 

É através da tecnologia, que várias lojas virtuais, como e-commerces de roupas, eletrônicos ou uma loja que vende manta térmica para forro, por exemplo, conseguem obter bons resultados. 

Para respeitar os recursos naturais, é necessário executar as atividades utilizando alguma técnica construtiva, e para isso, nada melhor do que contar com as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis. 

Além disso, é importante pontuar que a arquitetura verde é um conceito que trabalha utilizando fontes de energia sustentáveis e, ao mesmo tempo, priorizando a conservação dos recursos naturais. 

Para executar as atividades respeitando esses aspectos, os profissionais fazem o reuso de materiais de construção e, também, avaliando o posicionamento do imóvel, estudando a melhor posição em que ele poderá estar sem que ele possa, de alguma forma, prejudicar o meio ambiente. 

Com o tempo, a arquitetura verde não envolvia, apenas, cuidar do meio ambiente. Passou-se a ser um conceito que também tratava os usuários, como conforto que ele teria em lugar com cortina de PVC em tiras, por exemplo. 

Resumidamente, a ideia por trás da arquitetura sustentável é trabalhar em construções de maneira sustentável mas, também, respeitar os elementos estéticos e a ciência voltada por trás do desenvolvimento de edifícios ou casas. 

Tudo isso deve estar de acordo com os princípios da preservação ambiental, de modo que não haja maiores problemas em relação às ações humanas tomadas sem pensar na sustentabilidade. 

Por exemplo, a partir do momento em que uma empresa decide trabalhar em uma construção seguindo esse conceito sustentável, automaticamente, a operação será feita sem apresentar danos expressivos ao meio ambiente. 

Isso pode ser feito de várias formas, a principal delas, ou a mais usada, são as práticas para reduzir o lançamento de poluentes e resíduos na obra. 

Ok, até aqui você provavelmente deve ter notado que esse assunto está conectado diretamente com a tecnologia, certo? Sabendo disso, nada melhor do que comentarmos um pouco sobre as principais ferramentas usadas pela arquitetura verde, não é mesmo? 

Abaixo, iremos abordar os recursos tecnológicos mais utilizados na arquitetura verde e seus detalhes, respectivamente. Confira:

Tecnologia e arquitetura verde

Por mais que a tecnologia seja um aspecto muito importante na arquitetura verde, os conhecimentos que um arquiteto adquiriu ao longo da sua carreira são, obviamente, indispensáveis.

Isso porque, por meio de seus conhecimentos, o arquiteto não fica tão refém dos recursos tecnológicos. É como criar um pórtico móvel, mas sem depender tanto da tecnologia. 

Contudo, é inegável que a tecnologia precisa, e deve ser de conhecimento de qualquer profissional da área.  

Ferramentas usadas na arquitetura verde

Para que você possa ter uma noção, atualmente existem uma gama de programas capazes de facilitar o trabalho de um arquiteto. Abaixo, separamos as ferramentas tecnológicas mais usadas na arquitetura verde. Conheça-as:

Novos softwares

Um dos velhos conhecidos dos profissionais de arquitetura, é o CAD (Computer Aided Design). Antes dele, existia um processo manual de desenho que, por sua vez, era cansativo para muitos. Com o CAD, ano após ano a ferramenta é melhorada para promover mais eficiência aos usuários. 

Existe também o BIM (Building Information Modeling), um programa que possibilitou aos arquitetos uma experiência mais precisa no desenvolvimento de um projeto. 

Por fim, temos o SketchUp, outro software que facilita o estudo realizado em cima de sombras conduzido por heliodon. 

Medição digital

Uma tarefa feita com bastante frequência na rotina de qualquer arquiteto, é a mediação do que está sendo construído. Antes da chegada da internet, a maneira de ter as medidas de algo era, somente, com fita métrica, caneta e papel. 

Entretanto, hoje contamos com várias câmeras sensíveis à profundidade, além dos scanners infravermelhos e outros tipos de programas. 

Realidade aumentada

A realidade aumentada já é uma tecnologia que muitas pessoas conhecem, afinal, trata-se de um recurso usado até mesmo em videogames. 

Essa tecnologia, por sua vez, é essencial para facilitar o trabalho do arquiteto e, também, promover mais segurança ao cliente. 

Em outras palavras, a realidade aumentada é como se fosse um suporte online para clientes que compraram um cofre eletrônico mas que, eventualmente, precisam de ajuda para mexer no equipamento. 

Por meio da realidade aumentada, é possível testar uma série de elementos que são importantes em uma construção, como:

  • Cores;
  • Iluminação;
  • Texturas;
  • Espaços;
  • Móveis. 

Estes são, na verdade, os elementos que mais são estudados dentro da realidade aumentada. No mais, ter acesso a uma construção finalizada, quanto ela ainda está em andamento, segue sendo crucial para os profissionais da área. 

Impressoras 3D

Tanto na arquitetura verde, quanto em várias outras áreas de atuação, a impressora 3D segue sendo uma das principais ferramentas tecnológicas. 

Com esse equipamento, é possível criar várias formas que, antes, nem eram imaginadas por nós humanos. 

Além disso, muitas pessoas já acreditam que as impressoras 3D são, sim, o futuro da arquitetura. Com o passar dos anos, essa crença está ficando cada vez mais forte. 

Inteligência artificial

Outro recurso tecnológico bastante útil para a criação de edifícios verdes, é a utilização de IA, que por sua vez, pode melhorar licitações e auxiliar no desenvolvimento da construção. 

Como se não bastasse, essa tecnologia também vem sendo usada para otimizar as atividades executadas no processo de construção do projeto. 

Dicas sobre como usar a tecnologia à favor da arquitetura

Para finalizar o artigo, separamos algumas dicas valiosas para você aplicar a tecnologia a favor dos seus projetos arquitetônicos. De antemão, não deixe de utilizar a impressão 3D, afinal, é por ela que você poderá criar, praticamente, tudo o que você imaginar em relação ao seu projeto. 

A realidade aumentada também é outro recurso que deve estar dentro de suas ferramentas, isso porque ela é capaz de:

  • Remodelar ambientes;
  • Visualizar espaços;
  • Promover uma percepção de como as pessoas irão circular;
  • Permite a avaliação do layout da construção;
  • Permite o planejamento de móveis. 

Dito isso, vamos às dicas que separamos para auxiliar você no desenvolvimento do seu projeto sustentável. 

1. Pratique a sustentabilidade nos ambientes

A sustentabilidade pode ser praticada de várias formas, mas quando se usa a tecnologia para potencializá-la, os resultados tendem a ser bem mais satisfatórios. 

Portanto, no ambiente em que você estiver trabalhando, considere usar, por exemplo, os meios digitais para promover a sustentabilidade. 

2. Materiais para construção

A segunda dica é em relação aos materiais de construção que você pode usar no seu projeto. Trata-se de materiais que também envolvem tecnologia e, ao mesmo tempo, são sustentáveis. São eles: painéis e telhas solares, concretos sustentáveis, sensores vestíveis e tijolos ecológicos. 

3. Use o BIM

Citado anteriormente, BIM é um software capaz de te ajudar em vários aspectos na construção. Sua maior utilidade, no entanto, é fazer estimativas precisas em relação aos materiais que serão usados na construção.

Além do BIM, hoje, é possível encontrar uma vasta biblioteca de aplicativos e programas que podem te ajudar no desenvolvimento do projeto. Dependendo do software usado, é possível, inclusive, alterar cores de parede e fazer a inserção de móveis e objetos. 

Conclusão 

Neste artigo, procuramos reunir as principais informações que você precisa saber sobre a relação da arquitetura sustentável e a tecnologia. Ambas andam juntas, e a expectativa é que a automatização seja mais um aspecto que se torne realidade na maior parte das construções. 

Ou seja, se o seu objetivo já é participar do atual cenário da arquitetura, não deixe de trabalhar nas atividades que podem ser automatizadas através da tecnologia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts