Aprenda como consultar o saldo do FGTS

Todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Mas você sabe como consultar o saldo do FGTS?

Tradicionalmente, o valor do fundo é retirado no momento da demissão, mas hoje em dia existem outras opções, como o saque-aniversário. E aí surge a dúvida: optei pelo saque-aniversário e fui demitido, o que faço agora?

Nesse artigo, vamos responder essa e outras dúvidas sobre o FGTS. 

Como consultar o saldo do FGTS?

Assim como sua conta bancária, seu FGTS possui um extrato onde você pode verificar todas as movimentações do fundo. 

Através do extrato você consegue consultar o saldo FGTS. É importante que você faça essa consulta para se assegurar que seu empregador está cumprindo com a obrigação de efetuar o depósito mensal do fundo.

 Mas como fazer isso? Existem alguns meios para fazer isso, vamos conhecer cada um deles.

Site ou app da Caixa Econômica Federal

Você pode emitir o extrato do FGTS sem precisar sair de casa! O trabalhador pode acessar o site da Caixa Econômica Federal, ou baixar o aplicativo do FGTS. 

Por esses dois canais, é possível obter o extrato do fundo e consultar o saldo do FGTS.

O aplicativo do FGTS é a forma mais fácil de acessar seu Fundo de Garantia e conferir o saldo. Baixe o aplicativo  do FGTS, e faça seu cadastro. Depois é só seguir  o passo a passo na tela do seu celular. 

Você vai precisar cadastrar uma senha, e como medida de segurança, receberá um e-mail para finalizar a operação. 

Já quem optar pelo site precisa seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Caixa; 
  • Insira seu NIS ou CPF; 
  • Clique em “cadastrar senha”; 
  • Leia o regulamento, depois aceite as condições; 
  • Crie uma senha e clique no botão “aceito”; 
  • Coloque seus dados pessoais; 
  • Crie uma senha e use-a para acessar o site; 
  • Procure por “saldo do FGTS” lá você confere seu saldo.

Telefone

Nem todo mundo é familiarizado com a internet, para quem prefere, é possível fazer a consulta pelo telefone 0800 726 0207. Verifique também como cadastrar seu número para receber o saldo por mensagem de texto.

O que é o saque-aniversário?

Uma das opções de ter acesso ao saldo do FGTS é o saque-aniversário. Com essa modalidade você pode fazer uma retirada anual do seu FGTS.

O pagamento é feito de acordo com a data de aniversário do trabalhador, e deve ser solicitado junto a Caixa. E vale tanto para contas ativas quanto as inativas. 

Dessa maneira, o pagamento que era feito apenas na rescisão do contrato de trabalho, pode ser feito com um saque anual. O valor vai ser calculado tendo o seu saldo como referência.

Quem escolheu pelo saque-aniversário, pode ficar em dúvida sobre o que acontece após a demissão. Mas fique tranquilo que vamos explicar.

“Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, posso sacar a multa rescisória?” Nesse caso, você pode sacar somente a multa rescisória do FGTS, de 40% do saldo da conta. 

Mas essa não é sua única opção de resgate do valor.   Para resgatar todo o dinheiro do FGTS, a melhor opção é  a antecipação do saque-aniversário.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *