A influência do construtivismo na arquitetura moderna

O construtivismo possui uma relação direta com a arquitetura moderna, que é caracterizada por uma abordagem minimalista e funcionalista, enfatizando linhas retas, formas simples e materiais industrializados, como concreto, aço e vidro.

Essa abordagem valoriza a funcionalidade, eficiência e simplicidade, em contraposição a ornamentação e detalhes desnecessários, conceitos que ganharam muita visibilidade e prioridade no mercado nos últimos tempos.

A arquitetura moderna também enfatiza o uso de tecnologias e materiais inovadores, que como bem sabemos, não estão em falta na sociedade atual, além da preocupação com a sustentabilidade ambiental e a integração entre edifícios e seu entorno.

O movimento moderno surgiu no início do século XX e teve como principais representantes arquitetos como Le Corbusier, Ludwig Mies van der Rohe e Walter Gropius, que abriram caminho para diversos outros artistas que marcaram esse mercado no Brasil e no mundo.

O trabalho da arquitetura é muito mais do que apenas decorar um ambiente, é fazer com que ele seja especial para quem o vê, assim como funciona o atendimento da melhor empresa de suto de licença de funcionamento baixo risco do mercado.

Mas é claro que, para isso acontecer da melhor maneira possível, os profissionais de arquitetura devem sempre estar por dentro das novidades do mercado, bem como de conceitos já antigos, mas que ainda podem influenciar em seu trabalho.

Quando falamos disso, não podemos deixar de mencionar o construtivismo, que até hoje influencia a arquitetura moderna. Caso você não faça a mínima ideia do que isso significa, fique tranquilo que iremos te ajudar a entender tudo no conteúdo de hoje.

Entenda o que é o construtivismo

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o conceito de construtivismo, que nada mais é do que uma teoria de aprendizagem que se baseia na ideia de que o conhecimento é construído pelo indivíduo, em vez de ser passivamente recebido.

De acordo com o construtivismo, o aprendizado é um processo ativo, no qual os indivíduos constroem seu próprio conhecimento com base em suas experiências, percepções e interações com o mundo ao seu redor, seja nas empresas de elevadores que atendem ou na família.

O construtivismo foi influenciado por teorias anteriores de aprendizagem, incluindo o behaviorismo, que enfatiza o papel do ambiente na aprendizagem, e o cognitivismo, que se concentra no papel do indivíduo na construção de seu próprio conhecimento.

A partir disso, entende-se que o processo de aprendizagem não é uma questão que envolve apenas a ação de absorver informações, mas sim de construir conexões e relacionamentos entre novas informações e conhecimentos prévios.

Os defensores do construtivismo argumentam que o ensino deve ser adaptado para refletir essa abordagem interativa. Isso pode incluir o uso de atividades práticas e projetos para ajudar os alunos a construir seu próprio conhecimento, em vez de simplesmente ouvir um professor.

Essa ideia também sugere que os alunos devem ser incentivados a explorar e questionar suas próprias percepções e entendimentos, seja como fazer uma automação residencial ou até mesmo como atender um cliente, em vez de serem simplesmente informados pelo professor.

O construtivismo tem sido amplamente aplicado em campos como a educação, psicologia e comunicação. Seus defensores argumentam que essa abordagem leva a uma compreensão mais profunda do conhecimento e um maior envolvimento e motivação dos alunos.

No entanto, também há críticas ao construtivismo, que afirmam que essa abordagem pode ser difícil de aplicar em contextos mais formais de ensino e pode levar a uma falta de estrutura e direção na aprendizagem.

Como o construtivismo influenciou a arquitetura moderna?

Agora que você já sabe o que é o construtivismo, pode estar se perguntando o que ele tem a ver com a arquitetura moderna, não é mesmo? Mas fique tranquilo que iremos explicar isso para você nos mínimos detalhes a partir de agora.

Pois bem, o construtivismo foi um movimento artístico e arquitetônico que defendia a ideia de que a arquitetura deveria ser baseada na tecnologia, e que os edifícios deveriam ser projetados com a finalidade de atender às necessidades da sociedade.

Uma das principais características da arquitetura construtivista é o uso de formas geométricas simples e abstratas, que visavam expressar a funcionalidade e a racionalidade da construção, seja de um escritório para empresas de memória de cálculo ou até mesmo uma casa.

Além disso, o construtivismo valorizava a utilização de materiais brutos, como o concreto, o ferro e o vidro, que eram vistos como símbolos da modernidade. Essa abordagem permitiu a criação de edifícios com formas e volumes inovadores, que eram ao mesmo tempo funcionais e expressivos.

Na arquitetura moderna, o construtivismo teve uma influência significativa, especialmente nas décadas de 1920 e 1930, quando muitos arquitetos foram influenciados pelos critérios construtivistas e incorporaram suas ideias em seus projetos.

O resultado foi uma série de edifícios modernos e inovadores que se tornaram ícones da arquitetura do século XX e que iremos conhecer mais a seguir. Até aqui, é importante entendermos que a relação entre construtivismo e arquitetura moderna é cada vez mais estreita.

Edifícios que foram influenciados pelo Construtivismo

Como vimos, o construtivismo, que surgiu na Rússia na década de 1920, influenciou a arquitetura moderna em todo o mundo, desde a criação de um porta paletes até mesmo de edifícios modernos espalhados pelo mundo. Confira abaixo alguns deles:

  • Torre de Shukhov, Moscou, Rússia;
  • Casa Melnikov, Moscou, Rússia;
  • Centro Pompidou, Paris, França;
  • Edifício Seagram, Nova York, EUA;
  • Hotel Ukraine, Moscou, Rússia.

Esses são exemplos de obras que tiveram o construtivismo e seus pontos como inspiração e que provam como a ideia se tornou algo que marcou o mercado e fez diversos profissionais se destacarem no segmento se tornarem referências no que faziam.

Arquitetos que usaram o construtivismo em seus projetos 

E já que falamos sobre as obras, não podemos deixar de também falar sobre seus criadores, não é mesmo? Afinal de contas, o construtivismo inspirou não só a construção de obras, mas também a forma como alguns profissionais da área trabalhavam.

A arquitetura é uma área que sempre se reinventa, e por isso o construtivismo foi uma maneira de inovar ainda mais este mercado e ajudar profissionais. Por isso, confira abaixo alguns dos principais arquitetos que trabalharam com construtivismo:

Vladimir Tatlin

Não só para ajudar a escolher o melhor exaustor para churrasqueira de uma casa, arquitetos como Vladimir são artistas e, neste caso, ele ficou conhecido por sua obra, a Torre de Tatlin, que nunca foi construída, além de ser um dos fundadores do movimento construtivista na arquitetura.

El Lissitzky

Foi um artista, designer gráfico e arquiteto russo que trabalhou com o construtivismo na década de 1920. Ele foi responsável pelo projeto de vários edifícios construtivistas, incluindo a Casa da Cultura em Smolensk, na Rússia.

Konstantin Melnikov 

Já Konstantin Melnikov trabalhou com o construtivismo e foi responsável pelo projeto de vários edifícios icônicos, incluindo a Casa Melnikov em Moscou, um exemplo clássico de arquitetura construtivista presente até hoje na capital.

Alexander Vesnin

Além de arquiteto, Alexander também foi designer e trabalhou com o construtivismo na década de 1920. Ele foi um dos membros fundadores do grupo Arquitetos Construtivistas e foi responsável pelo projeto de vários edifícios construtivistas notáveis, incluindo a Casa Narkomfin em Moscou.

Moisei Ginzburg

Moisei trabalhou com o construtivismo na década de 1920, além de também ter sido um dos fundadores do grupo Arquitetos Construtivistas. Foi responsável pelo projeto de vários edifícios notáveis onde é possível encontrar imagens na internet, assim como uma renovação de avcb.

Esses são alguns dos nomes de destaque da arquitetura que se basearam no construtivismo e construíram um legado que permanece até os dias atuais e não apenas em suas obras, mas na história e na inspiração para outros profissionais deste mercado.

Dicas para arquitetos que desejam trabalhar com o Construtivismo 

Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de ajudar você, que é um arquiteto ou estudante da área e que deseja trabalhar com o construtivismo. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas especiais que selecionamos para te ajudar a começar, confira:

Estude a história e a teoria do movimento construtivista

Para criar projetos construtivistas autênticos, é importante entender a história e a teoria do movimento. Isso inclui ler livros, estudar obras de arquitetos construtivistas, visitar edifícios construtivistas e compreender as características fundamentais do movimento.

Explore a geometria

O uso de formas geométricas abstratas é uma das principais características do construtivismo, presentes tanto em um serviço de manutenção de elevadores quanto em construções. Por isso, é importante explorar as possibilidades da geometria em seus projetos e não ter medo de errar. 

Experimente com materiais brutos

Além disso, usar materiais brutos é outra característica fundamental do construtivismo, como o concreto, aço e vidro, que são materiais comuns na arquitetura construtivista. Experimente esses materiais para criar edifícios que sejam estruturalmente sólidos e esteticamente atraentes.

Enfatize a funcionalidade

O construtivismo é uma abordagem arquitetônica que enfatiza a funcionalidade e a racionalidade. Portanto, ao projetar um edifício construtivista, é importante pensar na função que ele desempenhará e como ele pode ser projetado para atender às necessidades da sociedade.

Ao seguir essas dicas, mesmo que pareça simples em um primeiro momento, você pode criar edifícios e projetos que sejam ao mesmo tempo funcionais, expressivos e esteticamente atraentes, inspirados pelo movimento construtivista.

Considerações finais

Dessa forma, você poderá se destacar não só como uma pessoa inteligente, mas também como um profissional que possui referências para construir projetos que não sejam apenas bonitos, mas funcionais e impactantes dentro da sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts