A importância do CRM para empresas pequenas

Os empreendedores possuem diversos desafios diários, mas investir em um CRM para empresas pequenas, por exemplo, pode ajudar a conquistar ótimos resultados, agilizando e qualificando os contatos com o cliente.

Seja iniciante ou um empreendedor com mais experiência, os desafios no universo dos negócios são os mais variados possíveis. Assim, entender melhor quais são eles e como superá-los é o caminho para o crescimento da empresa.

Desafios do empreendedorismo

Contratação de funcionários, administração do fluxo de caixa, aumento de receitas e dos lucros, além de proporcionar benefícios aos colaboradores, são alguns dos aspectos que demandam atenção dos empresários e gestores.

Inclusive, devido ao fato dessas responsabilidades ficarem mais a cargo dos gestores, por conta de equipes reduzidas, alguns empreendedores podem ficar sobrecarregados.

Com tantas tarefas consideradas urgentes, funções operacionais, infelizmente alguns acabam deixando de lado a parte estratégica e de longo prazo – fatores cruciais para o sucesso do negócio.

Consequentemente, aumentar as receitas e os lucros de uma empresa de serviços de enfermagem domiciliar, por exemplo, será algo mais complicado. 

O segredo é entender a necessidade de se dedicar em algumas atividades, equilibrando os executáveis, mesmo que não pareçam muito urgentes, de modo a organizar o empreendimento e entender aquelas atividades que possuem importância para o negócio.

Uma maneira de escalar o empreendimento e se organizar bem é utilizando métodos como a Matriz de Eisenhower, que permite dividir as tarefas em 4 quadrantes:

  • Importante e urgente;
  • Importante e não urgente;
  • Não importante e urgente;
  • Nem importante e nem urgente.

Essa metodologia permite ter mais agilidade tanto na execução de tarefas quanto no gerenciamento, otimizando os resultados.

Atividades: marketing e gerenciamento

Ao adotar novas medidas para organização da rotina e até para otimizar o atendimento, como é o caso do CRM, outras atividades podem ser realizadas, melhorando os resultados e possibilitando o crescimento.

Com isso, ações estratégicas, como o marketing e o próprio gerenciamento planejado podem ser priorizadas. Nesse sentido, é possível concentrar a atenção em funções como:

  1. Crie materiais ricos

O que você vai oferecer na página de captura de leads (potenciais clientes) para incentivar os clientes a deixarem o seu e-mail, nome e outros dados? 

Pensar em ações para captar a atenção de potenciais clientes, para depois convertê-los, é um passo fundamental para o sucesso do negócio e das ações de marketing,

Ter dias específicos para a criação de e-books, por exemplo, cheio de informações úteis sobre a solução para os consumidores é o modo de ajudar o seu público-alvo e se mostrar como uma referência.

  1. Promova a captura de leads

Se o problema de uma empresa administradora de condomínio é aumentar receita, por exemplo, criar páginas com formulários para a captura e conversão de leads, evoluindo-os na jornada, pode ajudar.

Usar ferramentas que auxiliam na nutrição é uma alternativa interessante e que ajuda nos resultados. Por isso, é fundamental pesquisar sobre o assunto e providenciar ações direcionadas.

Já as ferramentas contribuem na aceleração e automação das estratégias, permitindo focar em outras demandas.

  1. Verifique como está o seu site

Você ainda não tem um site? 

Se isso ainda não foi providenciado, dedique um tempo ou procure ajuda de profissionais especializados para criar uma presença online adequada, possibilitando alcançar novos clientes.

O apoio profissional pode ser uma excelente solução, seja para criar o seu site do zero ou fazer atualizações para qualificar os resultados.

  1. Pense na apresentação dos produtos e serviços

Em muitos casos, a empresa cresceu e os seus produtos evoluíram. 

Nesse caso é importante atualizar os materiais de vendas para evidenciar os diferenciais propostos, alcançando os potenciais clientes certos para a administradora de condomínios residenciais, por exemplo.

Uso de ferramentas para obter lucros e otimizar tempo

Questões relacionadas à eficiência e produtividade também são cruciais no desenvolvimento de um negócio, sendo desafios desafios no empreendedorismo.

Esses aspectos abrangem desde a comunicação interna até mesmo a forma de organizar os processos de atendimento. Assim, para otimizar o negócio considere aspecto como:

  • Como funciona a comunicação no seu negócio? 
  • Será mais eficiente se for feita por e-mail?
  • Para nutrir os clientes, o envio de comunicados semanais será o bastante?
  • Como estruturar comunicados internos para que os colaboradores saibam a peça mais recente?

Usar a tecnologia e a computação em nuvem, pode ser uma maneira de compartilhar os arquivos e documentos, incentivando a colaboração e simplificando os processos.

O Google Drive, por exemplo, além de gratuito, permite centralizar a apresentação de slides, planilhas e documentos internos em um único lugar.

Com acesso remoto e possibilidade de edição colaborativa, toda a equipe pode participar dos processos e acompanhar as modificações.

O Trello é outra opção de ferramenta que pode ajudar nas tarefas simples do dia a dia até o gerenciamento de projetos.

As possibilidades são inúmeras e você pode escolher as ferramentas conforme as necessidades do seu negócio, seja um projeto arquitetônico 3D ou um escritório contábil com clientes empresariais.

A importância de um bom relacionamento

Um ótimo relacionamento com os clientes e investidores é algo que faz a diferença nos resultados e crescimento do empreendimento.

Para as pequenas empresas, o relacionamento pode ser um grande diferencial em relação às grandes empresas. É uma espécie de “trunfo”.

Um atendimento de qualidade e a personalização são fatores que determinam se um cliente irá ou não realizar a compra. 

Empresas que se destacam no atendimento ao cliente, são geralmente escolhidas pelas pessoas no momento da aquisição de um produto ou serviço. 

É neste momento que as pequenas empresas se destacam e por isso o CRM se mostra ainda mais importante para elas, permitindo estabelecer contatos personalizados.

O que é CRM e para que serve?

Antes de entender a importância do CRM para as pequenas empresas, é necessário entender o conceito de CRM.

Basicamente, o CRM (Customer Relationship Management), em português gestão de relacionamento, é um conjunto de estratégias de negócios que coloca o cliente como o foco das ações da empresa.

Nesse sentido, para obter excelentes resultados, é necessário conhecer bem o público-alvo, antecipando os desejos e as necessidades de modo a oferecer produtos e serviços personalizados e adequados para esses clientes no momento certo.

Desta maneira, o cliente pode ser surpreendido positivamente, suas expectativas sobre a empresa de administração de condomínios em São Paulo, por exemplo, são superadas, aumentando as chances de fidelização.

Especialistas e consultores destacam a importância de conhecer ao máximo os hábitos dos clientes, assim você pode tratá-los de modo personalizado, apresentando os produtos e serviços da sua empresa que são interessantes e soluções para as dores identificadas.

Um detalhe importante é que esses itens devem atender as necessidades e resolver os problemas, mas considerando que cada empresa possui suas particularidades, o atendimento deve ser personalizado para gerar resultados.

É fundamental entender que o CRM é uma estratégia e não se trata apenas de um software. 

Assim, apesar de ser importante ter a ferramenta como aliada, não basta ter um bom software no seu negócio, demandando um atendimento que vise necessidades dos clientes, além de estratégias e cultura voltadas para o público.

Vantagens do CRM nas empresas

Os investimentos em um CRM ajudam as empresas e proporcionam as seguintes vantagens:

  • Dispensa o esforço manual e processos obsoletos;
  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Ajuda a identificar as melhores oportunidades;
  • Aperfeiçoa o planejamento e gestão de tempo;
  • Permite centralizados os dados em um só lugar;
  • Permite manter o foco nos clientes e nas vendas;
  • Agrega praticidade no armazenamento de dados;
  • Facilita o acompanhamento das informações.

O interessante do CRM é que pode ser implementado em diversos negócios, desde empresas de manutenção de elevadores até negócios focados em produtos. Portanto, é uma estratégia que ajuda várias empresas.

Dicas para escolher um CRM para pequenas empresas

A escolha certa de um CRM para o seu negócio pode parecer uma tarefa complicada, mas, com algumas dicas, o processo de escolha pode se tornar mais simples e melhorar os resultados.

Antes de escolher é importante pensar nas necessidades do seu negócio e verificar se a sua equipe sabe utilizar um CRM ou se precisarão de treinamentos – e se todos estão dispostos a aprender sobre o assunto.

Isto posto, como escolher um CRM e aproveitar os seus benefícios?

  1. Dê preferência a um CRM moderno e simples

O design e experiência do usuário são fatores importantes, seja em uma venda de um jogo de panelas ou na elaboração de um orçamento obra residencial.

Se o CRM escolhido, por exemplo, não tem uma interface simples ou não é fácil de usar, dificilmente será adotado pela equipe. 

Sendo assim, escolher um CRM que faz a captura das informações automaticamente e explicar para a equipe como funciona, adotando uma estrutura mais intuitiva ou fornecendo os suportes necessários nos primeiros usos é uma maneira da empresa ganhar tempo e promover a adesão, atendendo melhor às demandas e ao público.

  1. Considere todos os custos

Para os empreendedores iniciantes, os custos de compra e implementação de um CRM podem se mostrar mais altos. Mas é algo que vale a pena, considerando o retorno a médio e longo prazo.

Por isso, é necessário considerar os custos de aquisição, manutenção e suporte, verificando o orçamento disponível.

  1. Verifique se o CRM escolhido oferece o suporte necessário

Ao fazer um investimento em um CRM para pequenas empresas, o empreendedor quer ter tranquilidade por anos.

Para ter suas necessidades atendidas, é importante considerar:

  • Se os colaboradores conseguem acessar dados específicos;
  • Se o sistema emite relatórios avançados;
  • Se há capacidade de definir fluxos automatizados;
  • Se há API aberta para expandir o CRM para outros sistemas.

Listar todas as necessidades do seu negócio é uma maneira de eleger o melhor CRM para uma empresa de sala comercial compartilhada, ou qualquer que seja o segmento de atuação.

  1. Necessidades de integração

Pequenas empresas precisam vender para ter lucros e o empreendimento crescer. 

Se o negócio tem uma API aberta, o sistema ajudará o seu negócio, podendo ser integrado com sistemas de ERP, automação de marketing, entre outros.

O sucesso do cliente é também da empresa, por isso o CRM deve ser usado para ajudar a ter um bom relacionamento com os clientes e leads. Experiências positivas aumentam as chances de ter clientes fidelizados.

Portanto, os investimentos em CRM são muito interessantes para facilitar a rotina de trabalho das pequenas empresas, aumentando a qualidade e eficiência, além de gerar excelentes resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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