A importância da palavra-chave na estratégia de marketing

O marketing digital é o principal recurso utilizado nas organizações como um todo, e que permite um maior alcance em termos de visibilidade. Com o uso adequado das técnicas de palavra-chave, é possível atingir com sucesso mais clientes em potencial.

Indo ao encontro do conceito de marketing tradicional, que consiste no conjunto de ações feitas para atrair a atenção de clientes, no escopo do marketing digital são realizados anúncios de produtos e serviços como aulas de direção para habilitados.

No entanto, como consequência do apelo feito pelo mercado, boa parte das empresas se ajustaram para estarem presentes no ambiente virtual, fator que é positivo, pois permite opções alternativas para o fechamento dos negócios.

Devido ao grande número de usuários e organizações, a disputa pela visibilidade nas redes sociais é extremamente acirrada, sendo fundamental contar com técnicas que permitam a potencialização de anúncios e outras comunicações feitas ao público.

Para uma loja virtual focada na comercialização de móveis para o lar, como cabeceira modular, dispor das palavras-chave facilita o posicionamento das publicações feitas, conectando com maior velocidade a empresa e os clientes em potencial.

As palavras-chave devem ser entendidas como termos de comum utilização e interesse a um determinado nicho de público durante a busca por produtos e soluções para problemas diversos.

Sabendo que os mecanismos de busca são a principal ferramenta para o encontro de soluções, a função das palavras-chave é otimizar o posicionamento de uma publicação feita ao público.

Entenda sobre as keywords

As keywords, como em inglês são chamadas as palavras-chave, devem ser entendidas como termos compostos por uma ou mais palavras aplicadas nos mecanismos de busca, que viabilizam o encontro de informações pelos usuários.

Na prática, os usuários inserem uma combinação de palavras para obterem resultados sobre a solução de algum problema, sanar dúvidas ou então saber informações específicas acerca de um produto.

Nesse sentido, ao necessitar comprar produtos específicos, basta inserir o termo “choperia eletrica” e por intermédio dos algoritmos, o usuário tem resultados qualificados para o que foi pesquisado.

A função das palavras-chave recebe relevância destacada, tendo em vista que questões como a ampla concorrência torna dificultoso o processo de conexão entre clientes em potencial e as empresas anunciantes.

Em adição, com o aumento do uso dos recursos tecnológicos nas estratégias empresariais, é compreensível que as ações de marketing digital tornem a internet de certo modo inflada com o compartilhamento de informações.

Nesse sentido, o livre-comércio se torna uma realidade, proporcionando diversas alternativas de compra de um mesmo produto ou serviço, ainda dando abertura para que o consumidor escolha fornecedores que efetivamente atendam suas expectativas.

Os algoritmos impactam diretamente esse cenário, já que são os recursos adotados pelos diferentes mecanismos, como redes sociais e ferramentas de busca, para ranquear os conteúdos e construírem a linha do tempo apresentada.

Em outras palavras, é através de algoritmos que são determinados os posicionamentos de publicações, redações, anúncios e demais conteúdos compartilhados na internet.

Esse recurso leva em consideração o tráfego, relevância bem como o número de acessos para determinar a posição de um conteúdo de marketing divulgado na internet.

Com isso, pode-se afirmar que quanto mais atrativo e destacado for um conteúdo divulgado, maiores serão as chances de obtenção de bom posicionamento nos resultados.

Entretanto, outros indicadores impactam o modelo de funcionamento dos algoritmos e as técnicas adequadas do uso das palavras-chave são um dos principais.

Por intermédio do uso estratégico dos termos de relevância ao público, um conteúdo consegue ter maior número de acessos, justamente por conter as palavras mais buscadas pelo nicho atendido. 

Sendo assim, se o desejo é contar o aumento das taxas de conversão, é crucial a realização de um estudo prévio que determine as palavras mais pesquisadas pelo cliente ideal no momento de compra de rede de proteção para quadra de futsal.

Por que investir na palavra-chave em sua estratégia?

Com a mudança de foco para o ambiente virtual, é fundamental contar com estratégias assertivas para driblar a concorrência nos negócios que contam com o marketing digital.

Afinal, devido a disputa por visibilidade em diversos segmentos, durante o processo de qualificação de potenciais fornecedores, os clientes em geral buscam por empresas que tenham posição de liderança e autoridade.

É importante frisar que o uso das técnicas não garante plenamente o sucesso comercial, indo ao encontro da fala de especialistas em marketing e negócios, que afirmam que não existem fórmulas mágicas para isso.

Porém, o bom ranqueamento atrelado às técnicas adequadas permitem que as empresas sejam mais atrativas ao consumidor, aumentando, nesse cenário, as oportunidades de fechamento de negócios.

Partindo dessa hipótese, pode-se verificar que as companhias devem investir no emprego correto dos termos, uma vez que essas auxiliam assertivamente o processo de qualificação de clientes em potencial.

Por ser um recurso do marketing digital, é válido frisar que tais técnicas podem ser aplicadas a negócios de segmentos e portes distintos, desde que seja feita a adaptação para o contexto empresarial em questão. 

Sabendo que as técnicas fazem parte de um escopo específico que exige conhecimento prévio, é comum que surjam dúvidas acerca do uso e de como verdadeiramente iniciar a implementação nos conteúdos compartilhados com o público.

Contudo, estando lado a lado com a tendência do mercado de forma geral, que tem defendido a democratização no acesso à informação, os especialistas em marketing e negócios reúnem algumas dicas principais para o uso das técnicas. Entre elas:

  • Definição de objetivos gerais e específicos;
  • Conhecimento em Search Engine Optimization;
  • Identificação do comportamento do público;
  • Entendimento da concorrência.

Essas são algumas das principais recomendações feitas, mas que são essenciais nas estratégias de marketing, seja em anúncios e publicações digitais ou mesmo na utilização de formatos tradicionais, como o outdoor lona.

  1. Tenha objetivos claro

O primeiro passo para tornar as técnicas assertivas é ter a clara definição dos objetivos gerais e específicos. A partir disso, todo o planejamento estratégico será colocado em pauta.

Sabendo que, de modo geral, as estratégias envolvem muita pesquisa e planejamento, é correto afirmar que a definição das palavras-chave adequadas para alavancar as vendas de empilhadeira elétrica podem levar um certo tempo.

Atribuindo a afirmação acima com o ditado popular no ramo comercial, pode-se compreender que, nesse sentido, o tempo possui impacto semelhante ao dinheiro e aos resultados comerciais.

Assim, não é desejável que as empresas percam tempo com planejamento e pesquisa sem a clareza de objetivos.

Podendo concluir que a definição prévia dos objetivos gerais e específicos de conteúdos divulgados na internet é fundamental nas técnicas que trabalham com o emprego de palavras-chave.

  1. Trabalhe com planejamento e pesquisa

Planejamento e pesquisa são dois aspectos cruciais para o desenvolvimento assertivo de estratégias, aliás, é com a combinação de ambos os fatores que as equipes comerciais conseguem obter a maximização dos resultados.

Para trabalhar na otimização das ferramentas de busca através das palavras-chave em prol da melhoria de posicionamento e visibilidade de conteúdos na internet, é essencial um trabalho de investigação das relações de oferta e demanda.

Em outras palavras, durante a elaboração de um anúncio de produtos e serviços, como atendimento de fisioterapia domiciliar, é crucial a realização de uma pesquisa que exponha os termos mais procurados pelo público desse nicho.

Cabe destacar que essa ação demanda um certo tempo, no entanto, as palavras-chave só irão cumprir com sua efetiva funcionalidade se tal etapa for realizada. Em adição, contar com o apoio de mão de obra qualificada é indispensável.

  1. Foco no usuário

Entre os principais erros cometidos pelas equipes no momento de análise e definição dos termos aplicados nos conteúdos, é focar exclusivamente no produto ou solução que está sendo anunciado.

Isso não significa que o contexto empresarial que envolve o segmento de atuação seja desconsiderado, mas sim, que este pode ser deixado em segundo plano, justamente para que a técnica seja assertiva.

Além disso, os algoritmos analisam um conjunto de palavras considerando, inclusive, resultados similares. Portanto, não é necessário trabalhar com as técnicas de palavras-chave sendo exact match.

Por isso, ao criar um conteúdo voltado para a promoção de letreiro personalizado, é preciso investigar os termos mais buscados, mas sem a necessidade de utilizar o exato conjunto de palavras correspondentes ao segmento.

Considerações finais

O uso do marketing digital tornou-se uma tendência popular nos últimos anos, apesar do seu surgimento ter início nos anos 90, essa é uma consequência do aumento da relevância da internet nos negócios.

Contudo, para driblar a concorrência e aprimorar a experiência do usuário, é indispensável a aplicação das técnicas do uso adequado de palavras-chave, em conteúdos divulgados com a finalidade de atrair a atenção do consumidor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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