A importância do PDI para o desenvolvimento do colaborador 

O setor de RH é uma das áreas mais importantes dentro da empresa e é através dela que o PDI pode ser construído, para auxiliar no desenvolvimento do colaborador, alavancando a empresa no mercado competitivo.

Não é de responsabilidade exclusiva do funcionário alcançar novas oportunidades em funções diferenciadas, mas cabe aos gestores adotarem recursos importantes no alavancamento profissional do colaborador.

Isso se dá através das competências identificadas e, muitas vezes, um simples vendedor de armário de escritório planejado, por exemplo, pode apresentar características que acabam se adequando em outros setores, e ele pode seguir outra carreira, se assim desejar.

O fato de ele lidar com vendas, não exclui outras possibilidades de trabalho e, se ele apresentar outras qualificações, é importante utilizá-las em outro setor. Aliás, isso até reduz o custo com a contratação de mais funcionários.

Portanto, o PDI é indispensável dentro da empresa, no sentido de desenvolver os profissionais, pois eles são peça-chave dentro de uma organização. O capital humano é o bem mais precioso e, por isso, merece total atenção.

Imagine uma profissional que tenha qualidades na forma como se expressa e possui conhecimentos para acompanhar uma gestação. Ela pode oferecer curso online doula, sem que seja formada em ciências da saúde, crescendo profissionalmente.

No PDI, o compromisso é entre o colaborador e a empresa, porque acaba perfazendo muitos benefícios para ambos: a organização é valorizada e o profissional cresce, tanto internamente, quanto no mercado de trabalho. Missão complexa, mas possível.

Entendendo o conceito de PDI

PDI é o Plano de Desenvolvimento Individual, cujo objetivo é acompanhar e desenvolver as habilidades dos funcionários, para aumentar o progresso individual na trajetória profissional do indivíduo e se aplica na formação de futuros líderes, gestores e especialistas.

Através de uma análise de competências e habilidades feita pelo departamento de RH, a empresa pode conduzir o colaborador na evolução individual, promovendo não apenas o crescimento interno da empresa, mas, direcionando o funcionário para outros trabalhos.

Se novos talentos forem identificados em alguém que lida com conserto vidro iPhone, esta pessoa pode desempenhar uma outra função, qualificando-a para outras oportunidades de trabalho, sem que precise continuar por longo tempo nesta atividade.

Com relação a mútua responsabilidade, a organização deve fazer com que o colaborador enxergue mais adequadamente quais são os pontos fracos e fortes, para que possa trabalhá-los assertivamente, para mais a frente assumir uma função importante.

Qual a importância do PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual, através das estratégias aplicadas pelo RH, é essencial dentro de uma corporação e torna-se relevante nos seguintes quesitos apontados abaixo, alavancando os negócios e o desenvolvimento de cada funcionário.

  • Fortalece o potencial particular do colaborador;
  • Prepara o funcionário na carreira profissional;
  • Reduz os pontos fracos e eleva os pontos fortes;
  • Melhora o desempenho;
  • Incentiva e valoriza o capital humano;
  • Qualifica o conhecimento do profissional;
  • Estabelece as reais aptidões e competências;
  • Alavanca a imagem da empresa;
  • Torna a organização mais competitiva face à concorrência.

Ao estabelecer um plano de ação bem estruturado, esse plano provoca grandes impactos nas competências de cada profissional, motivando-os para que sigam uma carreira profissional, de acordo com as reais aspirações por eles pretendidas.

Analisando pelo lado empresarial, um buffet finger food a domicílio pode aumentar a produtividade dos funcionários, se eles estiverem alinhados com os propósitos da organização, passando a perceber se possuem habilidades adequadas para os trabalhos.

O PDI não apenas auxilia na capacitação profissional, mas também prepara o funcionário para encarar novas oportunidades que surgem dentro da empresa, qualificando-o para outras responsabilidades, sem que seja necessário trocá-lo por outro.

Para desenvolver um PDI, alguns passos são necessários, como os apontados abaixo, quando se trata de alavancar a carreira profissional:

  • Ter clareza quanto ao objetivo profissional;
  • Pesquisar as exigências profissionais do mercado;
  • Identificar forças e fraquezas;
  • Desenvolver o PDI com relação às fraquezas identificadas;
  • Analisar como está funcionando a inteligência emocional;
  • Procurar por formações acadêmicas, por vezes, necessárias.

A clareza do objetivo profissional é fundamental para o direcionamento do caminho que se pretende seguir. É preciso saber qual o cargo ou a profissão escolhida e se ela vai ao encontro daquilo que a pessoa tem em mente e para a qual estudou.

Esse objetivo vai de encontro com o que o mercado está exigindo, no sentido de tempo de experiência, conhecimentos relacionados ao desempenho na função, como no banho terapêutico para cães e responsabilidades que foram assumidas ao longo do tempo.

Deve-se analisar quais são as forças e fraquezas que mais ressaltam, se elas estão relacionadas com o objetivo profissional, por que são delineadores do perfil do indivíduo e como podem ser trabalhadas mais profundamente.

As forças devem aderir à posição profissional desejada e as fraquezas são alertas para que o indivíduo perceba o que pode impactar negativamente no desempenho da função de vendedor de camisa esporte fino slim, por exemplo.

É fundamental saber se o modo de abordar o cliente é satisfatório e como tornar esse processo mais qualitativo para obter mais consumidores. Deve-se saber, também, se o problema é com o tipo de linguagem ou no aspecto negativo, como a falta de paciência. 

O PDI tem como um dos objetivos desenvolver todas as características e competências positivas ou negativas, que afetam diretamente quando o profissional se lança no mercado de trabalho, procurando uma oportunidade em uma empresa de mesa de vime redonda.

A empresa que adota o PDI precisa buscar o alinhamento com o funcionário, entendendo quais são os objetivos que o mesmo pretende, colaborando para que ele tenha uma jornada interna mais condizente com a função que possui.

E, ainda, o RH precisa fazer o mapeamento completo das competências técnicas e de comportamento de um candidato, por meio de avaliações de desempenho, que determinam se este profissional está ou não preparado para assumir um cargo.

Muitos profissionais na área de RH são formados em psicologia e lidam com a inteligência emocional, que pode ou não afastar as pessoas do trabalho, se os sentimentos ao lidar com os colegas não estiverem funcionando de maneira assertiva.

Dicas de como desenvolver o PDI 

O perfil de cada indivíduo é único e nesse sentido é importante encontrar o melhor caminho na elaboração de um PDI, para construir bases sólidas de desenvolvimento profissional, para todos aqueles que querem participar deste processo interno. Abaixo, algumas dicas:

  • Conhecer o colaborador;
  • Traçar pontos que levem a melhoria do potencial;
  • Estipular um tempo na evolução de cada PDI;
  • Promover ações para que o colaborador desenvolva as aptidões;
  • Calcular os custos de cada PDI;
  • Treinar os funcionários;
  • Fornecer cursos, palestras e seminários;
  • Incentivar a leitura para aprimorar o conhecimento.

Conhecer o colaborador é fator primordial, mesmo porque sem isso, é impossível direcioná-lo em um plano de carreira interno. Se o RH não trabalhar nesse sentido, o PDI perde o valor.

Não há porquê desenvolver um PDI, se não há a identificação dos objetivos do colaborador, como o crescimento na área em que atua. Esse caminho é o que, muitas vezes, retém o funcionário. Gostando da empresa, ele quer crescer, evoluir e se tornar fundamental.

Benefícios do PDI 

O PDI perfaz inúmeros benefícios e, em seguida, serão listados os principais, que por si só justificam a aplicação deste planejamento.

  • Desenvolvimento profissional individual e coletivo;
  • Otimiza o processo de crescimento;
  • Conduz o funcionário a uma postura mais ativa no crescimento;
  • Valorização no potencial do funcionário;
  • Dá abertura no processo de diálogo;
  • Aproxima a empresa dos funcionários;
  • Aproxima os colegas no compartilhamento das experiências;
  • Retém talentos;
  • Motiva o caminho do crescimento profissional.

Com todos esses apontamentos acerca do PDI, é visível que esta estratégia é de grande importância para a empresa que lida com exame admissional centro de qualquer cidade.

E observando mais amplamente, o Plano de Desenvolvimento Individual não é apenas feito pela empresa com relação aos funcionários, mas também de maneira particular, desde que sejam observados os passos abordados anteriormente.

Considerações finais 

Como foi visto, PDI é um plano de ações estratégicas que visa o aprimoramento das habilidades e competências profissionais, individuais ou coletivas, utilizado na gestão de pessoas e que trabalha no crescimento profissional.

O RH é o responsável, nesse sentido, não apenas para que talentos sejam retidos dentro da empresa, mas também para que novos candidatos possam ser escolhidos adequadamente, para as funções objetivadas.

Toda empresa quer conter os custos nas admissões e demissões, por isso, quando é feito um bom planejamento do PDI, ele se torna um facilitador, para que os colaboradores já existentes continuem o crescimento profissional, sentindo-se mais felizes e produtivos.

Os benefícios são grandes, tanto para a empresa quanto para o colaborador. O mercado é competitivo e qualificar-se profissionalmente facilita a procura por uma nova posição.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *